segunda-feira, 30 de maio de 2011

COAFISOP no RJTV - VÍDEO

Hoje foi um dia marcante na história da COAFISOP. A matéria que foi produzida pelos amigos Petter MC e Mariane Del Rei ficou show de bola. É a mobilização popular dando rumo certo as cobranças. Gravamos e ficamos ansiosos pois sabíamos que as cinco horas de gravação iriam virar cinco minutos de matéria ... Todos torcemos muito para que esses cinco minutos no ar, pudessem despertar a comunidade e se a coisa ainda não tomou a proporção que desejamos, temos tranquilidade, dentro em breve atingiremos esse estágio. Clique no link abaixo e veja a matéria que também está disponível no site do RJTV. Nosso muito obrigado a todos os amigos da imprensa. Com vocês ao nosso lado, a luta passa a ser mais igual ...


A BOLA FORA II

A resposta da Secretaria de Educação, dizendo que TODAS as instalações da E.M França Carvalho foram entregues para pronto uso foi, digamos, falta de informação de quem respondeu a nota. Se não for assim, o que dizer da RAMPA SEM COBERTURA, DA PROTEÇÃO LATERAL (que inclusive aparece no vídeo, disfarçada por um tapume), além DA FALTA DA VIDEOTECA que muitos já dizem, será substituída por uma BIBLIOTECA COMUM e mais barata ?

A BOLA FORA I

A resposta que foi dada pela Secretaria Municipal de Saúde sobre a reforma do Posto de Saúde do bairro é um pouco confusa, se for observado que faz pelo menos dois meses, o Secretário Josemar, gente boa pra chuchu, já havia dito que o processo de licitação estava correndo e que a obra começaria logo ... Agora vem a resposta que em junho vai haver NOVA LICITAÇÃO para PROVAVELMENTE no segundo semestre deste ano as obras iniciarem ? ficou estranho ...

CALÇADAS DO MAL !

 Muitas das "calçadinhas Lindberguianas" do bairro, aquelas com os tijolinhos milionários que o prefeito popstar insistiu em por em tudo que é lugar, estão uma bagaceira só. Desniveladas, com tijolinhos soltando e atrapalhando o dia a dia dos moradores, inclusive pondo em risco a integridade da nossa gente. Dá uma olhadinha no flagrante abaixo, na José Mariano dos Passos.


O EFEITO RJTV 2

Hoje, segundo o prazo dado pelo INEA, começariam as obras para a instalação do túnel liner. Infelizmente, as máquinas não começaram a escavação mas lá pelas 11, 11:30 hs, homens do INEA chegaram ao local, curiosamente após contato da equipe do RJTV com a Assessoria de imprensa do INEA.

Segundo os operários, o trabalho "a vera" começa amanhã e como estamos na ponta dos cascos, vamos ficar em cima deles para que essa obra termine o quanto antes.

Contâiner e Operários: Sinal que aos poucos a obra vai gannhando corpo. Para ficar melhor, vamos torcer para a chegada do maquinário rápido.

O EFEITO RJTV.

Foi só saber que o RJTV iria passar hoje, em sua primeira edição, a matéria que contava a história de luta da COAFISOP, que homens da CODENI foram até a Rua Tenório para consertar o buracão que o Zé lador, do JORNAL EXTRA, havia denunciado e ... FIZERAM UM SERVIÇO MUUUUUITO FEIO, PARA NÃO DIZER DE PORCO !

 FOTOS 1 e 2: Reparem que na parte do recapeamento, dois pontos foram contemplados com um asfalto que estava esfarelando. Na foto de baixo, "esqueceram" de fazer o serviço em um buraco.

 A rapaziada da CODENI foi lá, jogou uma camadinha de asfalto muito chumbrega em dois pontos da rua e foi embora, deixando os buracos que o serviço "tapa-buraco" deveria tapar e o buracão que teve a manilha consertada arreganhado para quem quisesse ver.

FOTOS 3 e 4: O buracão que CONTINUA aberto, com muito entulho no entorno e uma "sinalização" feita pelos moradores.
FOTO 5: Os outros tantos buracos que a Rua Tenório tem em sua sequência.

