sábado, 20 de julho de 2013

AUDIÊNCIA SOBRE A APA IGUAÇU

A COAFISOP recebeu convite do INEA e se fez presente no fórum regional para apresentação da APA do Alto Iguaçu, que vai englobar diversas APAS já existentes e que estavam sob a supervisão do Governo Municipal. Agora, é tudo com o Estado, que vai fiscalizar este imenso território. Esta intervenção trará, segundo o INEA os seguintes benefícios: Acesso ao ICMS verde, Acesso a recursos de compensação ambiental, Área prioritária para projetos e programas do governo e Gestão participativa.

É tudo muito bonito, muito legal ... No papel. Como podem apontar como objetivo desta criação que querem promover o controle de inundações ou estimular a conscientização ambiental das populações locais se nem a parte de reassentamento de famílias do Projeto Iguaçu conseguiram cumprir ? Sobre este assunto aliás perguntei a mesa, na pessoa do Irinaldo, velho conhecido das obras de deságue do Manhoso, QUANDO OS MORADORES DA COMUNIDADE RIBEIRINHA DA JACUTINGA SERIAM REASSENTADOS e QUANTAS FAMÍLIAS FORAM REASSENTADAS NESSES SEIS ANOS DE PROJETO IGUAÇU. 

Sem resposta concreta, o questionamento foi respondido com, em resumo, um posicionamento de que intervenções estão próximas ... Sempre que perguntamos, elas estão, mas pergunte a população da Jacutinga ou do Rio Botas se estes aguentam esperar mais. Essa APA parece ser, na verdade, o FURTO PELO ESTADO de uma área de grande interesse econômico para alguns, onde Governo fiscaliza a sí próprio (já sabem no que vai dar né ?) e com esta prática dá um sonoro dane-se ao Meio Ambiente.


Acompanhado da esposa, Sra. Ilda, o guerreiro Vandir assiste a explanação juntamente com Dona Rejane. É a COAFISOP !

 
Marcelo, chefe da APA do Alto Iguaçu, discursa sobre o empreendimento.

 
Mesa composta e a voz do povo limitada ao que o INEA queria ... Falas suprimidas por conta de perguntas polêmicas para o momento.

Marcelo Soares/INEA; Helder - TV Tinguá e Adriano - Coordenador Executiva Projeto Iguaçu: Sociedade Civil na luta !

6 comentários:

  1. Legal...por que ninguém me falou nada? Será que me excluíram da COAFISOP? E foi na semana que Jayme ficou me ligando e convidando para almoçar...é, isso é que é organização...duvido que vá ter coragem de publicar
















    ResponderExcluir
  2. Você precisa resolver se pode estar presente ou não ... Me disse que trabalha até às 17 e que depois disso todo dia é aluna na Rural. Aos finais de semana temos a sua questão religiosa. Nunca deixei de publicar nada aqui, nem quando sou ofendido, agora, você deixou bem claro que seus horários estavam ocupados e que comissão para você só aos domingos ... Ah, sé para constar, eu não liguei não, mas seu Vandir ligou, daí a você não ter atendido, são outros quinhentos.

    ResponderExcluir
  3. seu Vandir não ligou não...e prá facilitar aí vai o telefone de casa 38440777.

    ResponderExcluir
  4. Questão de ética, me convidar ou comunicar, mesmo que eu não pudesse ir. E quem sabe eu considerasse importante o suficiente prá estar presente...

    ResponderExcluir
  5. Vandir não me ligou... e vc, com tantos contatos comigo na semana, poderia ter falado...mas nao interessava...

    ResponderExcluir
  6. Veja só, quando você falou comigo disse categoricamente que seus horários estão ocupados. Sugiro uma reunião de Comissão e você não pode, logo, um fórum do INEA, me desculpe não é mais importante que a reunião do nosso coletivo e aí, quem não pode ir a uma reunião de Comissão, não está disponível para comparecer a uma reunião do INEA. Mas é o que coloquei no outro post: Não vai mais acontecer, vou te ligar para tudo, tudo, tudo fique tranquila.

    ResponderExcluir