Nesta quarta (depois de amanhã), às 10 h da manhã, ATO PÚBLICO CONTRA A INJUSTIÇA QUE O GOVERNO DO ESTADO QUER APLICAR A MÃES E ALUNOS DO IERP - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO RANGEL PESTANA. O objetivo é chamar a atenção das autoridades estaduais para o problema e reabrir um canal de conversação.
O QUE ESTA OCORRENDO NÃO DEVERIA SER SURPRESA, PARA QUEM ESTA NA EDUCAÇÃO E NA POLÍTICA. NENHUM DESSES SETORES FOI PEGO DE SURPRESA. O PROBLEMA É QUE, MAIS UMA VEZ, SE EMPURROU COM A BARRIGA UM PROBLEMA QUE JÁ ESTAVA PREVISTO A 15 ANOS NA LDB ( LEI DE DIRETRIZES DE BASES ). A LDB 9394/96 REGULAMENTA O SISTEMA EDUCACIONAL ( PÚBLICO E PRIVADO ) DO BRASIL ( DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR ). ESTABELECE QUE GRADATIVAMENTE, OS MUNICÍPIOS SERÃO RESPONSÁVEIS POR TODO O ENSINO FUNDAMENTAL, E OS ESTADOS O ENSINO MÉDIO. PORTANTO, NÃO É SURPRESA NENHUMA O ESTADO CUMPRIR A LEI. O QUE ESTA FALTANDO É OS MUNICÍPIOS INVESTIREM EM EDUCAÇÃO. ADAPTAR SUAS ESCOLAS A NOVA REALIDADE.
ResponderExcluirVander,
ResponderExcluirRealmente não é surpresa, está na LDB e tudo mais, só que o erro, ao meu ver do Governo do estado, foi informar somente em novembro último que essas turmas seriam extintas.
EDITOR, O SR. TÊM CERTEZA QUE DE AS PESSOAS QUE DECIDEM FORAM INFORMADAS, REALMENTE, EM NOVEMBRO ? E OUTRA PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR, EM 15 ANOS QUANTAS ESCOLAS FORAM CONSTRUÍDAS NESTE PERÍODO ? AO QUE EU SAIBA SOMENTE UMA, O FRANÇA CARVALHO, E MESMO ASSIM DEVIDO A SUA DETERMINAÇÃO E DE SUA COLEGA ELIANE, JUNTAMENTE COM AS MÃES DOS ALUNOS. O SR. DEVE LEMBRAR, MUITO BEM, AS CONDIÇÕES EM QUE SE ENCONTRAVAM OS ESTUDANTES DESTA ESCOLA DURANTE O PERÍODO EM QUE O FRANÇA CARVALHO OCUPAVA AQUELE PRÉDIO, ALUGADO NA BEIRADA DA DUTRA. PARA QUEM NÃO CONHECE O QUE FOI ESSA LUTA, SUGIRO VASCULHAR O ARQUIVO DO BLOG.
ResponderExcluirMeu filho Oswaldo foi aluno do IERP, nos anos 90 e desde lá, os pais foram prevenidos de que esta mudança ocorreria...então, o Vander está certo, ninguém foi pego de surpresa.A questão é que talvez os pais não confiem na qualidade da educação no município para substituir a atuação do estado.Porém,houve tempo para adequação, mais que suficiente.Será que esta não é uma bandeira que alguns estao usando,oportunamente, às véspera de novo pleito?!?!?!
ResponderExcluirPessoal, talvez eu não tenha me feito entender ...
ResponderExcluirConcordo que os pais, o poder público e os profissionais de educação já sabiam que esta situação iria ocorrer.
O problema foi informar aos pais e alunos que tal situação iria acontecer para o ano letivo de 2012 somente em novembro de 2011. Penso que a LDB deva ser cumprida, não me oponho a isso ... A bronca é da forma como a coisa foi conduzida. O Secretário Risolia poderia revrr a situação e aplicar a mudança no findar deste ano o que faria justiça e não daria margem a reclamações.