A esperança dos moradores é que a equipe volte amanhã para terminar a obra pois sairam sem dar satisfação e com muita tarde para acontecer, pois ainda eram 15 horas. Aguardando as cenas do próximo capítulo.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

PREFEITURA E A AÇÃO SOCIAL NO BAIRRO DA PRATA

Esta informação também está disponível no site da Prefeitura de Nova Iguaçu.

Agenda

Prefeitura promove ação social no Bairro da Prata

No próximo sábado, dia 28, o projeto Prefeitura em Ação, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência e Prevenção à Violência (Semaspv) estará na Estrada Plínio Casado, 2.088, Bairro da Prata. Entre 8h e 12h, quem for ao local poderá  solicitar, gratuitamente,  segunda via de documentos, corte de  cabelo e aferição  da pressão arterial. A iniciativa leva serviços de prevenção em saúde, cidadania, bem estar e lazer a diversos bairros da cidade.

E por falar em RJ TV, REDE GLOBO ...

Hoje, a convite da Rede Globo, estive presente nos estúdios de gravação do Jornal Nacional e RJTV / Bom dia Rio. O encontro serviu, principalmente para estreitar laços com a equipe de jornalismo que cuida do Bom Dia Rio e das edições do RJTV. Na minha fala, explanei sobre o trabalho da Comissão de moradores da Prata, em fiscalizar e cobrar dos governos, sobre a atuação do Conselho de segurança da cidade e outras coisas mais ... O importante é que a porta foi aberta e reforço o que sempre disse: Sozinho ninguém chega a lugar algum. Agradecimentos a bela Lorena e ao amigo Tiago, da Central de Relacionamento com o Telespectador, condutores deste convite.

 
 
Fotos 01 a 04: Chegada do grupo a Rede Globo e posterior café com os outros telespectadores que também colaboram enviando pautas, com os responsáveis pela Central de Atendimento ao Telespectador e com a apresentadora do Bom Dia Rio, Ana Luiza Guimarães.

 
 
 
 
 
Fotos 05 a 10: Em visita ao estúdio do RJ TV, junto com a simpática Ana Luiza Guimarães pudemos observar como é trabalhoso preparar o jornal nosso de cada dia. Vale a pena observar a bela vista para relaxar.

COAFISOP NO RJ TV

Vale a pena ficar ligado no RJTV primeira edição de amanhã. A matéria do quadro "Parceiros do RJ" contará a história e a luta da COAFISOP em defesa dos direitos da população iguaçuana, em especial dos nossos amigos moradores do bairro.

E o Zé Lador andou pelo bairro ...

O super-herói do Jornal Extra andou pelo bairro da Prata denunciando algumas irregularidades ... Esteve na Rua Clara de Araújo e na Rua Tenório Cavalcante para mostrar o estado total de abandono que essas vias se encontram ... Lembro que quem tem vergonha, não faz vergonha e, se a Prefeitura tivesse ouvido a população, que cansou de pedir essas melhorias, não teria que dar explicações sobre tal absurdo ... Pagou pra ver, tá aí.

Só super-herói consegue passar

Por: Ze Lador, em

Passar pela Rua Clara de Araújo está se tornando um desafio para os moradores do bairro da Prata, em Nova Iguaçu. Um tarefa que também exigiu um grande esforço do Zé Lador, que quer usar seus superpoderes para buscar uma solução rápida e definitiva da Prefeitura de Nova Iguaçu.
De acordo com os moradores, o problema começou há dois anos, logo depois da conclusão das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os primeiros buracos apareceram em frente ao número 89. De lá pra cá, a população se une para jogar terra e fechar a cratera. É o que conta o médico Ênio José Nunes da Motta, de 58 anos.
— O asfalto do PAC tinha uma péssima qualidade. Não resistiu ao tráfego intenso de ônibus e caminhões. Por isso, o asfalto está afundando e abrindo buracos cada vez maiores. Sempre chamamos a prefeitura, mas nada é feito. Tentamos amenizar o problema fechando por conta própria os buracos — afirmou o médico.
A Prefeitura de Nova Iguaçu informou que vai enviar uma equipe técnica ao local para verificar o tipo de asfalto que será necessário.

Esgoto no quintal em Nova Iguaçu

Por: Ze Lador, em

DESÁGUE DO MANHOSO - Fala Baixada e eu-Repórter ...

Sábado último saiu nota no caderno Baixada do jornal Extra ... Na segunda, rolou a matéria no Fala Baixada ... Que o pessoal do INEA acabe logo a obra, pois, mesmo com o prazo dado, conseguiram se tornar  "inconfiáveis" e a galera está de olho, torcendo para desta vez, o jogo só acabar no apito final do árbitro.

DESÁGUE DO MANHOSO - Matéria do Hora H de ONTEM ...

Ontem, saiu esta matéria no Hora H. Como a história "não é bem assim", relutei em postar, mas coloco aqui para que os senhores possam analisar. A grande verdade é que finalmente a obra vai acontecer (o escoramento começou a ser feito ontem) e melhorar, esperamos, a vida daqueles moradores. Créditos, primeiramente, para a Comissão de Moradores do bairro da Prata, que lutou pela obra e quando esta foi paralisada, conseguiu, via vice-governador que ela fosse retomada, inclusive com aditivo para Belford Roxo. Créditos também, ao Vereador de Belford Roxo Márcio Cardoso que conseguiu levar ao povo daquele lado da linha os benefícios desta obra e ao Vereador Iguaçuano Fernando Cid, que alinhavou o contato da Comissão com o Vice Governador Pezão (A quem também somos gratos) por duas vezes. Por fim, um viva especial para TODOS os amigos da imprensa, que ajudaram a cobrar e tornar público toda aquela vergonha. Assim que se faz: Poder Público, Imprensa e povo juntos ... Aí ninguém segura !


sábado, 21 de maio de 2011

Notícias do Posto de Saúde ...

Amigos, abaixo estão disponíveis os horários da UBS do Bairro da Prata, lá na Rua do Ouvidor. Vale a pena conferir o belo trabalho da Diretora Maria de Lourdes e sua equipe.

Vacina: Terças e Quintas - das 09 às 16:30 hs
Laboratório: Quartas - das 07 às 09 hs
Preventivo: Quintas - Ás 09 hs

GINECOLOGISTA / 3ª Feira: Drª Regina
CLÍNICO GERAL / 4ª Feira: Dr. Fábio Raia
 PEDIATRA / 5ª Feira: Dr. Abel

Sempre a Light ...

Na última semana, pontos do bairro ficaram sem fornecimento de energia durante alguns minutos ... Como que em um rodízio, a área do Largo da Prata, do Manhoso e próximo a Escola França Carvalho assistiram este problema em dias diferentes ... Que a Light preste atenção em como trata a população do bairro, pois de problemas pertinentes a ela (outro exemplo são os postes em péssimo estado) já estamos de saco cheio !

quarta-feira, 18 de maio de 2011

UM ESCULACHO !

Assim posso definir o estado do asfalto na Rua Delfina Borges, na Jacutinga, principalmente o trecho em frente a loja de material de construção COLONIAL. São os caminhões desta empresa, juntamente com o trânsito de ônibus, aliado a um asfalto para lá de vagabundo que levaram a rua a ficar intransitável, com verdadeiras crateras que, em dias de chuva, não deixam visíveis os perigos que alí estão instalados ... ALÔ PREFEITURA, ALÍ AINDA É NOVA IGUAÇU !!!

REUNIÃO - PROJETO IGUAÇU

Atendendo pedidos do amigo Givoneick, segue convite.

Reunião da Comissão de Acompanhamento do Projeto Iguaçu de Nova Iguaçu, e em Nova Iguaçu, AUTONOMA E INDEPENDENTE DIA 28 DE MAIO DE 2011 (SÁBADO) às 14 horas.
Local a confirmar, onde temos dois possíveis locais:  CIEP São Vicente de Paula em J. Palmares ou no MAB.
Participe e tenha as informações negadas pelo estado, adquirida por nós através do MPRJ.
Mobilize sua comunidade e faça valer os seus direitos.

Bairro PRATA;
Jardim Palmares;
Ouro Preto;
Ouro Fino;
Bairro Danon;
Bairro Nova Era;
Bairros próximos ao Rio Botas em Nova Iguaçu e seus rios alimentadores.

Estarão sendo apresentados e disponibilizados na medida do possível materiais e documentos sobre o Projeto Iguaçu, sonegados pelos representantes do Estado do Rio de Janeiro com a atribuição de desenvolver e implantar o Projeto Iguaçu, bem como o vídeo gravado por nós com a imposição, o mau-caratismo, a covardia e o cinismo dos atuais e passageiros representantes do Estado do Rio de Janeiro não eleitos por nós, indicados por conveniências políticas partidárias da pior espécie que se possa imaginar.

"Separando o joio do trigo"

Cabe a nós fazermos a diferença.
Contamos com sua presença e participação.

Gilvoneick de Souza José - DAMGEMT / Rede Ambiente TV / APEDEMA RJ

COAFISOP no jornal Extra.

Atendendo a pedidos, aí está a matéria do Jornal Extra da semana passada em que o trabalho ca COAFISOP foi divulgado. E VEM MAIS POR AÍ !


JÁ ESTÃO SE MEXENDO ...

Ontem, homens da MRS juntamente com engenheiros do INEA estiveram no Manhoso, no trecho onde vai passar o túnel ARMCO. Já estão observando como será feito o escoramento ... Será que podemos levar fé agora ?

terça-feira, 10 de maio de 2011

Comissão no Jornal EXTRA de ontem

Ontem, a Comissão foi tema de matéria sobre mobilização popular no JORNAL EXTRA, página 04. Segue a matéria que será posteriormente escaneada e postada aqui.

Por Aline Custódio
 
Cansados de esperar pelo poder público, moradores de diferentes cidades da Baixada Fluminense estão arregaçando as mangas e transformando o próprio lugar onde vivem. Exemplos em Belford Roxo e Nova Iguaçu provam que onde falta a ação da prefeitura, existem boa vontade e disposição de quem acaba se tornando benfeitor do próprio lugar onde mora.
Obstinados em melhorar as condições do Bairro Prata, em Nova Iguaçu, moradores formaram há três anos uma comissão para fiscalizar as obras realizadas no local.

Fiscalização

A Comissão de Acompanhamento e Fiscalização das Obras do PAC, liderada por Eliane Martins, de 51 anos, acompanha as obras de macrodrenagem no bairro. Antes, a comissão ajudou a tirar do papel a sinalização do Largo do Prata e a construção de uma escola da região, a França Carvalho. Depois que a macrodrenagem for finalizada, a comissão já se prepara para outro objetivo: o novo posto de saúde do bairro.

— Sem a união dos moradores, muitas melhorias acabam sendo esquecidas. É preciso pulso e disposição para cobrar do poder público — afirma Eliane.

Se os moradores da Rua João Ferreira Pinto, no bairro Ponto Chic, não tivessem se unido, até hoje a via estaria sendo chamada de "Rua do Fedor". Rota improvisada de caminhões para o Centro de Tratamento de Resíduos de Adrianópolis, há um ano a João Ferreira Pinto estava impregnada do mau cheiro causado pelo lixo que caía dos veículos.
Indignados, os moradores protestaram fechando a rua e entregaram um abaixo-assinado na prefeitura. Resultado: parte dos caminhões foi obrigada a mudar a rota e a Emlurb realizou a limpeza com água e eucalipto.

