quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

COLUNA "EU - REPORTER" DE HOJE

A melhor notícia do dia, sem dúvidas ! Mesmo com o texto sendo modificado ...

Disponível também pelo link 
http://oglobo.globo.com/participe/mat/2011/01/04/atrasos-em-obra-de-saneamento-do-pac-preocupa-moradores-de-nova-iguacu-923419630.asp

Atrasos em obra de saneamento do PAC preocupa moradores de Nova Iguaçu

Publicada em 04/01/2011 às 17h46m
O Globo, com a colaboração do leitor Jayme Soares
 

RIO - A construção de uma tubulação para canalizar esgoto e água da chuva do bairro da Prata, em Nova Iguaçu, para o Rio Botas, em Belford Roxo, que começou em 2008 e ainda não terminou preocupa o leitor Jayme Soares. A obra é financiada com recursos federais e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Com a chegada do verão e as típicas chuvas desta estação, o internauta teme que as casas dos moradores sejam invadidas por água suja:
"As chuvas estão vindo com força e os moradores do Campo do Manhoso correm sério risco de ter mais de um metro e meio de esgoto retornando para suas casas enquanto essa obra não ficar pronta! É problema de saúde, é problema ambiental", escreveu ele ao Eu-Repórter , a seção de jornalismo participativo do GLOBO.A obra prevê a travessia subterrânea do esgoto e da água da chuva sob a linha férrea, que divide os dois municípios, desembocando no Rio Botas. A construção ficou parada por aproximadamente um ano devido a um impasse entre as prefeituras de Nova Iguaçu e Belford Roxo. Esta última exigia a instalação de uma galeria para evitar alagamentos em seus bairros, e Nova Iguaçu afirmava não ter recursos para finalizar a construção. 


Após a população levar o caso ao Ministério Público, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) ficou responsável pela execução e informou que, em Belford Roxo, a implantação da galeria já começou e, em Nova Iguaçu, a travessia sob a linha férrea deve ter início em 15 dias. O prazo de conclusão das duas obras é de dois meses, de acordo com Irinaldo Cabral, engenheiro do Inea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário