terça-feira, 10 de maio de 2011

Comissão no Jornal EXTRA de ontem

Ontem, a Comissão foi tema de matéria sobre mobilização popular no JORNAL EXTRA, página 04. Segue a matéria que será posteriormente escaneada e postada aqui.

Por Aline Custódio
 
Cansados de esperar pelo poder público, moradores de diferentes cidades da Baixada Fluminense estão arregaçando as mangas e transformando o próprio lugar onde vivem. Exemplos em Belford Roxo e Nova Iguaçu provam que onde falta a ação da prefeitura, existem boa vontade e disposição de quem acaba se tornando benfeitor do próprio lugar onde mora.
Obstinados em melhorar as condições do Bairro Prata, em Nova Iguaçu, moradores formaram há três anos uma comissão para fiscalizar as obras realizadas no local.

Fiscalização

A Comissão de Acompanhamento e Fiscalização das Obras do PAC, liderada por Eliane Martins, de 51 anos, acompanha as obras de macrodrenagem no bairro. Antes, a comissão ajudou a tirar do papel a sinalização do Largo do Prata e a construção de uma escola da região, a França Carvalho. Depois que a macrodrenagem for finalizada, a comissão já se prepara para outro objetivo: o novo posto de saúde do bairro.

— Sem a união dos moradores, muitas melhorias acabam sendo esquecidas. É preciso pulso e disposição para cobrar do poder público — afirma Eliane.

Se os moradores da Rua João Ferreira Pinto, no bairro Ponto Chic, não tivessem se unido, até hoje a via estaria sendo chamada de "Rua do Fedor". Rota improvisada de caminhões para o Centro de Tratamento de Resíduos de Adrianópolis, há um ano a João Ferreira Pinto estava impregnada do mau cheiro causado pelo lixo que caía dos veículos.
Indignados, os moradores protestaram fechando a rua e entregaram um abaixo-assinado na prefeitura. Resultado: parte dos caminhões foi obrigada a mudar a rota e a Emlurb realizou a limpeza com água e eucalipto.

Fabricando manilhas de concreto

Para tentar solucionar um problema de décadas na Rua Marquesa de Santos, no bairro Santa Tereza, em Belford Roxo, o pedreiro Manoel Xavier, 61 anos, fez duas fôrmas com chapas de zinco e madeira. Há dois meses, elas servem para a fabricação de manilhas de concreto que estão sendo colocadas em frente à casa do pedreiro.
— Não aguentava mais ver o esgoto a céu aberto. Quero fazer mais 15 destas, mas o custo é alto — conta.
Para as primeiras cinco, Manoel Xavier desembolsou R$ 2 mil.
A Secretaria Municipal de Obras de Belford Roxo "agradece a atitude do morador", mas solicita que todos procurem a secretaria para encaminhar reclamações. O endereço é Rua Manicoré, 125, bairro São Bernardo — Telefones: (21) 2103-6953/ 2103-6954 / 2103-6952.

2 comentários:

  1. O trabalho executado por nossa comissão é emblemático, não resta a menor dúvida...nunca é demais divulgar seu nome:COAFISOP...
    O que mais nos daria prazer e satisfação seria ver surgir, em outros locais, outras comissões que realmente estivessem com condições e disposição de efetuar o Controle Social, a fim de que a corrupção institucionalizada no país seja definitivamente exterminada e os gestores públicos passem a agir em função daquilo para que foram eleitos.Essa seria a nossa maior vitória.
    Aliás, Cidadania e Controle Social deveriam ser ensinado na escola, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  2. querido editor, nãoseria uma boa colocar a foto uma vez que já está mais do que na hora dos moradores conhecerem quem trabalha(e muito),pelo bairro...não se acanhe, as pessoas precisam começar a reconbhecer os elementos da comissão...

    ResponderExcluir