segunda-feira, 20 de maio de 2013

5ª CONFERÊNCIA DAS CIDADES


Cerca de 300 pessoas acordaram cedo ontem para debater importantes temas junto ao Governo Municipal. Com o tema "Quem Muda a Cidade Somos Nós: Reforma Urbana Já! - com sustentabilidade, acessibilidade e mobilidade",  a 5ª Conferência das Cidades em Nova Iguaçu, foi um ótimo mecanismo para fosse avaliado o quanto temos que avançar. 

Foto: Vicente Loureiro, Urbanista e Subsecretário de Governo do Estado, dando sua contribuição.
Vicente Loureiro dando a sua contribuição
Auditório cheio mostrou que apesar dos erros na divulgação, o público entendeu o recado.Cortesia: Helder Ferreira

 Palestrante no evento, o arquiteto e urbanista Vicente Loureiro, subsecretário estadual de Obras, abrilhantou o evento pois é um quadro que contribui e contribuiu muito com a Cidade.

Após assistirem a apresentação inicial, os participantes almoçaram e posteriormente escolhiam onde queriam contribuir, sendo divididos em grupos onde debateram Participação Popular, Habitação, Saneamento, Transporte e Mobilidade (onde o maior grupo de pessoas se concentrou e eu também atuei), e Política Urbana.

Grupo de estudos com participação de Estudantes do Rangel Pestana e entre outros, Adriano Naval, Andrea, Seu Oswaldo da defesa Civil, Dona Sônia, Vereadores Ferreira e Gilson Cunha, Edianne.

Contribui com as seguintes sugestões: Que seja criada Lei Municipal que estabeleça padrões de calçadas para pronto acesso de cadeirantes; Fiscalização municipal que observe se o trecho ganho pela empresa de ônibus na licitação vem sendo cumprido; Reativação da malha ferroviária que atende ao Terceiro distrito, escoando os usuários dali para a Capital de trem (o que daria ao bairro da Prata uma estação de trem de passageiros); Fim da Dupla Função para motoristas de ônibus e novas concessões para que onde uma linha de ônibus atua, possa ter mais uma ou duas dependendo da necessidade

Outras propostas muito bacanas foram colocadas a disposição pelos outros participantes: Execução da TransBaixada, Criação do Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade, Metrô até Nova Iguaçu utilizando a Via Light como trajeto, Bilhete único Municipal, Redução das tarifas municipais (condizendo com o percurso que o ônibus faz) e um olhar para a ligação da Via Light com Deodoro, que será um ponto da Cidade do Rio com muitos investimentos até 2016.

A Sociedade Civil se fez presente também através de diversas instituições como o MAB, o GAB e o SEPE. Lá, busquei representar os Diretores de Escolas Privadas de Nova Iguaçu e a nossa COAFISOP. Também estiveram presentes os vereadores Gilson Cunha,  Luisinho, Giane Jura, Gerciano, Jorge de Austin e o presidente da Câmara Maurício Morais. No comando dos trabalhos, presidindo a mesa estava Giovani Guidone, secretário municipal de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente.

Foto: ATIVIDADE DO SEPE HOJE - DOMINGO 19/05/2013 na UNIG
Sociedade Civil em ação. Com a Professora Elaine Pernambuco do SEPE e Adriano Naval. Cortesia: Helder Ferreira

Sociedade Civil em ação. Henrique, do GAB e da Diocese, Alcy, do MAB e CME, Adriano Naval. Cortesia: Helder Ferreira

Estas Conferências servem para dar base ao Ministério das Cidades nos seus investimentos, bem como ajuda o Governo Municipal a executar ações dentro de sua competência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário