quarta-feira, 20 de abril de 2011

Blog do Almeida, do Rogério, do Jayme ...



No dia da audiência Pública tive o prazer de bater um papo com a Claudinha e de conhecer o Almeida ... Fiz questar de expressar a minha opinião sobre o trabalho deles dois: São influência nesta nova febre que são os blogs e simultaneamente mudaram a forma de ver política em Nova Iguaçu. A luta do Rogério é digna de aplausos diários ... Para homenagear estes dois, reproduzo a matéria aqui e peço a todos: FOMENTEM A DISCUSSÃO, CRIEM INSTRUMENTOS TANTO DE FISCALIZAÇÃO QUANTO DE COBRANÇAS... Eles tremem, quando tem gente boa de olho !

Enviado por Cíntia Cruz -16/4/2011 -10:07

POLÍTICA SE FAZ NA REDE

Rogério, com o pai e incentivador Jamil
 
Mais do que cobrar ações das autoridades municipais e estaduais, alguns moradores da Baixada Fluminense preferem colocar a mão na massa a favor da própria comunidade. Eles são os blogueiros da região que têm a internet como principal aliada.

Em Belford Roxo, as obras do Projeto Iguaçu — que têm o objetivo de prevenir enchentes, além de fazer o saneamento e a recuperação ambiental das bacias dos rios Botas, Sarapuí e Iguaçu — tem um fiscal assíduo. 

Almeida dos Santos do "Blog do Almeida"
 
Morador do bairro do Lote XV, Rogério Gomes, de 40 anos, criou um blog para divulgar o projeto para os moradores da região.

— O blog surgiu para ser um canal de comunicação e dar informações sobre as obras.

Rogério faz parte do grupo de moradores que integra o controle social do projeto. Lutar por seus direitos foi algo que aprendeu com o pai, o metalúrgico aposentado, Jamil Gomes, de 69 anos, que mora há 50 no bairro.

— Tínhamos um movimento que trouxe água para o bairro, além de trazer a 1 linha de ônibus que fazia o trajeto Central — recorda Jamil.

Em Nova Iguaçu, outro blogueiro usa o serviço para mostrar à população a situação política da cidade. Tudo começou quando o jornalista Almeida dos Santos, de 41 anos, foi demitido do jornal onde trabalhava, segundo ele, a pedido de um político da cidade.

— Decidi, então, criar o blog, em 2006, para dar a notícia que eu não podia dar nos outros jornais.

Mas a ideia original foi superada pela quantidade de visitantes: cerca de 500 acessos por dia, inclusive fora do país.

Com os colunistas Cláudia Maria e Carlos Gilberto Triel, o blog Notícias do Almeida garante contar todos os bastidores políticos de Nova Iguaçu. A ferramenta é um instrumento importante, até mesmo para a prefeitura.

— Às vezes, a prefeita (Sheila Gama) se orienta pelo blog, mas não é nossa pretensão governar — ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário