segunda-feira, 21 de novembro de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA no CENFOR - Projeto Iguaçu

Com certo atraso, comento sobre a Audiência Pública a respeito do Projeto Iguaçu, diga-se de passagem, cem por cento idealizada, organizada e realizada pela Sociedade Civíl. Nem INEA, nem os Deputados Federais da Cidade, nem os Estaduais, nem a Secretaria de Meio Ambiente de Nova Iguaçu ... NENHUM DESSES enviou representante. A Sra. Elane Frossard saiu "corrida" da audiência ao ver que seria a única a responder os muitos questionamentos, tal atitude não é novidade para uma Secretária que, na Audiência pública sobre o mesmo assunto na Câmara de Vereadores, disse nunca ser consultada pelo INEA sobre as intervenções em nossa cidade ... Com esse tipo de comportamento, de fuga, de omissão, não é de se estranhar que Nova Iguaçu esteja com dificuldades para fazer valer grandes intervenções na Cidade. 

A Secretária Elane mostrou-se covarde ao fugir do debate

O amigo Tinné foi representando os Vereadores Fernando Cid e Ferreirinha, que estavam em Brasília. A Sociedade Civíl se fez presente com o Alcy, lá do Danon, o Adriano Naval do Jd. Pernambuco, Eliane Martins e eu, representando a Prata, os Ambientalistas Giwoneick e Sérgio Ricardo ... Membros do Palmares e outras localidades como alguns representantes da Rua Isaura e adjacências, da Prata também foram (Esses optaram por sair antes com membros da ALERJ ...)

Para fazer justiça, estava presente também o senhor Sérgio, assessor do Deputado Estadual Luís Martins e a senhora Edianne Abreu, assessora do Romário ...


FOTO 01: Os ambientalistas Giwoneick e SérgioRicardo conduzem os trabalhos
FOTO 02: Os senhores Júlio, Fábio e Jonas, moradores da Prata, lado de Belford Roxo conversam com Eliane Martins.

O ambientalista Sérgio Ricardo fez duras críticas a concepção dos projetos que são colocados em prática (?) e fez duas colocações que muito me chamaram atenção: Que de dezembro a março próximos, a previsão é de que ocorram as PIORES CHUVAS DOS ÚLTIMOS SETENTA ANOS e que nos ÚLTIMOS VINTE ANOS, QUINZE BILHÕES DE REAIS foram destinados para projetos que acabariam com as enchentes ... Quem viu o vídeo exibido pelo Giwoneick onde uma máquina, dentro do Rio Botas fazia um movimento de "nada" e o Rafael da Fase jogado aos leões para defender a sua instituição, percebe bem como esse dinheiro tem sido gasto em obras e conscientização popular.

3 comentários:

  1. AUDIÊNCIA PÚBLICA – PROJETO IGUAÇU, realizado no dia 17 de novembro, em Nova Iguaçu/RJ, foi um dos mais significativos, pelo motivo de que foi 100% realizado por nós cidadãos do terceiro setor, superando todas as expectativas e objetivos esperados. Foi, sem dúvida alguma, um marco norteador para as futuras ações nesta importante luta ambiental. A Comissão irá se reunir novamente em data ainda a ser definida afim de não só avaliar resultados, mas definir em conjunto os próximos passos a serem dados. A muito a lutar!!!

    Se por um lado esse evento teve o poder de mobilizar e coroar todo um trabalho já desenvolvido desde o inicio do ano pela recém criada Comissão de Acompanhamento do Projeto Iguaçu de Nova Iguaçu, por outro indicou novas perspectivas e rumos com uma precisa contribuição para que este Projeto Iguaçu venha de fato até nós moradores residentes do entorno do Rio Botas com qualidade, recursos e prazos confiáveis com ampla transparência. É isso que todas as comunidades almejam.

    Queremos mais uma vez, nesta oportunidade, manifestar os nossos sinceros agradecimentos a todos aqueles que contribuíram para o sucesso desse brilhante evento com suas honrosas presenças.

    Permanecemos à disposição de todos.
    Obrigado !

    Comissão de Organização

    ResponderExcluir
  2. Foi uma audiência muito trabalhada e organizada, mas eu não me conformo por ver tanto esforço desperdiçado.
    A imprensa toda foi notificada e ninguém apareceu.É que eles ligam para as instituições e se informam com os assessores de comunicação, se haverá comparecimento.Diante da negativa, não aparecem...
    Mas, o pior, foi que o líder desta organização, nosso amigo Gilvoneick, que vive na SEa e no INEA, deveria saber que as "otoridades" estariam na inauguração do conjunto da Roldão Gonçalves...e é lógico que de lá, eles não viriam prá cá tomar porrada...foi muuuuita ingenuidade dele...lástimável!!!!

    ResponderExcluir
  3. COMO NÃO MANDARAM REPRESENTANTES ? ELES ESTAVAM LÁ. E POR ESTRANHO QUE POSSA PARECER TEM NOME E SOBRENOME. LÁ ESTAVAM O SR. DESCASO MUNICIPAL, O SR. DESCASO ESTADUAL E SR. DESCASO FEDERAL. ESSE SENHORES ESTÃO SEMPRE PRESENTES EM GRANDES EVENTOS, TAIS COMO : DESLISAMENTOS, INUNDAÇÕES, SAÚDE, EDUCAÇÃO, FALTA DE MANUTENÇÃO E POR AI VAI.

    ResponderExcluir