terça-feira, 28 de maio de 2013

VIVA SANTO ANTÔNIO !


Estes são os cartazes das festas de Santo Antônio no Centro de Nova Iguaçu e no bairro da Prata. Mais trabalho para a Diocese, que também se vê as voltas com a organização da Jornada Mundial da Juventude.


AUDIÊNCIA PÚBLICA

Aconteceu ontem pela manhã no CENFOR (Centro de Formação de Líderes da diocese de Nova Iguaçu) audiência pública promovida pelo fórum GRITA BAIXADA com o tema "Transporte público na Baixada Fluminense - Pelo Direito a um transporte digno e de qualidade". Com a presença dos Deputados Estaduais André Ceciliano, Xandrinho, de membros da Diocese, do Vereador Ferreirinha e representantes do Governo do Estado. Apesar de convidados, NENHUM PREFEITO da região se fez presente. Palmas para a Sociedade Civil, que mais uma vez mostrou que está de olho.


Representante do Governo do Estado explica os investimentos que serão feitos até 2016.


Deputado André Ceciliano em sua fala, propôs audiência pública da ALERJ aqui em Nova Iguaçu.

Representante do Governo do Estado expôs os muitos investimentos programados até 2016 ... Falou em 15 milhões de Reais, dos quais, 9 milhões, segundo o Deputado André Ceciliano, somente para a Capital. Nenhum investimento efetivamente para a Baixada. 

Apenas promessas de reflexos para cá, como a diminuição do tempo de espera no ramal de Japeri com a entrega de novos trens. Nada Metrô até Nova Iguaçu, Nada de TransBaixada ... Nada de conclusão do Arco Metropolitano ... Promessa de BRT ligando Nova Iguaçu a Madureira pela Via Light e um estudo de ligação da Via Light até a linha vermelha ... É muita coisa boa como promessa, afinal, não conseguem garantir passagens condizentes com o trajeto percorrido, ônibus em condições decentes e em número adequado, além de rodar de madrugada, não conseguem garantir que cada parada para ônibus tenha um abrigo, para dar maior conforto aos clientes, que somos nós ...


Alcy explanou sobre a importância do fortalecimento popular respeitando o que está na Lei: Reativar o Conselho Municipal de Política Urbana – COMPURB,  o Fórum Popular Permanente de Política Urbana, Rural  e Ambiental e reivindicar ao executivo a implementação do Fundo Municipal de Politica Urbana – FUMPURB. 

Madureira pela Via Light e um estudo de ligação da Via Light até a linha vermelha ... É muita coisa boa como promessa, afinal, não conseguem garantir passagens condizentes com o trajeto percorrido, ônibus em condições decentes e em número adequado, além de rodar de madrugada, não conseguem garantir que cada parada para ônibus tenha um abrigo, para dar maior conforto aos clientes, que somos nós ...


Dom Luciano discursa no final do evento.

Por sugestão do Deputado André Ceciliano, a ALERJ sugeriu realizar audiência pública em Nova Iguaçu debatendo o tema de forma mais abrangente. Formou-se uma Comissão com membros da Sociedade Civil e representantes da Câmara de Vereadores e do Estado, da qual farei parte, para definir propostas que serão encaminhadas ao Governo do Estado e para preparar o próximo encontro. A próxima reunião deste grupo está prevista para o dia 17.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Conselheiro Municipal de Educação

Sábado saiu publicado em D.O meu nome confirmando indicação por parte das escolas privadas de Nova Iguaçu para o cargo de Conselheiro Municipal de Educação. Mesmo como suplente (a NUCREP é a titular) garanto responsabilidade e trabalho neste novo desafio. Vamos à luta para uma Educação sem barreiras.

A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE ...

Assim como os moradores foram atendidos na postagem abaixo, volto a implorar que a Rua Glória tenha o mesmo tratamento. Para quem não lembra, o link contando o problema é o http://novobairrodaprata.blogspot.com.br/2013/04/uma-rua-diversos-problemas.html ... Ainda, a Eliane Martins aponta outros pontos do bairro que precisam de socorro em sua postagem do facebook a seguir. 

"Tadeu da CostaOrnison FernandesLuiz CláudioClaudia Maria Dos Santos,Thiago Portela,Nick Nick Nick,Show de bola, ver Tadeu e Abílio aqui na Prata, na curva da Vaspão do Guilherme. Ontem mesmo falei com Abílio que, na rua Plínio Cordeiro deMacedo(rua do Sexo, ao lado da Igreja Universal)tem um esgoto vazando há uns 3 meses e vai direto em direção à loja do Dr.Boldrim. Aqui na Plínio o lixeiro não passa há 15 dias e estou falando ,com vc Tadeu, porque sei que vc e Abílio, não são fracos, resolvem logo. E na rua perpendicular à rua do Sexo, na esquina da rua Moacir de Mattos, tem outro vazamento de esgoto. Por favor, coloquem essas intervenções em suas agendas, porque sei que vcs resolvem...abraços, obrigada e parabéns ao prefeito Bornier,trabalhando dia e noite para resolver nossos problemas e devolver nossa cidade, como sempre foi:A princesinha da Baixada Fluminense!!!!"

Vamos torcer para que o trabalho não pare e que não tenhamos que esperar mais três anos para ver a Prefeitura em ação por aqui ! Eu levo fé, e você ?

PREFEITURA EM AÇÃO

Após mais de três anos buscando solução para um vazamento de esgoto na Rua Flora de Araújo moradores foram atendidos pela Prefeitura de Nova Iguaçu neste último final de semana. Na foto abaixo, Tadeu e Abílio, assessores diretos do Prefeito Bornier, conferem a obra, próximo a padaria Vaspão. Bacana ver que nem todo mundo do governo é acostumado a gabinete e ar condicionado ... Vão para a rua ouvir quem precisa e atuar rapidamente. Equipe da CEDAE também se fez presente para consertar cano que estourou durante esta empreitada.Tomara que os moradores da Rua Glória, onde esgoto vaza faz um bom tempo e a Prefeitura já sabe (além de pedidos pessoais, Ouvidoria Municipal e Câmara já foram notificados), tenham dentro em breve a mesma sorte.


Abílio e Tadeu acompanham a obra na Rua Flora de Araújo.


Operários mandam ver. Intervenção durou dois dias de trabalhos árduos.

sábado, 25 de maio de 2013

POR FALAR EM SEGURANÇA ...


Batalhões da Baixada não alcançam a meta...

Com a invasão da bandidagem do Rio, nenhum dos quatro Batalhões de Polícia Militar existentes nos 13 municípios da Baixada conseguiu, em mais de dois anos, alcançar as metas de redução dos índices de criminalidade estabelecidos pelo governo. A secretaria de Segurança, então, decidiu dar uma mexida nos comandos das corporações em busca de resultados positivos. O coronel Danilo Nascimento, chefe do 3º Comando, que integrava a região, foi comandar o escritório de projetos da corporação. 

...E bandidos expulsam famílias em Nova Iguaçu

EM NOVA IGUAÇU, por exemplo, o pessoal do tráfico anda expulsando famílias que eles consideram “X-9”. Ou seja, que contam para a polícia o que eles estão fazendo na localidade. De acordo com moradores da região chamada de Palmeiras, mais de 20 famílias já foram expulsas e, muitas delas, agredidas. O clima é de terror em algumas áreas, principalmente às margens da Estrada de Madureira, porque muitos não têm para onde ir. E temem procurar a 56ª DP (Comendador Soares), como sugere a polícia que, ciente da situação, diz que vai apurar o tráfico na área. Enquanto isso... ah. Tá de brincadeira...

SEGURANÇA SEM CRITÉRIO

Não se faz omelete sem ovos ... NÃO DÁ PARA MELHORAR SEGURANÇA SEM EFETIVO NAS RUAS. Niterói vai ganhar mais de 600 homens para patrulhar somente Niterói ... Vai chegar a mais de 1000 homens no batalhão de lá. O que vão receber de policiais agora, não é o que o 20º tem a disposição para patrulhar Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis hoje em dia. Outra coisa que me chateia é a cidade de Nova Iguaçu não ter Guarda Municipal, que ajude no combate a delitos em parceria com a Polícia ... Só trocar comando e construir batalhão não basta, VAMOS EQUIPAR, VAMOS DESCENTRALIZAR ! AUMENTO DO EFETIVO DO 20º e CRIAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL, QUEM CURTE, COMPARTILHA !

POINT DA LEI SECA ...

Agentes da Lei Seca andam dando suas incertas na Prata. Costumam ficar embaixo da Dutra bem na Esquina com a Avenida Prata. Quando o camarada vê, já está sendo enquadrado ...

terça-feira, 21 de maio de 2013

OPRESSÃO É AQUI !

Relatos apontam que indivíduos armados em motos e carros andam tocando o terror a partir do cair da tarde na Prata, Morro da Cocada, Jacutinga e Morro da Igrejinha ... Moradores juram já ter visto homens de fuzil na Rua Tenório Cavalcante ! Eu ainda não me deparei com esta situação, mas quem vem comentando, são pessoas de confiança e que não tem por política ficar repetindo as coisas do nada. É preocupante saber que moradores estão com horário para sair das ruas (22 h no máximo). 

Sem a sua denúncia, essa prática acaba virando rotineira e teremos que nos acostumar no amor ou na dor com isso. Depende de você, da sua atitude !

DISQUE DENUNCIA - 2253-1177

segunda-feira, 20 de maio de 2013

NOTA DE FALECIMENTO

Faleceu ontem um grande morador do bairro ... Meu camarada Chumbinho borracheiro. Fiquei sabendo hoje cedo pela Flavinha, filha dele e rapidamente o que foi passado é que o sepultamento será no Cemitério de Nova Iguaçu entre às 16 e 17 h. Aos familiares e amigos meus sentimentos e que o senhor nosso Deus conforte seus corações.

LIMPANDO O ANEXO

E o anexo a Igreja Católica de Santo Antônio da Prata finalmente vai sendo limpo hoje ...

E O PAPO FOI ... ELEIÇÃO DE DIRETORES

Durante o almoço da Conferência, conversei com a professora Elaine Pernambuco, da Direção do SEPE. Deixei clara minha posição quanto ao processo de eleição para Diretores de Escolas Públicas do Município: Não concordo com indicação pois transformaria os colégio em currais eleitorais, porém, eleito ou indicado, o Diretor tem que cumprir sua carga horária e executar bem seu papel, sem se encostar na estabilidade eterna da eleição ou na indicação de padrinho, além de que o processo eleitoral precisa ser mais transparente. 

Ainda, disse que concordo com a movimentação de greve em parte, uma vez que nos seis anos de gestão do Lindberg NENHUMA escola foi construída, as que existiam se encontravam em precárias condições, o projeto bairro-escola foi a maior mentira já contada neste município, creches foram fechadas e muitas crianças ficaram fora das salas de aula e com tudo isso, o SEPE não se manifestou, dando a entender que se silenciou diante do aumento de salário ofertado por aquela gestão, vendo o próprio umbigo. 

Essa omissão da Direção da época não invalida toda a luta da categoria agora, mas dá descrédito a instituição pois esta não lutou quando a cidade precisou e agora, em quase seis meses de Governo, para tudo, mete o pau e faz e participa de movimentações nunca antes vistas. No final, me parece que esse sinal de mudança de postura, é sinal de que quem está aí agora quer batalhar pela classe e aí, pode contar comigo.

Foto: ATIVIDADE DO SEPE HOJE - DOMINGO 19/05/2013 na UNIG
Com a professora Elaine Pernambuco, do SEPE.
Eleições transparentes para o cargo de Diretor de Escola, preferencialmente com dois mandatos de dois anos e troca. Eu apoio !

5ª CONFERÊNCIA DAS CIDADES


Cerca de 300 pessoas acordaram cedo ontem para debater importantes temas junto ao Governo Municipal. Com o tema "Quem Muda a Cidade Somos Nós: Reforma Urbana Já! - com sustentabilidade, acessibilidade e mobilidade",  a 5ª Conferência das Cidades em Nova Iguaçu, foi um ótimo mecanismo para fosse avaliado o quanto temos que avançar. 

Foto: Vicente Loureiro, Urbanista e Subsecretário de Governo do Estado, dando sua contribuição.
Vicente Loureiro dando a sua contribuição
Auditório cheio mostrou que apesar dos erros na divulgação, o público entendeu o recado.Cortesia: Helder Ferreira

 Palestrante no evento, o arquiteto e urbanista Vicente Loureiro, subsecretário estadual de Obras, abrilhantou o evento pois é um quadro que contribui e contribuiu muito com a Cidade.

Após assistirem a apresentação inicial, os participantes almoçaram e posteriormente escolhiam onde queriam contribuir, sendo divididos em grupos onde debateram Participação Popular, Habitação, Saneamento, Transporte e Mobilidade (onde o maior grupo de pessoas se concentrou e eu também atuei), e Política Urbana.

Grupo de estudos com participação de Estudantes do Rangel Pestana e entre outros, Adriano Naval, Andrea, Seu Oswaldo da defesa Civil, Dona Sônia, Vereadores Ferreira e Gilson Cunha, Edianne.

Contribui com as seguintes sugestões: Que seja criada Lei Municipal que estabeleça padrões de calçadas para pronto acesso de cadeirantes; Fiscalização municipal que observe se o trecho ganho pela empresa de ônibus na licitação vem sendo cumprido; Reativação da malha ferroviária que atende ao Terceiro distrito, escoando os usuários dali para a Capital de trem (o que daria ao bairro da Prata uma estação de trem de passageiros); Fim da Dupla Função para motoristas de ônibus e novas concessões para que onde uma linha de ônibus atua, possa ter mais uma ou duas dependendo da necessidade

Outras propostas muito bacanas foram colocadas a disposição pelos outros participantes: Execução da TransBaixada, Criação do Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade, Metrô até Nova Iguaçu utilizando a Via Light como trajeto, Bilhete único Municipal, Redução das tarifas municipais (condizendo com o percurso que o ônibus faz) e um olhar para a ligação da Via Light com Deodoro, que será um ponto da Cidade do Rio com muitos investimentos até 2016.

A Sociedade Civil se fez presente também através de diversas instituições como o MAB, o GAB e o SEPE. Lá, busquei representar os Diretores de Escolas Privadas de Nova Iguaçu e a nossa COAFISOP. Também estiveram presentes os vereadores Gilson Cunha,  Luisinho, Giane Jura, Gerciano, Jorge de Austin e o presidente da Câmara Maurício Morais. No comando dos trabalhos, presidindo a mesa estava Giovani Guidone, secretário municipal de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente.

Foto: ATIVIDADE DO SEPE HOJE - DOMINGO 19/05/2013 na UNIG
Sociedade Civil em ação. Com a Professora Elaine Pernambuco do SEPE e Adriano Naval. Cortesia: Helder Ferreira

Sociedade Civil em ação. Henrique, do GAB e da Diocese, Alcy, do MAB e CME, Adriano Naval. Cortesia: Helder Ferreira

Estas Conferências servem para dar base ao Ministério das Cidades nos seus investimentos, bem como ajuda o Governo Municipal a executar ações dentro de sua competência.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

AUDIÊNCIA PÚBLICA ... COMPAREÇA !


MARQUE NA SUA AGENDA !

AUDIÊNCIA PÚBLICA - TRANSPORTE PÚBLICO NA BAIXADA FLUMINENSE

DIA 27 DE MAIO DE 2013 
HORÁRIO: 09h às 12h 
LOCAL: CENFOR

Organização: Diocese de Nova Iguaçu - Centro de Direitos Humanos 
Secretaria de Estado de Transporte.
Apoio: Fórum Grita Baixada.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

DEBATENDO O FUTURO DA CIDADE. Todo mundo lá !



Domingo próximo, Nova Iguaçu irá promover a 5ª Conferência das Cidades. Sociedade civil deve se fazer presente buscando colaborar com propostas que possam dar aos iguaçuanos melhor qualidade de vida.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

NOVA IGUAÇU E SEU DISTRITO INDUSTRIAL

Do blog http://noticiasdoalmeida.blogspot.com


Distrito Industrial

              Distrito industrial de Nova Iguaçu deverá ter 40 fábricas de grande porte

     O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, deu o primeiro passo, hoje, para a criação de um distrito industrial no município. Pela manhã, ele se reuniu com diretores da Eletrobras/Furnas para negociar a permuta de uma área de 805 mil metros quadrados, que fica no limite com Queimados, para a instalação do complexo, que ficará em uma área de três milhões de metros quadrados, e abrigará cerca de 40 fábricas de grande porte. O secretário de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Giovanni Guidone, e representantes da estatal sobrevoaram a área.

     De acordo com Nelson Bornier, o distrito irá gerar cerca de 40 mil empregos, recuperando assim o poder industrial do município, que perdeu fábricas por causa das emancipações de Queimados, Japeri, Belford Roxo e Mesquita, na década de 90. “Acredito que em um ano implantaremos o distrito, que ficará na Rodovia Presidente Dutra (sentido São Paulo Rio), entre os viadutos de Queimados e Austin”, disse Bornier, que conversou com o governador Sérgio Cabral solicitando a redução da alíquota do ICMS de 18 para 2% .

     Com as emancipações, Nova Iguaçu perdeu diversas indústrias de nome no mercado nacional como a Kaiser, Cimento Liz, Pumar (fábrica de guarda-chuvas) e a Bayer, entre outras. O município ficou ainda sem o Porto Seco (depósito alfandegado que armazena mercadorias), que passou a pertencer a Mesquita.

     O superintendente de Planejamento de Furnas, Haroldo Batui Ricardo, enfatizou que a empresa tem interesse em facilitar a permuta da área com a Prefeitura. Antes de sobrevoar a área com Giovanni Guidonne, ele destacou que 800 mil metros quadrados serão suficientes para que Furnas construa uma subestação de energia, que abastecerá a capital e a região Metropolitana do Rio. “Estamos conversando com a Prefeitura e acredito que as negociações irão evoluir de forma que contemple as duas partes”, resumiu.
O presidente da Câmara, Mauricio Moraes, participou da reunião.





quarta-feira, 8 de maio de 2013

SE GRITAR PEGA LADRÃO ....

18 de maio, sábado, às 10 h da manhã ... ESTE SERÁ O MOMENTO DE OURO QUE VOCÊ, MORADOR INDIGNADO, tanto aguarda. No auditório da Universidade Estácio de Sá estará o senador Lindbergh, doido para te ludibriar novamente ... Credores e moradores insatisfeitos com obras mal executadas ou sem obras, devem ir lá dar as boas vindas a ele ...

GREVE DE ADVERTÊNCIA ... VAI PARAR TUDO !

EXONERADO

Nosso bom amigo Paulo de Tarso ou Paulinho Leopoldo não é mais Secretário Municipal de Educação. Foi exonerado juntamente com boa parte da equipe que levou para a SEMED e vinha fazendo um trabalho bacana na educação. Assume interinamente o comando, a Professora Aparecida.

ENCAMINHADO TAMBÉM.

A Comissão de Acompanhamento e Fiscalização de Obras no Bairro da Prata encaminhou para o Secretário de saúde de Nova Iguaçu, Sr. Luiz Antônio Teixeira Jr, Ofício narrando toda problemática da UBS da Prata (Posto da Rua do Ouvidor) no que tange a verba de duzentos mil reais direcionada entre 2009 e 2012 para reforma daquela unidade. Pede posicionamento sobre o convênio que foi extinto e visita da Secretaria ao local para, diante disso, acenar finalmente com a reforma.

ENCAMINHADOS ...

Encaminhei ao gabinete da Presidência da Câmara Municipal e a Ouvidoria do Município, as solicitações para limpeza da área anexa a Igreja Católica (Protocolo de Ouvidoria 015471 somente para iluminação pública do local. A parte de limpeza foi comunicada diretamente a EMLURB) e para solução no vazamento de esgoto em frente ao condomínio Vivendas da Prata, na Rua Glória (Protocolo de Ouvidoria 015470). Vamos ver se aguardarão o período próximo a Festa de Santo Antônio para limpar ao lado da Igreja que hoje já recebe visita até de urubus ou o Ministério Público para resolver aquela vergonha perigosa para a saúde pública lá na Rua Glória.

sábado, 4 de maio de 2013

A CRECHE PRECISA DA SUA AJUDA ! (02)

Deixemos claro que ontem já foi publicado em D.O as normativas para celebração desses convênios. Ontem já houve reunião com o Governo para tratar disso ... Tenho certeza que a situação será resolvida porém, precisamos de ajuda para ONTEM e por isso o chamado a Comunidade e benfeitores que possam ajudar a Creche Comunitária Santo Antonio da Prata. Espero que não façam POLITICAGEM com assunto tão sério.

Matéria da coluna "EXTRA EXTRA" do Jornal Extra de Hoje.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

REUNIÃO DO CCS - CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA


COMUNICADO

Próxima reunião deste conselho:

Dia 28/05/2013, às 9:00 horas
Na Escola Municipal Herbert Moses
Rua da Liberdade, 343 - COBREX - Nova Iguaçu 

"Segurança Pública é dever do Estado e responsabilidade de Todos"

Participe!

DUPLICAÇÃO DO VIADUTO DO POSTO TREZE

Na semana que passou, a Prefeitura de Nova Iguaçu anunciou que o Viaduto da Barros Junior será duplicado. Palmas para a Prefeitura que vai, com esta ação, ajudar a desatar um nó terrível do trânsito iguaçuano, mas aí, vos pergunto ... E o viaduto do Posto Treze ? Essa semana ouvi de um amigo que estava tudo resolvido no Treze com a manutenção de mão única. Na minha visão não, afinal, jogaram para a Jacutinga, em trecho PERIGOSO (passa por lá de madrugada, passa) e que também engarrafa, o acesso para quem quer ir até Belford Roxo. Neste trecho quando engarrafado (já que os ônibus devem ir até a Dutra, entrar no Treze e seguir para a Prata), motoristas não cumprem o itinerário e seguem pela Avenida Prata, deixando a ver navios quem está aguardando no Treze e na Prata ... Está tudo resolvido ?

Continuamos em campanha: DUPLICAÇÃO DO VIADUTO DO POSTO TREZE JÁ !

Sacrificar motoristas que vão para Belford Roxo deixando-os expostos aos perigos e engarrafamento do trecho na Jacutinga é solucionar o problema ? Continuo insistindo que a duplicação deste viaduto ou outra intervenção NÃO paliativa juntamente com a organização do trânsito por parte do órgão responsável é que podem dar solução definitiva para esta questão.

A CRECHE PRECISA DA SUA AJUDA !

A Creche Comunitária Santo Antônio da Prata precisa que a comunidade a abrace. Este ano, o convênio com a Prefeitura ainda não conseguiu ser firmado e com isso os funcionários estão há quatro meses sem receber, trabalhando como voluntários. É na base da doação que chegam também os alimentos. A situação está insustentável ... Uma instituição com mais de vinte anos de atuação, com 45 crianças sendo assistidas atualmente e que faz parte da história do bairro merece mais apoio e mais respeito. Vamos mobilizar aí galera ... Deixar tudo nas costas da Dona Itacy e de sua equipe é covardia !

A creche precisa da sua ajuda ... Junte os amigos, mobilize-se e vá até lá conhecer o belo trabalho da Dona Itacy e sua equipe.