sábado, 31 de agosto de 2013

FÓRUM GRITA BAIXADA - QUEREMOS SEGURANÇA PÚBLICA !

Ontem acompanhei a reunião promovida pelo Fórum "Grita Baixada" com o tema "Pela universalidade da Segurança Pública", no CENFOR (Centro de Formação Diocesano). Estavam presentes, além das muitas lideranças comunitárias, TODOS os delegados da Baixada Fluminense, o Comandante da 3ª CPA e os Deputados Estaduais André Ceciliano e Róbson Leite.

Triste foi constatar que NENHUM ... UNZINHO SEQUER Vereador ou Prefeito da Baixada se fez presente (e foram convidados) num claro descaso com o assunto. As propostas iniciais que eram 17, foram inicialmente transformadas em 06 pois várias delas foram consideradas de competência Municipal. Mas há erros, como excluir da proposta a construção e atuação de uma delegacia na área da Estrada de Madureira, o que daria aos moradores do KM 34, KM 32 e região, condições de registrar ocorrências e fazer denúncias com maior eficácia. Esta correção ficou de ser feita.

Foto: Nem na mesa nem no auditório ... É INCRÍVEL O AFASTAMENTO PROPOSITAL DE PREFEITOS E VEREADORES para a discussão de assunto tão importante: SEGURANÇA PÚBLICA ! - CENFOR - Fórum Grita Baixada.
Mesa da reunião. Na Baixada, até o CRISTO está de mãos ao alto. 
NENHUM PREFEITO OU VEREADOR DA REGIÃO PRESENTE !

Nas muitas falas, ouvimos do representante da Polícia Civil que a criação da Delegacia de apoio a Criança Vítima (DACV) não está em pauta, PORÉM que a DH será em Belford Roxo e contará com 1200 homens o que segundo ele, dará um plus também nas delegacias locais. Muito bacana a colocação e análise do Deputado Róbson Leite mostrando o quanto nocivo tem sido o projeto das UPP's para a população da Baixada e traçando comparativo entre Zona Sul e Baixada explicitando que na Zona Sul do Rio há 1 policial para cada 84 habitantes e na Baixada Fluminense o índice médio é de 1 policial para cada 2400 habitantes. 

Outro Róbson, membro do Fórum e Professor da Rural, Historiador e Sociólogo criticou a atuação das polícias e lamentou que nossos representantes políticos sejam em alguns casos os MATADORES de outrora, que fizeram fama e poder através do poder da bala e que isso talvez explique o pouco caso com esta questão hoje em dia.

Foto: Deputado Estadual Róbson Leite questiona o projeto das UPP's e o tratamento desigual dado na comparação Zona Sul e Capital X  Baixada Fluminense. CENFOR - Fórum Grita Baixada.
Deputado Róbson Leite e o tratamento dispensado a Baixada em comparação a Zona Sul ...

Ficou agendada uma reunião entre os representantes do fórum Grita Baixada com a Secretaria de Assistência Social e com o Governador, como se estes não soubessem o que queremos e precisamos ... Insistimos no funcionamento de uma DH aqui na Baixada nos moldes da delegacia da Capital, no aumento de efetivo do 20º BPM, na criação de companhias independentes para atuar em Vila de Cava, Comendador Soares e KM-32, na criação da Guarda Municipal e na construção do Batalhão e da delegacia na região da Estrada de Madureira.

A incansável Delegada Juliana, titular da 52º DP garantiu presença na reunião de Setembro do CCS, que acontecerá no bairro da Prata.

Dom Luciano: EXÉRCITO NAS RUAS como uma das soluções para a crescente violência na região.

Já no finzinho, a fala de Dom Luciano causou surpresa mas provocou uma reflexão interessante. Indignado porém educado, o Bispo sugeriu que muitas ações dependem apenas de boa vontade e que, na ausência de efetivo da PMERJ, poderia ser disponibilizado o EXÉRCITO BRASILEIRO para patrulhamento ostensivo ... Que se não for esta a ideia perfeita, que se pense em ações mais práticas e menos burocráticas. O Bispo GRITOU com seu manso falar, por todos nós que estamos cansados de falácias.


Um comentário: