quarta-feira, 31 de julho de 2013

Do amigo Thiago Rachid


O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Nova Iguaçu quando Lindbergh foi 

eleito era de 0,762. Passados seus dois mandatos, caímos para 0,713, uma queda 

gigantesca. Quem sofreu as consequências? O povo mais pobre.

Parabéns aos envolvidos!

LISONJEADO E AGRADECIDO - Do Blog NOVALARANJA

Agradeço ao blogueiro TRIEL pela citação do nosso blog ... Continuaremos na trincheira, sem dar mole para os lobos ! Vamos a luta !



Os vereadores de Nova Iguaçu leia-se Carlão Chambarelli & Cia que na votação do projeto que acaba com a eleição dos diretores de escola, mostraram do que são capazes de fazer para atender seus interesses em cargos e nomeações...

Deveriam colocar as barbas de molho e, prestarem atenção em Alcy Maihone, Adriano Naval, Jayme Lima, Jaime Soares & Cia que mostram diariamente do que são capazes de fazer quando o assunto é o interesse público.

Do blog do Almeida


Junto do Bispo Dom Luciano vemos, além de outros colaboradores que ajudaram a organizar o movimento da JMJ em nossa cidade o Padre Dimas, da nossa Igreja da Prata. Parabéns pelo trabalho.

Segue o texto:

O Bispo da Diocese de Nova Iguaçu, Dom Luciano Bergamin, disse nesta quarta-feira, 31, que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), presidida pelo Papa Francisco, no Rio de Janeiro, deixou como legado para a Igreja, na Baixada Fluminense, a necessidade de uma renovação espiritual voltada, sobretudo, para as pessoas esquecidas e os mais humildes.
“A Jornada Mundial da Juventude nos deu mais oxigênio e ânimo novo para que possamos, todos, padres, freiras, diáconos, leigos e autoridades, viver mais e mais ainda a cidadania com muita fé no coração”, analisou.
Líder religioso de um rebanho de 1,9 milhão habitantes espalhados por sete municípios da Baixada Fluminense, Dom Luciano teve um encontro reservado na tarde de terça-feira com o prefeito Nelson Bornier, a quem agradeceu todo o apoio que a Diocese recebeu do Governo Municipal na organização e realização da JMJ.
“Milhares de peregrinos do Brasil e do mundo, que passaram pela Baixada Fluminense, especialmente por Nova Iguaçu, ficaram muito felizes com a nossa acolhida. Por isso, agradecemos, em nome da Diocese, todo o apoio que o senhor e a prefeitura nos deram. Meu pai me ensinou que a boca que pede deve ser a mesma que agradece”, observou o bispo, num momento de descontração.
“Quero também parabenizá-lo pelo brilhante trabalho à frente da Igreja”, devolveu o prefeito Nelson Bornier, que estava acompanhado do secretário municipal de Governo, Thiago Portela.
 
“Afeto e aconchego do povo da Baixada”
Segundo Dom Luciano, os jovens peregrinos que passaram pela Baixada Fluminense foram embora felizes, não só pela palavra do Papa Francisco e pela experiência da fé, mas também pela acolhida recebida na região. “Sentiram o afeto e o aconchego do nosso povo”, festejou o bispo.
“Os jovens mostraram que têm sede de Deus, dos verdadeiros valores. Mesmo com todos os limites de tempo e espaço, a Jornada Mundial da Juventude foi uma resposta muito boa de que Deus está presente, nos acompanhando, porque ele quer o bem de todos”, catequizou o líder católico.
Dom Luciano entende ainda que o mundo precisa dialogar, em busca de respostas para suas inquietações e problemas. “A juventude não é só uma idade passageira, mas um período precioso da vida para se construir um mundo melhor, mais justo e igualitário”, frisou.
“Vamos continuar tentando fazer aquilo que já estávamos realizando na Igreja da Baixada, agora, ainda melhor, seguindo os encaminhamentos, as diretrizes, sugestões e pedidos do Papa Francisco, que no fundo retrata o caminho do Evangelho no sentido de se fazer uma Igreja mais próxima das pessoas que procuram não impor, mas dialogar com a sociedade, sempre buscando o melhor para a população”.  
Segundo ainda o Bispo diocesano de Nova Iguaçu, em cada lugar por onde passaram, foram fortes e vivas as manifestações de fé, devoção e respeito por parte das pessoas das diversas camadas da população da Baixada Fluminense.
“O entusiasmo cristão tomou conta do povo de Deus. Impossível descrever os inúmeros fatos e episódios que aconteceram e que marcaram a todos nas diversas localidades por onde os Símbolos (da JMJ) passaram. Fomos testemunhas, mais uma vez, de como nosso povo traz dentro de si o DNA da fé, do amor ao Senhor Jesus e da devoção à Mãe Maria", testemunhou Dom Luciano Bergamin.

BATE BOLA COM O SECRETÁRIO

Adriano Santos, Secretário de Esportes me garantiu na manhã de anteontem que a PRAÇA DO MANHOSO será inteiramente reformada e nisso inclui-se o campo. Falou que 20 praças em nossa cidade receberão reformas e que três delas (KM-32, Vila de Cava e Austin) ganharão, neste primeiro momento equipamentos para a terceira idade. Fica aqui o registro pois, assim que começarem  colocar um prego no local, os aproveitadores vão sair da toca para dizer que o "Deputado Estadual fulanINHO" fez isso, que o "Deputado do político não me engaNNe" fez aquilo quando na verdade, pobre da Sociedade Civil que vem cobrando essa e outras intervenções.

REFLEXÃO ...

CONVITE

DE VOLTA AO CONSEG

Na última semana, dia 25/07, participei da eleição no CONSEG - CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS. 

Estou novamente Conselheiro pelo período de três anos e, assim como no Conselho Municipal de Educação, espero contribuir para que estes importantes temas tenham representação e principalmente funcionalidade neste período para os moradores da cidade. 
Trabalhos iniciados já estão na pauta a criação da Guarda Municipal, o vídeo monitoramento da cidade, o aumento de efetivo do 20º BPM e das Delegacias locais, a instalação da DH-Baixada nos moldes da delegacia da Capital e a Criação do Centro de referência LGBT.

Podem se preparar para ouvir que estou "nomeado" ... Essa será a primeira atitude dos "politiporcos" ao ver meu nome no D.O, sem esclarecer a população que estas vagas no Conselho são voluntárias e sem remuneração. A hora que sair uma nomeação de verdade, fiquem tranquilos, serei o primeiro a colocar o cargo a possível vaga a serviço do povo.


Hélder Ferreira da TV Tinguá, os Conselheiros Adriano, Henrique e Alcy além de Luiz Alberto da juventude do PSOL.


segunda-feira, 22 de julho de 2013

RECADINHO DE TODO CORAÇÃO


Você não é mais patriota que EU porque está em tudo quanto é manifestação ... No máximo, é um cara que tem mais tempo livre, deve ter uma boa renda ou ser sustentado por alguém ...

Você não é mais político que EU por achar que todo político é filho da puta ... Por achar que os partidos políticos são o "câncer" do mundo ... Você GENERALIZA e não percebe que mais do que pessoas (não que não existam as que erram), é o sistema que está errado: Político algum brota do chão, cai de árvore ... NÓS OS COLOCAMOS LÁ e depois, os tratamos como patrões e nunca como empregados do povo.

Não nos colocamos (povo em geral) com A MESMA DISPOSIÇÃO DE IR PARA A RUA GRITAR, BRADAR para fiscalizar DIARIAMENTE NOSSOS ELEITOS ... Pior, não ANALISAMOS EM QUEM VOTAREMOS. Votamos em qualquer merda, seja pela troca de dentadura, pelo dinheirinho, pelo favor no Posto de Saúde, que na verdade deveria funcionar quando você chegasse lá e não através de alguém que você tenha que tomar benção ... CRIAM O PROBLEMA, VOCÊ SE VÊ ENROLADO, TE DÃO A SOLUÇÃO DO PROBLEMA CRIADO POR ELES E VOCÊ AGRADECE AINDA ... Complicado não ?

Soa estranho demais para mim o cara ir "brigar pelo direito do trabalhador" e fechar uma rua inteira interrompendo o ir e vir do trabalhador no transporte coletivo ... Falar de "gasto absurdo com dinheiro público" e depredar lixeira, vidraça, porta, poste que será reformado, recolocado COM DINHEIRO PÚBLICO. Se fosse bem particular já estaria errado, público é pior ainda, afinal, VOCÊ QUEBRA E É O TEU DINHEIRO QUE VAI SER GASTO PARA RECOLOCAR AS COISAS EM ORDEM.

Como disse, quero ver uma reforma INDIVIDUAL DE CADA BRASILEIRO ... Que terá maior zelo com seu voto, afinal, passar procuração para alguém te representar (votar) deveria ter o mesmo cuidado que quando entregamos a chave da casa para alguém: Não pode ser de qualquer jeito, com qualquer um. Sou a favor do povo na rua SABENDO PELO QUE ESTÁ PROTESTANDO e não sendo manipulado por meia dúzia, se envolvendo em arruaça ou pedindo o último episódio de caverna do dragão ou a baixa no preço da cerveja gelada.

"POLÍTICA" É COISA SÉRIA, E MUITO BACANA ... PARA DEBATER "POLÍTICA", EU TE CHAMO E DIGO MAIS, VOCÊ TEM A OBRIGAÇÃO DE FAZÊ-LO COM SERIEDADE E ATENÇÃO ... "POLITICAGEM" NÃO É COMIGO E NÃO DEVE SER COM VOCÊ. ESTA DEVE SER ENTERRADA E SEPULTADA DE VEZ.

sábado, 20 de julho de 2013

COISAS DE LUZ ...

Enquanto este braço de luz da foto abaixo SEGUE TORTO E SEM ILUMINAÇÃO na Rua Santo Antônio apesar dos inúmeros pedidos de moradores para o NovaLuz, alguns fatos estranhos a "coisa pública" acontecem diretamente ligadas ao assunto iluminação: Lâmpadas como as da Avenida Prata com a Estrada Plínio Casado permanecem acessas durante todo dia ... Lâmpadas como as do espaço anexo a igreja Católica estão destruídas ... Lâmpadas como as da descida do Posto treze estão apagadas por semanas e acreditem, até postes "sem braço" estão lá, aguardando para dar a luz.

Mas o pior não é a falta do serviço. É o morador pagar duas vezes por ele afinal, já paga na conta ...

Moradores de uma rua do bairro CANSADOS DE ESPERAR PELA AÇÃO DA PREFEITURA se uniram e pagaram para ter TODA iluminação da rua trocada por lâmpadas "brancas" (realmente iluminam mais). É um valor considerável por cada poste com a troca de reatores, fotocélulas e da própria lâmpada, quando não de todo braço de iluminação. O problema é que, segundo vários deles afirmam, o serviço foi pago a gente que deveria prestar esse serviço gratuitamente já que utilizam de equipamentos que não são particulares. E aí ? Aceitamos esta abertura de precedente para ter e ver as coisas funcionando rápido ou insistimos em cobrar de quem deve, por obrigação, prestar serviço de qualidade e em tempo hábil ? Agora é com você.

AUDIÊNCIA SOBRE A APA IGUAÇU

A COAFISOP recebeu convite do INEA e se fez presente no fórum regional para apresentação da APA do Alto Iguaçu, que vai englobar diversas APAS já existentes e que estavam sob a supervisão do Governo Municipal. Agora, é tudo com o Estado, que vai fiscalizar este imenso território. Esta intervenção trará, segundo o INEA os seguintes benefícios: Acesso ao ICMS verde, Acesso a recursos de compensação ambiental, Área prioritária para projetos e programas do governo e Gestão participativa.

É tudo muito bonito, muito legal ... No papel. Como podem apontar como objetivo desta criação que querem promover o controle de inundações ou estimular a conscientização ambiental das populações locais se nem a parte de reassentamento de famílias do Projeto Iguaçu conseguiram cumprir ? Sobre este assunto aliás perguntei a mesa, na pessoa do Irinaldo, velho conhecido das obras de deságue do Manhoso, QUANDO OS MORADORES DA COMUNIDADE RIBEIRINHA DA JACUTINGA SERIAM REASSENTADOS e QUANTAS FAMÍLIAS FORAM REASSENTADAS NESSES SEIS ANOS DE PROJETO IGUAÇU. 

Sem resposta concreta, o questionamento foi respondido com, em resumo, um posicionamento de que intervenções estão próximas ... Sempre que perguntamos, elas estão, mas pergunte a população da Jacutinga ou do Rio Botas se estes aguentam esperar mais. Essa APA parece ser, na verdade, o FURTO PELO ESTADO de uma área de grande interesse econômico para alguns, onde Governo fiscaliza a sí próprio (já sabem no que vai dar né ?) e com esta prática dá um sonoro dane-se ao Meio Ambiente.


Acompanhado da esposa, Sra. Ilda, o guerreiro Vandir assiste a explanação juntamente com Dona Rejane. É a COAFISOP !

 
Marcelo, chefe da APA do Alto Iguaçu, discursa sobre o empreendimento.

 
Mesa composta e a voz do povo limitada ao que o INEA queria ... Falas suprimidas por conta de perguntas polêmicas para o momento.

Marcelo Soares/INEA; Helder - TV Tinguá e Adriano - Coordenador Executiva Projeto Iguaçu: Sociedade Civil na luta !

SOLIDARIEDADE É TUDO - Colaborou Katia Cilene

A gerência geral do BOB'S da Rodovia presidente Dutra, na pessoa do senhor Roberto Manfredo distribuiu lanches e momentos de lazer e descontração para 58 crianças da ACENI (Associação de Crianças excepcionais de Nova Iguaçu) na última semana. Em momentos da manhã e da tarde, a gerência, sob a batuta do amigo Luiz e os atendentes da lanchonete (extremamente atenciosos) apoiaram a equipe da ACENI, composta além das crianças também pelo Presidente da instituição Walter José, pela Psicóloga Carla Magaldi e toda equipe. Parabéns pela iniciativa !

FOTO 01: Toda equipe do BOB'S Dutra envolvida neste dia de solidariedade !

FOTOS 02 E 03: A alegria correu solta entre colaboradores da ACENI  e seus alunos.

Aproveitamos para pedir a você que quer conhecer um trabalho sério e dedicado que visite a ACENI na Rua Maranhão, 590 - Aeroclube. Esta rua é na subida do viaduto da Posse.

EMPREGOS PARA A JACUTINGA, PRATA ...

Um grande depósito (uns dizem ser da Chatuba Material de construção, outros, das Lojas Americanas) vem sendo erguido as margens da rodovia Presidente Dutra em terreno ao lado do popular campo da Barreira. Será, esperamos, ótima oportunidade para empregar moradores da região.

Ainda, creio que após a habitação do empreendimento que está em fase final de construção no largo da Prata o comérciolocal deverá ganhar um fôlego e será obrigado a se reinventar, o que é bom. Por outro lado, este "acréscimo populacional" virá acompanhado de mais esgoto sendo produzido, mais água sendo consumida, mais trânsito ... É bom para o comércio, mas se não vier acompanhado de investimentos em infraestrutura, teremos problemas.

OBRAS NA JACUTINGA - O QUE A PREFEITURA IRA ENCONTRAR (2)

A Prefeitura pode ter uma atenção especial ainda, sobre o DESÁGUE DA DUTRA, construído pela NovaDutra nas últimas obras e que joga as "águas" oriundas da pista em uma córrego assoreado às margens da linha férrea. O resultado é que as casas da Avenida Antônio Borges, em dias de chuva, sofrem e muito com água misturada com esgoto nas suas portas. Outra questão, é um melhor aproveitamento dos vários terrenos baldios do bairro, muitos deles sem muros e com muito mato.

OBRAS NA JACUTINGA - O QUE A PREFEITURA IRA ENCONTRAR

Depois da ida do Prefeito a Jacutinga anunciando obras naquela localidade a alegria foi geral ... Principalmente para um "líder comunitário" que já espalhou faixas com o nome do filho na localidade e vem se apresentando como o INTERLOCUTOR  entre o povão e a Prefeitura, pedindo inclusive CURRÍCULOS garantindo a alguns, carinhosamente apelidados de "peixes" que estes irão ocupar as vagas de emprego nas obras. Quem não o ajudou vem sendo prontamente rechaçado ... A pergunta que fica é: É de competência de outro alguém que não da Prefeitura esta seleção ? Ela, a seleção, vai ferir o princípio de impessoalidade ?

Fora essa questão, ruas com esgoto correndo a céu aberto, a falta de espaços de lazer e de programas que tirem as crianças das ruas serão os principais desafios nesta comunidade, além da regularização no abastecimento de água, coleta de lixo e fornecimento de energia elétrica, principalmente na comunidade São José, popularmente conhecida como invasão.

Homens da Prefeitura já estiveram medindo as ruas e as obras terão início dentro em breve. Olho vivo para que, um momento tão aguardado não seja usado para fins unicamente eleitoreiros e as obras sejam executadas com qualidade.


FOTO 01: Avenida Antônio Borges repleta de lixo e esgoto a céu aberto. 
FOTO 02: Rua Maurícia Borges destruída pelos caminhões da NovaDutra, aguardando obras urgentes.


 
 FOTOS 03 e 04: "Área de lazer" construída pelos moradores da Avenida Antônio Borges. 


PROGRAMA DO LEITE - PREFEITURA CADASTRANDO


 A partir da próxima segunda-feira (22/07) a Prefeitura de Nova Iguaçu abre inscrição para o programa Leite Social. Podem receber o benefício famílias inseridas no programa Bolsa Família ou que se enquadrem nos mesmos critérios, com renda de até R$ 140 por pessoa. O programa municipal é oferecido para idosos acima de 65 anos, deficientes e famílias com crianças de 1 à 7 anos.


Os novos cadastros podem ser feitos até o dia 2 de agosto (sexta-feira), sempre das 9h às 15h. A Secretaria de Assistência Social (Semas) abriu nove pontos para inscrição e os interessados devem se dirigir para o local de sua preferência. Para participar do programa Leite Social é preciso se inscrever na sede da Semas, que fica na Rua Doutor Luiz Guimarães, nº956, Centro, ou em um dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), localizados na Rua 15 de Novembro, nº 250, em Austin; Rua das Margaridas, s/nº, Bairro Paraíso, no KM 32; Rua Terezinha Pinto, nº 297, Centro; Rua Dona Gisele Urim, nº 25, Cerâmica; Estrada Duque Estrada Meyer, nº 109, Miguel Couto; Rua Inocêncio Ferreira, nº42, Jardim Nova Era; Rua Vitor Hugo, s/nº, Vila de Cava e na Estrada Abílio Augusto Távora, s/nº, Valverde.


É necessário levar identidade, CPF, cartão do Bolsa Família, certidão de nascimento dos filhos menores, comprovante de residência, além do Número de Identificação Social (NIS), caso tenha. Idosos e deficientes devem apresentar o cartão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou o extrato de pagamento. O leite é entregue a cada 45 dias sempre nos bairros KM 32, Campo Belo, Comendador Soares e Austin.

Para a secretária da Semas, Cristina Quaresma, o programa Leite Social vem somar forças com outros projetos estaduais e federais. “Atendemos usuários que necessitam de uma alimentação especial, onde o leite faz toda diferença, como o caso de crianças e idosos com poucos recursos. Nova Iguaçu volta seu olhar para a humanização do atendimento e ao respeito à Política Pública de Assistência Social, visando a cidadania", afirma.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

VOLTA DO HOSPITAL IGUAÇU

A VOLTA DO CONSEG


A Coordenadoria dos Conselhos já está organizando e convocando membros do Governo e Sociedade Civil que irão compor o Conselho Municipal de Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania - CONSEG. Este importante conselho vai voltar a funcionar já no próximo mês.

A regularização deste conselho, aliada a uma maior eficácia do CCS (Conselho Comunitário de Segurança), vai ajudar e muito a cidade de Nova Iguaçu a pensar e encontrar soluções para a diminuição da violência na cidade.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

AUDIÊNCIA ALERJ - TRANSPORTE PÚBLICO E MOBILIDADE URBANA


Na manhã do último dia 28/06, aconteceu AUDIÊNCIA PÚBLICA DA ALERJ no CENFOR da DIOCESE. Além da sociedade civil que compareceu em bom número (é verdade que discussão com tamanha importância deveria ter o auditório lotado) compareceram os Deputados André Ceciliano, Luiz Martins e Aspásia Camargo, além dos Vereadores locais Ferreirinha e Luisinho, membros do DETRO, FIRJAN, Rodoviários, FETRANSPOR E REPRESENTANTES DE OUTRAS CIDADES.

 
A Sociedade Civil se fez presente. É hora de o poder público atender essas demandas.

Assista ao vídeo da TV ALERJ SOBRE ESTA AUDIÊNCIA EM 


 A discussão era sobre Transporte Público e Mobilidade Urbana. Coloquei entre os muitos questionamentos feitos pelos presentes os seguintes pontos:


- QUAL CRITÉRIO USADO PARA FIXAÇÃO DAS TARIFAS DE ÔNIBUS, UMA VEZ QUE É INCOERENTE PAGAR R$ 2,65 PARA IR DO CENTRO ATÉ O K-11 E O MESMO VALOR PARA IR DO CENTRO AO KM-32;

- SE É UM CONTRA SENSO MOTORISTA DIRIGIR E FALAR AO CELULAR, TAMBÉM É INACEITÁVEL QUE DIRIJA E FAÇA TROCO. MESMO SABENDO DISSO E DIANTE DO CLAMOR POPULAR, PORQUE OS POLÍTICOS NÃO PROÍBEM TAL FATO ? (Levantei a questão dos financiamento de campanha feitos por empresários que deixam muito político "amarrado" ao seu padrinho $$$) - PELO FIM DA DUPLA FUNÇÃO.

- A QUANTAS ANDA O PROJETO DA TRANSBAIXADA ? PORQUE VAI "PARAR" EM BELFORD ROXO ?

- MUDANÇA NO TRAJETO DA LINHA PRATA x CENTRAL, SAINDO DE ONDE SAI E BENEFICIANDO MORADORES DO LADO IGUAÇUANO DO BAIRRO (circulando pelo Largo da Prata e pelo Manhoso). 

- QUE SEJAM CRIADO E ESTRUTURADOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE TRANSPORTE PÚBLICO, TRÂNSITO E MOBILIDADE URBANA E;

- QUE POR TODA A SUA IMPORTÂNCIA PARA A CIDADE E PARA OS MILHARES DE USUÁRIOS/DIA, A DUPLICAÇÃO DO VIADUTO DO POSTO TREZE É UMA INTERVENÇÃO QUE PRECISAMOS. 

Na Foto 1 junto com Dom Luciano, Adriano Naval e o Jornalista Nivaldo Pereira; 
Na Foto 2, com o Deputado André Ceciliano e Adriano Naval. (Cortesia Helder Ferreira)


CAUÊ, NOSSO GAROTO DE OURO NO SOM BRASIL !

Nosso amigo Cauê Nardi foi ao ar no programa "Som Brasil" da Rede Globo na última Sexta, 28/06. Junto com outros integrantes do Grupo BEBOSSA, interpretou o sucesso "O barquinho" do mestre Roberto Menescal. Daqui vão os votos de muito sucesso ao grupo e a este camarada que mesmo de longe acompanhamos na trilha do sucesso. Parabéns Cauê, vem muito mais por aí, pode ter certeza !

Perdeu a apresentação ? Assista clicando no link