quinta-feira, 29 de novembro de 2012

AUDIÊNCIA SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA

Na última segunda, aconteceu no CENFOR, uma das audiências públicas mais esperadas do ano na nossa região: VIOLÊNCIA E SEGURANÇA PÚBLICA, fruto de um trabalho conjunto organizado pelo CDH – Centro de Direitos Humanos da Diocese de Nova Iguaçu, a Câmara de Vereadores, a Universidade Rural, a Defensoria Pública e a OAB. Aguardávamos ansiosos a presença do Secretário de Segurança Pública José Mariano Beltrame, da Chefe da Polícia Civil, Martha Rocha e dos representantes maiores da Polícia Militar, no caso, o Cel. Eri Ribeiro ... Todos vieram. E Nova Iguaçu assistiu a um monólogo, pois, na hora de sua gente falar,  em sua maioria, só saiu besteira.

Dom Luciano, Beltrame, O Professor da Universidade Rural José Claúdio, A Delegada Martha Rocha e o Cel. eri, compõem a mesa ... Posteriormente, outras autoridades se fizeram presentes.

Beltrame diz que não veio antes pois não queria confundir assunto tão importante com política, insiste que existe migração mínima de marginais, a ponto de não influenciar no número de prisões (não é o que vemos por aqui ...), diz ainda, que a Baixada não é secundária para o Governo do Estado, que "nossa" vez vai chegar e que pela lógica, deve-se iniciar o processo de pacificação pela região onde tem maior concentração de pessoas, por isso, a Capital vem sendo tão agraciada. 

Do Cel. Eri, ouvi que os policiais atuando em regime de Ras, aquele programa do Estado onde o "bico" é legalizado, o 20º BPM passa a ter um número considerável de policiais a disposição por turno, mas que ainda sim, a partir de Janeiro, o efetivo do batalhão começará a receber gente nova, combatendo essa defasagem de números. 


Auditório lotado para a audiência e ouvindo explanação do Cel. Eri Ribeiro.

A Delegada Martha Rocha prometeu para até a metade de 2013, novos concursos na PC, o que dará, segundo ela, condição para que as Delegacias da nossa região recebam gente nova também. Disse ainda, que a nova DELEGACIA DE HOMICÍDIOS ficará no terreno da atual, em Belford Roxo, valendo lembrar que seria em Nova Iguaçu, mas a Prefeita não cedeu terreno a Polícia ... As boa notícia é que serão inauguradas entre o findar de Dezembro e o início de Janeiro a DEAM e a 52º DP, atrás da Rodoviária.


Junto da Chefe da PC, Delegada Martha Rocha e acompanhando o findar da Audiência, na fala de Dom Luciano.

E a gente de Nova Iguaçu ? ... Quem foi "sorteado para falar", perguntou em sua maioria sobre o que já havia sido respondido, erro, ao meu ver, dos organizadores, que deram voz a quem não estava preparado para o debate.


Nenhum comentário:

Postar um comentário