sábado, 31 de agosto de 2013

VAI FALTAR LUZ ...

Em informe no Jornal Extra de hoje, A LIGHT informa que vai interromper o fornecimento de energia na Prata nos seguintes dias, locais e horários.

DIA 03 DE SETEMBRO

Rua Waldette Chamon do Carmo Lima (Parte)
Das 10:30 às 13:30h

Ruas Maria Leopoldina e Waldette Chamon do Carmo Lima (Parte)
Das 14:00 às 17:00h

DIA 04 DE SETEMBRO

Rua Maria Leopoldina (Partes)
Das 08:00 às 13:30h

DIA 05 DE SETEMBRO

Avenida Prata e Rua José Cardoso (Partes)
Das 08:30 às 17:00h

Rua Dona Clara de Araújo (Parte)
Das 10:00 às 13:30h

Rua Jaguaré
Das 14:00 às 17:00h

Fonte: Jornal EXTRA de hoje, página 12


SUGESTÃO ...

Aquele muro da Igreja Católica de Santo Antônio da Prata voltado para a Avenida Prata e que não tem pintura alguma e é usado em parte como depósito de lixo, entulho e despachos, poderia ter um melhor tratamento. Sugiro que seja autorizada pela Igreja uma oficina de Grafite como os que foram feitos recentemente na E.M Meninos de Deus. Os próprios comerciantes poderiam ajudar financeiramente ou com o material. Ficaria bonito, daria vida ao local com um "Bem vindo a Prata" ou coisa do tipo e talvez desperte no morador que insiste em sujar, o sentido de cidadania que a muito ele não  sente.

A BOLA ESTÁ COM A CÁRITAS ...

Ontem fui a SEMED para entre outros assuntos, buscar posicionamento sobre a quantas anda a regularização de pagamento para a Creche Santo Antônio da Prata. A informação é de que erro da Cáritas, que é quem elabora a prestação de contas fez o processo "bater e voltar" mas que já estão ajustando ... Esse processo se refere ao TAC (Termo de Ajuste de Contas) feito entre Prefeitura e MP para pagamento de Janeiro a Junho deste ano ... 

FÓRUM GRITA BAIXADA - QUEREMOS SEGURANÇA PÚBLICA !

Ontem acompanhei a reunião promovida pelo Fórum "Grita Baixada" com o tema "Pela universalidade da Segurança Pública", no CENFOR (Centro de Formação Diocesano). Estavam presentes, além das muitas lideranças comunitárias, TODOS os delegados da Baixada Fluminense, o Comandante da 3ª CPA e os Deputados Estaduais André Ceciliano e Róbson Leite.

Triste foi constatar que NENHUM ... UNZINHO SEQUER Vereador ou Prefeito da Baixada se fez presente (e foram convidados) num claro descaso com o assunto. As propostas iniciais que eram 17, foram inicialmente transformadas em 06 pois várias delas foram consideradas de competência Municipal. Mas há erros, como excluir da proposta a construção e atuação de uma delegacia na área da Estrada de Madureira, o que daria aos moradores do KM 34, KM 32 e região, condições de registrar ocorrências e fazer denúncias com maior eficácia. Esta correção ficou de ser feita.

Foto: Nem na mesa nem no auditório ... É INCRÍVEL O AFASTAMENTO PROPOSITAL DE PREFEITOS E VEREADORES para a discussão de assunto tão importante: SEGURANÇA PÚBLICA ! - CENFOR - Fórum Grita Baixada.
Mesa da reunião. Na Baixada, até o CRISTO está de mãos ao alto. 
NENHUM PREFEITO OU VEREADOR DA REGIÃO PRESENTE !

Nas muitas falas, ouvimos do representante da Polícia Civil que a criação da Delegacia de apoio a Criança Vítima (DACV) não está em pauta, PORÉM que a DH será em Belford Roxo e contará com 1200 homens o que segundo ele, dará um plus também nas delegacias locais. Muito bacana a colocação e análise do Deputado Róbson Leite mostrando o quanto nocivo tem sido o projeto das UPP's para a população da Baixada e traçando comparativo entre Zona Sul e Baixada explicitando que na Zona Sul do Rio há 1 policial para cada 84 habitantes e na Baixada Fluminense o índice médio é de 1 policial para cada 2400 habitantes. 

Outro Róbson, membro do Fórum e Professor da Rural, Historiador e Sociólogo criticou a atuação das polícias e lamentou que nossos representantes políticos sejam em alguns casos os MATADORES de outrora, que fizeram fama e poder através do poder da bala e que isso talvez explique o pouco caso com esta questão hoje em dia.

Foto: Deputado Estadual Róbson Leite questiona o projeto das UPP's e o tratamento desigual dado na comparação Zona Sul e Capital X  Baixada Fluminense. CENFOR - Fórum Grita Baixada.
Deputado Róbson Leite e o tratamento dispensado a Baixada em comparação a Zona Sul ...

Ficou agendada uma reunião entre os representantes do fórum Grita Baixada com a Secretaria de Assistência Social e com o Governador, como se estes não soubessem o que queremos e precisamos ... Insistimos no funcionamento de uma DH aqui na Baixada nos moldes da delegacia da Capital, no aumento de efetivo do 20º BPM, na criação de companhias independentes para atuar em Vila de Cava, Comendador Soares e KM-32, na criação da Guarda Municipal e na construção do Batalhão e da delegacia na região da Estrada de Madureira.

A incansável Delegada Juliana, titular da 52º DP garantiu presença na reunião de Setembro do CCS, que acontecerá no bairro da Prata.

Dom Luciano: EXÉRCITO NAS RUAS como uma das soluções para a crescente violência na região.

Já no finzinho, a fala de Dom Luciano causou surpresa mas provocou uma reflexão interessante. Indignado porém educado, o Bispo sugeriu que muitas ações dependem apenas de boa vontade e que, na ausência de efetivo da PMERJ, poderia ser disponibilizado o EXÉRCITO BRASILEIRO para patrulhamento ostensivo ... Que se não for esta a ideia perfeita, que se pense em ações mais práticas e menos burocráticas. O Bispo GRITOU com seu manso falar, por todos nós que estamos cansados de falácias.


CME EM VASSOURAS

O Conselho Municipal de Educação, do qual faço parte, se fez presente no XII ENCONTRO ESTADUAL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO ORGANIZADO PELA UNCME/RJ no último dia 29/08.ip Detalhe: É a primeira vez na história que Nova Iguaçu participa deste encontro. Na parte da manhã, Pudemos assistir aos Informes da Coordenação Estadual referentes ao ano de 2012 e a Palestra “ A legislação da Educação Infantil através dos tempos” com o palestrante Prof.º Edson Cordeiro dos Santos que é de Nova Iguaçu. 

Após o almoço, assistimos a apresentações culturais e elegemos Rio das Ostras como a sede do encontro do próximo ano. Na sequência assistimos a palestra “O papel dos Conselhos Municipais de Educação na educação de Jovens e Adultos” com o Prof.º Elionaldo Fernandes Julião, de Angra dos Reis. Parabéns a organização da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/RJ) e a todos que se disponibilizaram a estar presentes, integrando e trocando informações e experiências para o fortalecimento e autonomia dos Conselhos.

Com o Vice-Presidente do CME, Alcy e a SubSecretária dos Conselhos Municipais de Nova Iguaçu, Cristina Penna além dos Conselheiros Irismar (Com o cartaz) e Henrique (de óculos).

Auditório lotado. (Créditos Alcy Maihoni)

Deputado Federal Eurico Junior, o Prefeito de Vassouras, Dr. Renan Vinícius e demais autoridades prestigiam evento organizado pela competente Professora Selma Rego da UNCME/RJ

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

E a próxima será na PRATA

A reunião de SETEMBRO do CCS será na Quadra da E.M Meninos de Deus. Se tudo correr bem, será no dia 24, com presença de representantes da Prefeitura e das Polícias Civil e Militar tanto de nova Iguaçu quanto de Belford Roxo.

Para quem não lembra no início do ano houve reunião do CCS no nosso bairro pela primeira vez. Será a hora do morador levar seus questionamentos e ouvir as novidades que terão impacto direto em nossas vidas.

Convite

CONVITE

Temos a honra de lhe convidar para a nossa reunião
que será realizada:

Dia 27/08/2013
as 09:00 horas
No Colégio Estadual Maria Justiniano Fernandes
Rua Geni Saraiva, 187- Ponto Chic

Temas: Segurança, Saúde, Educação,Transporte,
Saneamento, Iluminação e etc.
"Segurança Pública é dever do Estado e responsabilidade de Todos."

Att.  Ailana Scandian

A SITUAÇÃO É ESTA ...

Três anos de espera, menos duas salas (mais o anexo) e alunos que poderiam estar estudando na E.M Meninos de Deus lotados em outras escolas da região .... Ou não ! Declaradamente o telhado é um problema que traz um prejuízo terrível já que nas salas que ainda funcionam chove dentro. 

Na cozinha, cai goteira em cima do fogão, reboco sobre funcionárias e a sensação de insegurança só aumenta. Os chuveiros do "mais educação" ficam próximos do anexo que apresenta rachaduras terríveis ... Bato nesta tecla constantemente porque sei que a situação não está boa por lá e peço encarecidamente um olhar diferente, mais dinâmico e objetivo sobre este problema que existe, já foi passado para quem pode resolver mas não deixa de atormentar as nossas cabeças.

Por outro lado, o que cabe ao Direção da Escola e a seus funcionários agilizar, onde tem autonomia para resolver, vemos um tratamento bastante bacana. O Colégio, no geral é bem cuidado em seus espaços e até a quadra ganhou atenção especial durante as férias. Somado ao material humano que o Colégio disponibiliza, esse cuidado com o espaço físico da Escola soma e muito para a processo de aprendizagem das crianças.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

ÔNIBUS DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Chegam informações de que o Prefeito Bornier através da competente Secretária de Assistência Social Cristina Quaresma, mandou que amanhã vá para o bairro da Prata o ônibus da Secretária de Assistência Social, com os serviços de inscrição para o Bolsa Família e o Programa Minha Casa, Minha Vida. Será das 09 às 17 h no Campo do Manhoso.

UBS DA PRATA

Entreguei ontem ao Prefeito resumo sobre a situação da UBS do Bairro da Prata. Lembramos que a COAFISOP, meses atrás, encaminhou ao Secretário Luisinho, via protocolo da Secretaria de Saúde, atualização de como estava a situação do Posto e um pedido para que a Comissão fosse recebida ... Lamentavelmente ainda não fomos respondidos pela Secretaria de saúde. Não dá para dizer que não sabem do problema.

O que me animou foi o posicionamento de um membro do Governo completando nossa conversa, antes de  eu entrar nesse mérito, dizendo que a reforma estava encaminhada. Vamos continuar cobrando.

CONVÊNIO ASSINADO

A Creche de Santo Antônio da Prata assinou finalmente o seu convênio/2013. Agora falta o processo correr e a Prefeitura quitar os débitos referentes a este ano que já somam oito meses ... Tem uma luz no fim do túnel para os funcionários que não recebem desde Janeiro.

SEM OBRAS ...OU NÃO ?

Ontem em reunião ordinária do Conselho Municipal de Educação, foi disponibilizada listagem de escolas que sofrerão intervenção até 2015. Reformas, ampliação e reformas e construções estão previstas. 

Com previsão para os próximos dois anos, várias escolas foram listadas. Serão 17 novas escolas, o que é louvável para recuperar a educação da cidade que nos últimos anos viu menos de dez escolas serem erguidas. Triste foi saber que a E.M Meninos de Deus não receberá intervenção alguma, pelo menos se seguirmos o que está no papel, pois algumas saídas para esta questão ainda são possíveis. 

A primeira é que verbas oriundas do Governo Federal, tipo o PAR por exemplo, possam ser destinadas ao município e aplicadas nesta e em outras reformas, o que aumentaria e mais a listagem de espaços beneficiados.

A outra é a revisão desta listagem pelo Prefeito e seus Secretários que estão cientes e atentos a questão desta Unidade. Ontem, a Secretária de Educação, Aparecida, o Secretário de Governo, Thiago e o Prefeito Bornier tiveram este pedido de revisão encaminhado por mim pessoalmente. Nossa preocupação volto a dizer, é que o que hoje ainda é remediável e fácil de consertar vire dor de cabeça, afinal, estamos lidando com vidas.

Listagem apresentada pela SEMED prevendo a construção de novas 17 Unidades de Ensino na Cidade até 2015. Avanço rumo a uma educação de qualidade sem esquecer de olhar para as Unidades em estado crítico.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

CULTO JOVEM

Nosso amigo Wendel Andrade nos enviou o convite e sugeri que este fosse repassado aos seguidores do Blog. Será um grande momento de fé e reflexão para a juventude. Compareça !

terça-feira, 6 de agosto de 2013

SEMANA COM OBRAS E ... CABRAL ?

Depois de começar nos bairros de Rodilândia e Figueira, o Programa Bairro Novo chega agora a mais três localidades de Nova Iguaçu: São Francisco 1 e 2, na região fronteiriça a Seropédica, e Jacutinga, vizinho de Mesquita. Mas, o Bairro Novo, que consiste na implantação de drenagem, pavimentação e construção de meio-fios e calçamento de ruas, vai se estender por toda a cidade nos próximos meses. O anúncio foi feito no último domingo pelo vice-governador e coordenador de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão, durante o lançamento das obras nos bairros de São Francisco 1 e 2. No início das obras, o Governador estará na Jacutinga, acompanhando o Prefeito Nelson Bornier, Vereadores e com certeza, muita gente que vai querer ver e ouvir os compromissos com a Cidade ...