quinta-feira, 7 de abril de 2011

COMO SOFRE O RIO DA PRATA !

Depois de estar incluído no pacote de obras do Projeto Iguaçu, ser retirado, entrar (?) no PAC Valões e continuar abandonado, o Rio da Prata continua agonizando ... E a CCR, que faz obras na Rodovia Presidente Dutra, vem ajudando a piorar a situação. Quem lê o conteúdo que está disponível na página do INEA em http://www.inea.rj.gov.br/mais/pj_iguacu2.asp se sente lesado, enganado ... E quem vê as imagens que vamos postar aqui, tem esses sentimentos triplicados. Se não bastasse o pouco caso para resolver essa questão,  ainda vem outra empresa e bagunça mais o que já está estrupiado ! Trechos do que diz a página do INEA:

"Projeto Iguaçu
A Serla também vai recuperar áreas de nascentes e das faixas marginais degradadas dos rios, com a implantação de parques de orla, avenidas-canal, ciclovias, áreas de lazer e replantio da vegetação ciliar, ao longo de 30 km de margens. Áreas de nascentes também serão reflorestadas e cursos d’água serão renaturalizados."

E segue:

RIO DA PRATA E AFLUENTE: O Rio da Prata é afluente do Rio Sarapuí pela margem esquerda e estão previstas as seguintes intervenções: ( ... - Da Via Light até Rua Princesa Cristina: Neste trecho a intervenção proposta consiste no desassoreamento, implantação de seção trapezoidal em solo, e recomposição da vegetação ciliar e arborização em ambas as margens. ... - Da Avenida Antônio Borges até a Rua João Rodrigues: Neste trecho a intervenção proposta consiste no desassoreamento com a implantação de seção trapezoidal em solo, recomposição da vegetação ciliar e plantio de árvores em ambas as margens, e construção de Avenida Canal na margem direita.)

Na leitura, tudo ótimo, mas o dia a dia da turma boa que vive próximo ao rio é de desilusão e sem muita certeza que as coisas podem melhorar, como as imagens abaixo podem mostrar (Colaborou/Imagens Eliane Martins).


FOTO 01: Reparem na manilha que sái do terreno particular desaguando no Rio da Prata.

FOTO 02: Funcionários da Pefeitura de Mesquita de Mesquita controem muro as margens do Rio sendo logo interpelados pelo Conselheiro de Meio Ambiente e Presidente da Associação de Moradores Martins (FOTO 03).

FOTO 04: Residências beirando o Rio da Prata ... Engrossando o coro da pergunta feita por Eliane Martins: CADÊ O REASSENTAMENTO DAS FAMÍLIAS ?

 

FOTOS 05 e 06: Resquícios da Obra da CCR na Dutra ... Estrangulando o já combalido Rio da Prata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário