quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O QUE É SER JUSTO ?

Nosso amigo "Justo" não concordou com a exibição aqui, das postagens referentes a execução que ocorreu no bairro da Prata e que foi amplamente divulgada nos jornais.

Ele comentou assim : "Não tinha q divulgar essa notícia... O cara arrebentou um vagabundo que poderia ter feito vc ou alguém próximo como vítima... Se a polícia, o estado, seja lá quem for... não faz, tem quem faça... Arrebeeeenta a vagabundagem..."

RESPEITO demais essa opinião, que não é a única seguindo essa linha que ouvi desde que esse crime ganhou repercussão, mas o que me cabe é promover a reflexão e principalmente informar.

O "Justiceiro", quando executa um bandido, não se torna também um bandido ?

 E aí, estaremos batendo palmas para uma ação de criminoso que por hora, ganha status de herói ? 

Não defendo molezinha para marginal não, que isso fique bem claro, mas vale me posicionar informando que apesar de falhas, zelo pelo cumprimento das leis. Em nenhuma linha do Código Penal você vai encontrar algo similar a obrigatoriedade de tortura, de violação sexual, de comer alimento podre, enfim ... Vai encontrar a troca da liberdade dele por um período, de acordo com o crime cometido.

Um sistema prisional que não recupera ninguém, leis frouxas, a dificuldade de ampla defesa e para piorar, o olho por olho são exemplos da justiça que esperamos ?

Reparem o quanto injusto é o sistema em que vivemos: Um homem negro, parecido com o ladrão que acabara de roubar uma mulher, foi apontado como culpado pela vítima ... Ficou quinze dias preso e só saiu, só teve voz, porque muitos aqui, inclusive gente famosa, gritou por ele. Qualquer um, principalmente se morador das periferias, negro e jovem está sujeito a uma injustiça igual a essa ... Qualquer um nessas condições, está sujeito ao caveirão ou ao justiceiro e vamos legitimar o "atiro primeiro pergunto depois ?"

Mas naquele caso era bandido, Jayme ! Sim era, mas quantos não são e estão, ou na cadeia ou na cova ? Legitimar esse genocídio urbano é colocar gente "nossa" na linha de tiro, ao menos que sejam filhos da burguesia da Zona Sul ...

E por favor, bandido é no amplo sentido da palavra ... Desde o pé sujo ladrão de calcinha ao poderoso miliciano, narcotraficante, policial ou político ... Deveriam todos ser julgados em pé de igualdade é cumprir pena em locais que tentassem verdadeiramente ressocializar ... Mas essa opção, de cara, só vale para os "Delúbios" da vida ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário