segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O GLOBO: Prova mostra que mais de 40% dos alunos alfabetizados não sabem ler e escrever.

Não conseguí escanear a página do Jornal o Globo de hoje que fala sobre a falsa queda do analfabetismo. Nela, a Professora Eliane Martins, moradora do bairro da Prata, como membro do Comitê Municipal de Educação, dá sua opinião sobre o quanto absurda é essa situação. A matéria em tela é preocupante e não é novidade para quem vive o dia a dia de sala de aula. Como bem disse a professora, "mudança de verdade, só através da educação" ...

Curioso que ontem, na prova do ENADE, tinha uma questão que abordava esse assunto onde lembro que coloquei que "enquanto basearem dados estatísticos sobre a queda do analfabetismo utilizando Brasileiros que mal sabem escrever o nome e somar e não conseguem interpretar um texto, não conseguem elaborar idéia crítica, vamos sempre secar gelo, vamos sempre fazer para inglês ver ..."

O GLOBO: Prova mostra que mais de 40% dos alunos alfabetizados não sabem ler e escrever.

3 comentários:

  1. Amigo, como está no jornal sou membro do Conselho Escolar e, agora, numa eleição que ocorreu na última reunião dos Conselhos Escolares e a SEMED, fui eleita(14 votos-2a.colocada)para o Conselho do Fundeb.A primeira colocada foi a querida Bessy.Lá estava presente nosso amigo Alcy Mahony, que não me deixa mentir...Obrigada pela postagem, muita gentileza sua.

    ResponderExcluir
  2. Eu imagino que deva mesmo ser muito mais difícil scanear uma página inteira.Além do que, discutir coisas como educação não dá muito ibope, o povo gosta é de festa...de circo....

    ResponderExcluir
  3. EU ESTUDEI NO MONTEIRO LOBATO. NA MINHA ÉPOCA SE DAVA VALOR A QUEM ESTUDAVA E OBTINHA BOAS NOTAS, PARA PASSAR DE ANO. OS ALUNOS RESPEITAVAM OS PROFESSORES. QUEM COORDENAVA AS ATIVIDADES ESCOLARES SABIA COORDENAR, NÃO HAVIA OS "CONSELHOS TUTELARES". OS PAIS, PRINCIPALMENTE AS MÃES, ACOMPANHAVAM O DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DOS FILHOS COM INTERESSE. NOS FAZIAM ACREDITAR "QUE ESTE É UM PAÍS QUE VAI PRA FRENTE" E ESTUDAR ERA IMPORTANTE. COM O ESTUDO, O PAÍS CRESCERIA E MUITAS VIDAS SE TRANSFORMARIAM. E, ESTUDAR NAQUELA ÉPOCA NÃO ERA FÁCIL. NÃO HAVIA ESSA DE ESTUDANTE ENTRAR DE GRAÇA NOS ÔNIBUS. NÃO HAVIA MERENDA ESCOLAR. MERENDA SE TRAZIA DE CASA. UM PÃO COM MANTEIGA TINHA SEU VALOR. QUEM TRAZIA PÃO COM GOIABADA ERA RICO. QUEM PODIA TOMAVA GRAPETE OU MINEIRINHO. QUEM NÃO PODIA TINHA UM BEBEDOURO ALI, PERTO DO BANHEIRO. SABÍAMOS A LETRA DO HINO NACIONAL. BRIGAR E FUMAR SÓ LONGE DA ESCOLA. TÍNHAMOS UM CADERNO DE CALIGRAFIA E DE TABUADA. NOSSOS UNIFORMES ERAM COMPRADOS POR NOSSOS PAIS. HOJE SE TEM MUITAS FACILIDADES, MAS O PRINCIPAL FOI ESQUECIDO. AO SABOR DAS POLÍTICAS EQUIVOCADAS FOI SE DEIXANDO DE LADO A PRINCIPAL FUNÇÃO DA ESCOLA, PREPARAR OS ALUNOS PARA A COMPETIÇÃO DA VIDA. LÁ FORA, MAIS ADIANTE VAI VALER QUEM SABE. E SABER LER E ESCREVER É O BÁSICO. O QUE ESTÁ HAVENDO HOJE, VAI SE REFLETIR MAIS A FRENTE COM OS NOSSOS FILHOS. ALÉM DE NÃO SABEREM LER NEM ESCREVER TAMBÉM NÃO SABERÃO VOTAR. EM BRASÍLIA, O SENADOR CRISTOVAM BUARQUE APRESENTOU PROJETO DE LEI ( PL 480/2007 ) EM QUE FILHOS DE POLÍTICOS DEVERÃO ESTUDAR EM ESCOLAS PÚBLICAS. A PRINCIPAL FUNÇÃO SERIA A DE SE INVESTIR MAIS EM EDUCAÇÃO. MAS, SEUS COLEGAS PARLAMENTARES JÁ DERAM ENTREVISTAS DIZENDO SER MUITO DIFÍCIL QUE TAL LEI SEJA APROVADA. HOJE SÓ SE PENSA EM COPA DO MUNDO E OLIMPÍADAS. SERÃO QUASE DEZ ANOS DE INVESTIMENTOS EM OBRAS. EM DEZ ANOS SE FORMA UMA GERAÇÃO DE ESTUDANTES. TALVEZ, UMA GERAÇÃO PERDIDA.

    ResponderExcluir