quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Matéria publicada no HORA H de hoje ...

Embargo contra Nova Iguaçu

Câmara de Belford Roxo quer impedir avanço de obra do município vizinho que não solicitou autorização para interligar galeria de rede de esgoto
 
Uma obra executada pela Prefeitura de Nova Iguaçu se transformou num problema para a população de dois municípios da Baixada Fluminense. A extensão da galeria, que receberá as águas pluviais dos bairros da Prata, Manhoso, Posto 13 e adjacências está temporariamente suspensa. Entre os motivos, está o agravamento das inundações que tem prejudicado moradores do bairro Banco de Areia, em Belford Roxo, e também da cidade vizinha.

De acordo com o autor da proposta de criação de uma comissão para acompanhamento da obra, vereador Marcio Cardoso Fagner, Marcinho Bombeiro (PSL), a prefeitura ainda não apresentou o projeto de construção da galeria interligando os dois municípios pela Rua Júlio Braga, no Banco de Areia, e pretendia executar o serviço sem o aval da Secretaria Municipal de Obras (SMO). Além disso, o grande volume de água poderia provocar a ruptura da rede de manilhamento, ocasionando uma grande tragédia aos moradores da região. “Sabemos que esse empreendimento não vai dar certo. Foi mal planejado. Não temos galeria nesse trecho, e isso já é um grande problema que precisa ser resolvido com urgência. Já apresentei minha proposta à Câmara”, informou o parlamentar.
 
Vereador Marcinho Bombeiro

Embargamento judicial - Marcinho informou que, caso Nova Iguaçu não apresente o projeto, pretende solicitar à Justiça o embargamento total da obra. Segundo ele, a construção da galeria pela Prefeitura de Belford Roxo está orçada em R$ 8 milhões. Por enquanto, faltam os recursos que levarão as águas da Rua Júlio Braga até o Rio Maxambomba. “Sempre que chove, os moradores dessa região enfrentam o pesadelo dos alagamentos. É preciso que trabalhemos juntos com a prefeitura para fechar esse ciclo de prejuízos”, afirmou.

Pesadelo das chuvas - Por outro lado, os moradores do Areia Branca denunciam que a situação só piorou depois que o esgoto de Nova Iguaçu foi interligado à rede de Belford Roxo, sem a galeria. O trabalho que foi realizado pela Serla (Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoas) há alguns anos, transformou a vida de milhares de pessoas num inferno. “Já perdi a conta de quantas vezes minha casa foi invadida pelas águas”, afirma o eletricista José Carlos, de 51 anos. O marceneiro Luiz José Martins, 49, disse que nas últimas chuvas, a tampa do bueiro foi jogada longe depois que a rede não suportou o acúmulo de água.


A dona de casa Sandra Pereira é uma das que mais sofre com os alagamentos. Há cerca de 15 dias, ela perdeu praticamente todos os móveis depois do forte temporal que atingiu a região. “Não aguento mais tanto prejuízo. Se o prefeito Lindberg Farias não concluir a obra, ainda vai acontecer uma tragédia aqui. Estamos passando o maior sufuco”, denunciou a moradora do bairro Manhoso, em Nova Iguaçu.

Um comentário:

  1. Jayme, manda esta matperia e a sua postagem do blog direto para os emails do Deputado Rodrigo Neves, Presidente da Comissão das obras do PAC na Alerj...não creio que vá adiantar muito, já que o Deputado é do PT...PT fiscalizando PT é fogo...mas este é um dos recursos que podemos usar...as coisas estão mal e tendem a piorar...a Prefeitura não vai se mexer,não está interessando a ela no momento...até por que ela agora tem uma desculpa/culpado:quem não quer deixar é Belford Roxo...e temos que voltar ao MP e pedir ajuda à justiça, para o impasse...afinal,eu acredito que ainda existam leis e pessoas honestas neste país...tem muita laranja podre, mas ainda tem gente de e do bem....

    ResponderExcluir