Ontem estive reunido com o Secretário de Trânsito, Rholmer Junior e o engenheiro de trânsito da prefeitura, José Carlos Aleixo. Parece que finalmente vai ser implantada a sinalização no nosso bairro, com direito a semáforo de LED e tudo ! O projeto não vai agradar a todo mundo, já sabemos, mas visa desafogar e dar maior segurança ao trânsito local.
Secretário Rholmer Júnior
Engenheiro José Carlos
O Secretário garantiu que até domingo o semáforo estará instalado e que, se o tempo ajudar, as faixas de pedestres e outras marcações de solo também serão feitas. O Engenheiro José Carlos nos explicou o projeto por partes e vamos, em primeira mão disponibilizá-lo agora para vocês.
Vista inteira do que chamam de "CORREDOR PRATA", que vai do Viaduto do Posto 13, até a linha férrea, tanto pela José Mariano dos Passos, quanto pela Plínio Casado.
O Largo da Prata irá receber faixas de pedestres, um semáforo luminoso e Placas de sinalização. A Rua Inês dará mão somente para a Dutra, quem quiser vir da Dutra e estava acostumado a entrar alí, será obrigado a ir até a Rua Lateral ao Hotel União (Sentido Belford Roxo) ou até a Honda, indo para o Viaduto do Posto 13 (Sentido Nova Iguaçu). A Plínio Casado dará mão apenas para Belford Roxo. pontos de ônibus serão instalados em frente ao Parque e em frente a auto escola.
Quem vinha de Belford Roxo pela Plínio Casado, terá que seguir pela Av. Joaquim Alves de Freitas (O que provavelmente ditará que uma melhora alí será feita) OU entrará na Rua 21 de Fevereiro. Todos os caminhos levarão até a José Mariano dos Passos que será a pista de mão dupla. Na 21 terá um ponto de ônibus e outro em frente a Igreja, será mantido.
Na saída do Manhoso, da Estrada da Prata e Joaquim Alves de Freitas com José Mariano dos Passos será colocada uma faixa de pedestres. O trânsito será de 40 KM/h.
No Posto 13, Duas agulhas, uma na Maria Leopoldina e outra na Plínio casado, já quase no viaduto, garantirão que as bandalhas terão fim. Serão feitas de cimento.
Coberturas para pontos de ônibus e redutores de velocidade não estão em pauta, segundo o Secretário, pelo menos neste momento, pois com a instalação do Semáforo, a velocidade passará a ser preocupação também dos motoristas.
Como sempre, as mudanças foram feitas sem consultas aos moradores e comércio local, que são os mais atingidos por essa espécie de mudança.
ResponderExcluirO ex-Hélio Aleixo verbalizou que desconhecia que na Prata havia trágego intenso e de muitas carretas e caminhões.
Com a mudança de mão na Rua Inês, vamos esperar que as enormes carretas que vêm pela Dutra,sentido NI, entram e vão para Bayer e Petrobrás,possam ter esse acesso facilitado,sem trstornos maiores ainda.
Os moradores da Rua 21 de fevereiro já avisaram que tomarão uma atitude, uma vez que a rua não tem infra estrutura para transito pesado e que eles já tem se aborrecido muito com o desvio que está ocorrendo.Não querem que aconteça como na rua Tenório Cavalcante e ruas adjacentes, para onde foi desviado transito pesado, que só piorou a vida dos moradores.
Gostaríamos de saber como ficou a questão destes ônibus que sempre trafegaram pela rua Maria Leopoldina e agora, FORA DO TRAJETO DE SUA CONCESSÂO,entram pela Tenório, causando o mal?!?!?!?!
Como de boas intenções o inferno está cheio, vamos pagar prá ver...depois, a gente coloca na conta de quem de direito....
O morador tem que se mexer mesmo, tanto para reclamar quanto para buscar solução. O trânsito na Prata tanto para o pedestre quanto para motoristas é uma vergonha só. A 21, concordo contigo, não vai aguentar ônibus e caminhões passando por ali, melhor seria se passassem pela Joaquim Alves.
ResponderExcluirDisse que o projeto não ia agradar a todos já imaginando esse tipo de questionamento.
Gostaríamos de saber como ficou a questão destes ônibus que sempre trafegaram pela rua Maria Leopoldina e agora, FORA DO TRAJETO DE SUA CONCESSÂO,entram pela Tenório, causando o mal?!?!?!?!
ResponderExcluirSe você tem a certeza que os Ônibus não estão seguindo o seu itinerário, vai adiantar mais ainda o nosso serviço: É que o pessoal da Rua Tenório, na pessoa da Rita, está criando um documento para cobrar que o ônibus não mais passe por ali e nós, em reunião com a Prefeita, vamos cobrar a reforma da Tenório. Mais do que boa intenção, a turma tem que ter boa vontade em brigar pelo coletivo, em querer melhorar as coisas, pq pode cobrar quem contribui, quem fica em casa esperando que os outros decidam por eles são votos vencidos.
Falta muita comunicação...na minha rua, por exemplo, ninguem está sabendo da movimentação que a Rita e seu marcos estão tentando fazer.Eu fui informada e até já conversei com a Rita e continuo aguardando a próxima reunião...
ResponderExcluirDestaco, entretanto, que movimentos isolados deste ou daquele indivíduo,não repercutem como demanda de coletivo.Muito pelo contrário.Aliás, a Prata, que agora já é reconhecida como um bairro atuante politicamente,merecia uma associação de moradores atuante.O editor e a Rita, que fazem parte da diretoria da associação "vitalícia", deveriam usar sua influência junto ao "presidente" vitalício, para revigorar as atividades no bairro.Sempre buscando a participação de informação dos moradores, no modelo que foi executado pela COAFISOP...é trabalhoso, porém, muito gratificante...e, como grupo com representatividade, tem muito mais condições de fazer as cobranças junto ao poder público...e aí, saimos daquele esquemazinho de beneficiamentos para este ou aquele, o que não é democrático...e gera possibilidades discutíveis.
A Associação, bem sabemos, tem um presidente ilegítimo, uma diretoria eleita de forma equivocada e por isso uma última eleição que em nada valeu ... Não pode ser usada como marco de coisa alguma. DEVEMOS SIM, COBRAR MAIOR ATUAÇÃO DA COMUNIDADE, QUE RECLAMA MUITO E POUCO SE MEXE, JOGANDO NO COLO DE ELIANES, JAYMES, RITAS, BAZANIS, REJANES, VANDIRS E OUTROS ATUANTES MORADORES UMA RESPONSABILIDADE QUE É DE TODOS ... Por falar em "Democracia", devemos ter já uma nova eleição para a Associação e podemos ter, se não fosse a guerra de egos que tempos pós tempos, assola alguns postulantes ao cargo de presidente.
ResponderExcluirQue a eleição seja bem divulgada, fiscalizada e apoiada pelo MAB e que vença a melhor chapa...e aqueles que gostam do bem estar público, somem esforços...eu quero participar sempre...
ResponderExcluirE, vale destacar que está circulando pelo bairro um mapinha com uma cópia de ofício do bispo Marivaldo Amorim(vereador) com o nº 11/2010 de 20/setembro/2010, reiterando que a ele cabem os louros sobre a sinalização implantada na Prata...
Vale conferir...
Vale conferir também a excelente matéria publicada no jornal O GLOBO deste domingo, sobre as obras do PAC e também na Internet...duas páginas de denúncia fundamentadas e pleno exercício de Controle Social...
Vamos ver quanto tempo demorará para os vândalos do bairro destruírem os sinais e as placas que serão colocadas, pois as árvores plantadas ao longo da José Mariano dos Passos vivem sendo destruídas por gente que anda, ou ao menos tenta, andar pela calçada da COPAGAZ, pois até as grades de proteção das plantas já furtaram.
ResponderExcluirO povo da PRATA não tem nenhum princípio de civilidade e respeito pelo bem estar coletivo.
As calçadas vivem tomadas por carros e caminhões.
Aquele galpão ao lado da rua vitória, ao lado do lava jato, não respeita a lei e para carros e carretas sobre a calçada, algo que não foi projetado para suportal tal peso, depois vão reclamar que a prefeitura não conserta nada.
A José Mariano dos Passos devería receber os fradinhos para inibir o estacionamento proibido sobre as calçadas e a ciclovia, mas nada foi feito e não instalaram e assim o pedestre disputa espaço com os veículos.
Vivemos décadas pisando na lama, alagamentos, nossas casas eram tomadas por água suja de esgoto, e depois de finalmente um prefeito fazer a obra necessária para que não mais alagasse, e até calçada para não mais sujarmos os pés de lama, os moradores e comerciantes insistem em destruir o calçamento pelo egoísmo e indiferença a conservação do patrimônio público.
É revoltante a omissão do poder público e o descaso do próprio morador destruíndo o que levou anos para que a prefeitura finalmente fizesse.