sexta-feira, 18 de novembro de 2011

AUMENTO DE EFETIVO DO 20º BPM - CAMPANHA NA RUA

Campanha pede aumento do efetivo do batalhão em Nova Iguaçu


Os vereadores de Nova Iguaçu, Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT) e Fernando Cid (PCdoB) iniciaram a campanha “Mais Segurança, mais policiamento para Nova Iguaçu”. O objetivo é sensibilizar o governo do Estado a fim de dobrar o efetivo de policiais do 20º BPM (Mesquita), que atende Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis e, posteriormente, construir um batalhão em Nova Iguaçu. Segundo os vereadores, a insegurança tem aumentado no município, com a elevação das ocorrências de roubos, assaltos, furtos e assassinatos. “O baixo efetivo de policiais do 20º BPM é um dos principais problemas da política de segurança em nossa cidade”, alerta Ferreirinha.
Localizado em Mesquita, o 20º BPM conta com apenas 580 policiais para atender, com policiamento ostensivo, os municípios de Nilópolis, Mesquita e Nova Iguaçu. “Temos, assim, apenas um policial para cada dois mil habitantes, quando a recomendação da ONU é de um para cada 250 habitantes”, afirmou o vereador.
Outra questão que tem afetado negativamente o município são as ocupações de favelas do Rio de Janeiro pelas UPPs. Segundo Fernando Cid a maioria dos bandidos expulsos de regiões pacificadas do Rio tem migrado para a Baixada. “Volto a falar que a UPP pode ser muito boa para quem mora na capital, mas é cruel com quem mora na periferia”, enfatizou o vereador.
Fernando Cid e Ferreirinha lembram ainda que o próprio secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, reconheceu, em entrevista recente, que os bandidos têm migrado para Nova Iguaçu e Caxias. Os vereadores também apontam o roubo e furto de veículos como um problema a ser enfrentado. Segundo estudo realizado, os índices de roubos ou furtos de carro em Nova Iguaçu são superiores aos bairros da Zona Sul do Rio. Enquanto em Nova Iguaçu são cinco ocorrências por dia, em Copacabana são cinco por mês. Dessa forma, o seguro de carro em Nova Iguaçu é até 183% mais caro que em Copacabana, por exemplo.

Vários assuntos em pauta

A campanha surgiu como proposta de um debate realizado pelo vereador Ferreirinha, na Câmara Municipal em setembro passado. Além da campanha, foram apresentadas também as seguintes sugestões: Apresentar uma proposta de criação de uma guarda municipal; buscar uma audiência com o secretário Estadual de Segurança Pública, José Beltrame; elaborar, em conjunto com a sociedade e com o Conselho Municipal de Segurança Pública um Plano Municipal de Segurança Pública. Segundo os vereadores, para que isto se concretize são necessárias 100 mil assinaturas.
Durante as próximas semanas, a campanha estará nos bairros de Cabuçu, Comendador Soares, Austin, Vila de Cava, Santa Rita, Miguel Couto, Posse e Cerâmica. Além disso, todas as sextas-feiras, o Gabinete de Rua estará recolhendo assinaturas na Avenida Amaral Peixoto (Calçadão de Nova Iguaçu), na esquina com a Travessa Rosinda Martins. Os vereadores pedem a colaboração de todos na campanha para passar também o abaixo-assinado em locais como trabalho, nos bairros, nas escolas, nas igrejas, associações, entre outros. A folha do abaixo assinado está disponível no Gabinete de Rua ou na Câmara Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário