quarta-feira, 29 de junho de 2011

DESAFOGO PARA A CRECHE DA IGREJA

Publicado hoje nos ATOS OFICIAIS da Prefeitura.

EXTRATO DE CONVÊNIO COM AJUSTE DE CONTAS
PROCESSO: 2010/324158
TERMO: 015/SEMED/2011
PARTES: MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU E CARITAS DIOCESANA
DE NOVA IGUAÇU – CRECHE COMUNITARIA SANTO
ANTÔNIO DA PRATA.

OBJETO: visa o atendimento a 40 (quarenta) crianças na
faixa etária de 02 (dois) anos a 05 (cinco) anos e 11 (onze)
meses, no intuito de atender tanto em caráter social quanto
em caráter educacional em período integral.

PERÍODO: 03/01/2011 a 31/12/2011.

VALOR GLOBAL: R$ 90.163,20 (noventa mil, cento e sessenta
e três reais e vinte centavos), sendo R$ 37.568,00
(trinta e sete mil, quinhentos e sessenta e oito reais) referente
ao período de 03/01/2011 à 02/06/2011.

PROGRAMA DE TRABALHO: 07.001.12.365.5011.2.015
ELEMENTO DE DESPESA: 3.3.50.43
NOTA DE EMPENHO: 2011/100638
FUNDAMENTO: Art. 884 da Lei nº 10.406/02 (Ajuste de contas)
e Art. 116 da Lei nº 8.666/93

DATA DA ASSINATURA: 03 de junho de 2011.

DILCEIA DA ROCHA QUINTELA
Secretária Municipal de Educação

terça-feira, 28 de junho de 2011

DA PRATA PARA A CENTRAL !

Vale registrar que no último dia 13, foi inaugurada pela empresa CARAVELE a linha Prata x Central, que vai ajudar e muito os moradores do nosso bairro. Mesmo estando "do outro lado da linha", já que o ônibus sai da Pça da Rua Modista, esta é uma ótima notícia pois os moradores ganharam uma nova opção ... Quem pega o ônibus alí, tem grande chance de ir sentado, o que é um alento e tanto para encarar a viagem rumo ao trabalho no Centro do Rio.

Prata x Central (via Praça Mauá)
Rápido e Parador [ida: 05:00h e 06:00h = rápido / 05:30h parador] 
[volta: 17:30h e 18:00h = rápido]

HORÁRIO INTEGRAL ? NÃO ME VENHA COM ESSA.

Até hoje, rola uma investigação para que sejam apurados os dados disponibilizados pela Prefeitura (a época Sr. Lindberg Farias era o prefeito) do Censo Escolar de 2006 e 2007. A questão é que foi colocado que o horário integral faria parte de quase 99 por cento das escolas, do município o que é mentira e das cabeludas ... Só para constar aos defensores desse tal de "bairro-história"  chegam infomações que três salas da escola Municipal Meninos de Deus NÃO ESTÃO EM CONDIÇÕES DE USO e por isso, seus alunos estão "alocados" na nova E.M França Carvalho para evitar que tenham prejuízo ... Ainda bem que a França está a disposição da comunidade, apesar das inúmeras obras complementares que faltam, pois, se não fosse assim, teríamos mais um grupo de alunos ou indo estudar no "apertadinho" ou deixando de assistir aulas enquanto eventuais reformas não ocorrem.

De novidade só as placas !

E no Manhoso a coisa continua na mesma. O túnel liner já começou a ser furado e, como encontraram água demais no caminho, o que comprometeria a estrutura da obra, tiveram que parar e aguardar a chegada de uma empresa especializada nesta situação. Isso tudo você já sabe ... A novidade fica por conta das placas levantadas no local da obra, e só ! Segundo contato com a turma do INEA, em no máximo duas semanas homens já voltarão ao trabalho e, com no máximo vinte dias o túnel já estará colocado ... Será ?

 
Fotos 01: Placa na obra mostrando que a área NÃO ESTÁ LIBERADA.
Fotos 02: Placas com as informações da obra e o NOVO VALOR (mais um ... Onde está o dinheiro da re-rar ?).

Fotos 03: Início da estrutura que irá receber o túnel liner.

CUIDADO COM O BURACO !

 
Vejamos quanto tempo esse buracão bem abaixo do sinal de trânsito no Largo da Prata vai ficar aberto. Na foto 01 você observa o dito cujo, já na foto 02 observa o ônibus fazendo o que todo veículo vem fazendo desde que essa cratera se abriu: Desvia invadindo a faixa contrária.

SOLUÇÕES ... E VELHOS PROBLEMAS !

Aquele outdoor instalado coladinho no muro da igreja de Santo Antônio teve sua estrutura refeita pela empresa que o administra. Mostraram compromisso e por isso vão ganhar a nota dez de hoje. Já a nota zero, e um zerão bem redondo mesmo, vai para o morador que insiste em jogar lixo naquele local. Pior, é atear fogo no lixo que joga alí de forma irresponsável.

 
A estrutura recuperada da placa e o lixo despejado pelos próprios moradores. Covardia que, quem anda certo, sente na pele.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Enquanto isso no Manhoso ...

As obras de deságue do Manhoso estão tão enroladas que mais parece terem enterrado um pé de burro no local. A última postagem que fizemos foi no dia 08 e de lá para cá, pouca coisa mudou e a corriqueira situação de que, a cada metro escavado, um novo problema aparece permanece.

Hoje, os funcionários nem deram as caras e a novidade foi uma placa que foi colocada no local.

Em contato com o INEA, foi dito que ao escavarem por baixo da linha férrea, foi encontrada muita água, o que colocaria a escavação e a vida dos operários em risco, pois tudo poderia desbarrancar. Uma empresa (mais uma) especializada em escoramento já está sendo contactada e entre amanhã e quarta estaria chegando ao local.

É mais um capítulo desta interminável história ... Vamos acompanhar e torcer para que esta empresa de escoramento chegue logo, que a empresa que vai implantar o túnel consiga acabar sua missão logo, que as curvas ao longo do trajeto sejam logo concretadas para finalmente ocorrer a ligação do lado Iguaçuano com o lado Belforroxensse e DE UMA VEZ POR TODAS ESTA OBRA SER ENTREGUE A COMUNIDADE.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Para esclarecer ...

O pedido de fechamento da rua, bem como a orientação do trânsito com agentes, foi feito por mim via telefone no momento em que a festa acontecia e pedestres em peso dividiam espaço com carros e ônibus. A Prefeitura sabia do risco que os frequentadores estavam correndo e infelizmente não conseguiu contornar o problema nos outros dois dias de festividade. É isso ...

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Resposta do Eliezer da paróquia da Prata.

A Festa da Igreja de Santo Antônio da Prata esta mudando(Desde 2008). Isso é fato. E pode ter certeza que mais mudanças ocorrerão. Mudanças estas que trarão as familias, resgatarão as tradicões juninas. Onde se tem gosto de participar e levar a sua familia, ver uma dança de quadrilha, rancho de fado na barraca portuguesa e outras melhorias.

Os barraqueiros terão novamente a oportunidade de colocar as barracas dentro do pátio da Igreja, mas com algumas condições(Isso futuramente). Não queremos impedi-los de trabalhar, mas queremos mais cuidado no comércio de bebidas e conduta mais adequada por parte deles. Não é somente o lucro(dinheiro) que interessa. Existem outros valores a serem considerados(Isso eles ainda não entenderam).

Queremos que o moradores vizinhos a Igreja, tenham suas calçadas respeitadas, sem mijões e coisas piores. Que tenham tranqüilidade após o término da festa.

Pedimos desculpas pelo parque. Mas foi um problema alheio a nossa vontade. Se tivéssemos um gerador de energia, estaria a disposição do parque, para pleno funcionamento.

Não foi solicitado o fechamento da rua, foi solicitado o acompanhamento por parte da defesa civil e guarda municipal a orientação do transito(sem o fechamento da rua). A festa paralela(na rua) não deveria ter acontecido. Isso foi uma falha grave.

Concordo plenamente que a comunidade está de parabéns pelo empenho, dedicação e garra, na realização da festa. Méritos a toda comunidade que desde 2008, vem tentando(e conseguindo) melhorar a festa da Igreja de Santo Antônio da Prata.

E discordo da finalização do editor: Não houve pesares. Caminhamos mais um pequeno passo a frente.

Quer mais informações sobre a festa? Venha nos procurar. Estou sempre na paróquia as segundas-feiras(19:30 as 21:00). Venha esclarecer suas dúvidas e conhecer nossas idéias. Quem sabe não possa colaborar também ?

Eliezer Felipe Santiago
Vice-Coordenador Paroquial

E O ZÉ LADOR FOI ENGOLIDO ! (2)

Sobre o "Asfalto casca de ovo" não tenho outra coisa a dizer a não ser: SÃO COISAS DO SENADOR, E TEM QUEM ACHE O MÁXIMO !

E O ZÉ LADOR FOI ENGOLIDO !

Pois é, mais uma vez o herói do Jornal Extra dá uma chegadinha na nossa região. Ele esteve na comunidade São José, Jacutinga. Na Rua Mauricia Borges, viu uma das muitas crateras instaladas no local. A Prefeitura de Nova Iguaçu disse que vai enviar técnicos ao local e, será muito bom que eles apreciem o estado da Delfina Borges também, onde muitos buracos, liderados pela gigantesca cratera em frente a um depósito de material de construção, transformam a vida de quem passa por alí em um inferno.


VALEU COMUNIDADE ... A PRATA AGRADECE !

Com certo atraso é verdade, posto aqui os cliques da Festa de Santo Antônio. A garra da comunidade em buscar a relização de uma festa melhor a cada ano vai na contra mão do apoio logístico dado pela Prefeitura. Apesar da festa acontecer dentro da igreja, muitas pessoas circulavam pela rua o que tornaria mais prudente o fechamento da Plínio Casado, mas a turma da Prefeitura não teve esse cuidado, apesar dos pedidos ... Outra questão que fez com que muita gente se chateasse foi a falha na energia elétrica dos brinquedos, que não funcionaram no primeiro dia. 

 
 Foto 01: Entrada da Igreja com a turma chegando ao local;
Foto 02: A barraquinha com membros da comunidade Sta. Luzia foi sensação;
Foto 03: Quem foi a festa acompanhou apresentações no palco (ao fundo).

Muita gente acha que a festa esta diminuindo e, conversando com barraqueiros, muitos sustentaram a seguinte teoria: "Muita gente vinha da festa do Centro de Nova Iguaçu para aproveitar a festa da Prata o que enfraquecia a festa de lá pois, muitos barraqueiros vinham se instalar na festa da Prata pois o aluguel do ponto é mais barato ... Com o enfraquecimento da festa da Prata, a festa do Centro passa a "não ter concorrência" tanto para o público quanto para a administração ..." Confesso que ao ouvir isso fiquei indignado, pois estaria vindo "de cima" uma série de manobras para a cada ano tornar a festa da Prata menos atrativa. Não atentar que uma rua deveria ser fechada é um indício a ser considerado ...

Trânsito livre: Perigo constante para os muitos pedestres que transitavam pela Plínio Casado e se concentravam, principalmente na frente da Igreja.

Abordando coisas boas, não dá para deixar de agradecer a todos os voluntários que se dedicaram não só nesses três dias de festa, mas na organização e preparação de tudo que foi ofertado a comunidade. A barraca Portuguesa estava uma maravilha, a de doces nem se fala. Valeu a pena, apesar de todos os pesares.

 Foto 05: O público vindo para a festa visto de dentro da Igreja;
Foto 06: Visão do pátio lotado e da Igreja iluminada;

quarta-feira, 8 de junho de 2011

SALVE SANTO ANTÔNIO - SALVE COMUNIDADE !

Esta semana acontecerá a GRANDIOSA FESTA DE SANTO ANTÔNIO na Igreja católica do nosso bairro. O evento irá ocorrer nos dias 11 (sábado), 12 (domingo) e 13 de junho (segunda) , sempre a partir das 16 horas. Segue a programação:  
DIA 11 - Terço às 18 hs / Tríduo às 19 hs SHOW DE MPB com Rogério Sá. 
DIA 12 - Missa às 8 hs / Tríduo às 19 hs SHOW DE MPB com Elton.
DIA 13 - Tríduo com missa às 9 hs, Procissão e Missa às 16 horas e Show Católico.

Vale lembrar que além dos shows, barracas da comunidade e brinquedos do parque de diversões enriquecerão o evento. A organização da GRANDIOSA FESTA DE SANTO ANTÔNIO fica por conta do Padre Dimas, do Diácono Paulo Roberto, da Comissão de Eventos e da Equipe Litúrgica.

 
Foto 01: Faixa convocando a comunidade a prestigiar o evento / Foto 02: Os brinquedos sendo montados no pátio da igreja.

DESÁGUE DO MANHOSO - As últimas ...

 Escavação feita no local de assentamento do túnel liner

Está caminhando, ainda que a passos lentos, a obra de deságue do Manhoso. Em oito dias, muitas medições desencontradas, cinco metros de escavação terra a dentro, além da chegada das placas indicando a obra e a abertura de uma valeta foram os acontecimentos ligados a esta benfeitoria. Segundo os próprios responsáveis pela escavação, que posteriormente dará lugar para o túnel liner, em condições normais, mais vinte dias é o prazo para o túnel estar colocado sob a linha férrea, daí é dar sequência a implantação das galerias ... É aguardar para ver.
Valeta feita para dar saída ao esgoto.

OUTDOOR PERIGOSO !


Placa no finzinho da Avenida Prata, coladinha no muro da igreja católica.


Esta PLACA (em nada o anunciante tem a ver com isso), apresenta sério risco de tombamento e pode provocar um acidente a qualquer instante. Tudo bem que a escora da placa estava lá quietinha e o morador, que insiste em jogar lixo no local e atear fogo, acabou danificando-a, mas é de responsabilidade da empresa proprietária da placa fazer a manutenção da mesma.

Situação lateral da placa e um "close" no escoramento feito.

sábado, 4 de junho de 2011

OS BASTIDORES DA NOTÍCIA ... Matéria da Comissão no RJTV.

Já havíamos postado por aqui, os bastidores da matéria que passou no RJTV, quadro "Parceiros do RJ" esta semana. Como tiramos aquele post e os pedidos foram muitos, lanço novamente aquelas fotos por aqui contando como foi a construção deste momento.

 
Fotos 01 e 02: A Comissão se reunindo momentos antes da matéria ser gravada.

 
 Fotos 03 e 04: Mariane e Petter MC organizam os últimos detalhes antes de mais uma gravação no Manhoso.

Fotos 05 e 06: Petter e Mariane preparando a gravação no largo da Prata juntamente com o Seu Wandir...

E a "LIGA DA JUSTIÇA" está no G1 !

No link http://g1.globo.com/platb/rio-de-janeiro-parceiro-do-rj foi publicado pelo parceiro Petter Mc narrativa sobre a COAFISOP e sua atuação. Entre e comente ...

quarta-feira, 1 de junho de 2011

ASSIM FOI A AÇÃO SOCIAL NA IGREJA - MATÉRIA DO HORA H DE HOJE

ALÔ GUARDINHAS ... SE NÃO PODE, NÃO PODE !

Não se engane, amigo leitor, achando que esses carros estão apenas deixando alunos na porta do Colégio. Muitos deles, de forma errada seguem pela Plínio Casado rumo ao Largo da Prata, o que está proibido. Seria bom se os agentes de trânsito voltassem a dar o ar da graça na frente da Igreja, buscando coibir certos abusos.


QUEIMEI A LÍNGUA, OU MELHOR, O DEDO !

Ontem, homens da CODENI voltaram até a Rua Tenório para finalizar aquela "brilhante" intervenção que haviam feito dias antes. Terminaram, inclusive colocando o asfalto sobre o buraco que estava aberto ... Uma maravilha ! Queimei o dedo e ficou feliz por isso, mas ainda falta uma coisinha ... A REDE DE ESGOTO CONTINUA OBSTRUÍDA, CHEIA e é preciso que o caminhão Vacou da prefeitura se faça presente imediatamente.