Fabricando manilhas de concreto

Para tentar solucionar um problema de décadas na Rua Marquesa de Santos, no bairro Santa Tereza, em Belford Roxo, o pedreiro Manoel Xavier, 61 anos, fez duas fôrmas com chapas de zinco e madeira. Há dois meses, elas servem para a fabricação de manilhas de concreto que estão sendo colocadas em frente à casa do pedreiro.
— Não aguentava mais ver o esgoto a céu aberto. Quero fazer mais 15 destas, mas o custo é alto — conta.
Para as primeiras cinco, Manoel Xavier desembolsou R$ 2 mil.
A Secretaria Municipal de Obras de Belford Roxo "agradece a atitude do morador", mas solicita que todos procurem a secretaria para encaminhar reclamações. O endereço é Rua Manicoré, 125, bairro São Bernardo — Telefones: (21) 2103-6953/ 2103-6954 / 2103-6952.

Definiu ????

Acabou agora reunião no canteiro de obras do INEA, lá em Belford Roxo entre os representantes daquele Instituto e a MRS Logística detentora da faixa de terra da linha férrea. Parece que FINALMENTE estabeleceram prazos para a obra de deságue do Manhoso ter sequência do lado iguaçuano. No Próximo dia 25 a MRS fará o escoramento da linha para, no dia 30, o INEA iniciar a instalação do túnel liner. Cabe ressaltar que esta reunião só aconteceu face a pressão promovida pela comissão diante do disse me disse sobre a responsabilidade pelo atraso na continuação da obra.

Errata: Secretária NÃO !

Marilene Ramos, é a PRESIDENTE DO INEA, como bem lembrou a Eliane. O Secretário de Meio Ambiente é o Carlos Minc.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

DESÁGUE DO MANHOSO: Caçada a Secretária Marilene Ramos na Baixada.

Hoje foi um dia daqueles. Mas no final, a COMISSÃO, e confesso, fico feliz pra cachorro de escrever da atuação dessa gente, deu um "sossega neném" na Secretária Marilene Ramos, cobrando posicionamento sobre o disse me disse que esta acontecendo para a obra estar atrasada. Explico: Na última audiência Pública em Nova Iguaçu, que discutiu o Projeto Iguaçu, o Sr Irinaldo, Engenheiro do INEA, disse que a MRS Logística estava cobrando OITENTA MIL REAIS para liberar o acesso do INEA a sua faixa de domínio, a linha férrea. 

Sabendo disso, a Comissão questionou a MRS, que enviou a companheira Eliane um e-mail desmentindo isso tudo. Aí o bicho pegou. Fui com o seu Wandir até o Canteiro de obras do INEA, buscando resposta para tal imbróglio, enquanto Eliane Já caminhava para Mesquita, pois tinha notícias de que a Secretária e sua comitiva estariam na Chatuba. Fomos ao encontro da Eliane ... Ao chegar na Chatuba, fomos informados que eles já haviam saído do local, sendo seguidos pela Eliane e monitorados via telefone, precisavamos chegar todos juntos para cobrar. 

No final das contas amigos, Eliane chegou, e nós, logo depois a Nova Cidade, em Nilópolis, na beira do Rio Sarapuí ... Rua sem saída, seu Wandir parou o carro no meio da rua. E fomos lá, ela tinha que ouvir que a situação estava obscura, e que, se não respeitam o que manda o Vice-Governador Pezão, algo está errado. Sem sair da van, rapidamente conversou com Seu Wandir, Eliane e eu.

Por fim, depois desta caçada, no bom sentido da palavra, ficou marcada reunião para a próxima segunda pela manhã do INEA com a MRS e é claro que a COMISSÃO VAI ESTAR PRESENTE. Em tempo, ficou muito feio para a Secretária dizer que "o INEA nem ia fazer essa obra" e que " a MRS deveria fazer primeiro o dever de casa, antes de ficar respondendo e-mails ..." Mostrou-se uma pessoa muito nervosa e petulante, na contramão de tudo que eu, particularmente, ouvia falar. Imagina se ela tivesse sua casa invadida por água de cocô a cada chuva que cai ...

Secretária Marilene Ramos, com uma pressa que parecia estar indo apagar incêndio em Roma, presta satisfações a COAFISOP e garante a conclusão da obra. É aguardar, estamos documentados !





A nova cara do bairro ... Meu posicionamento.

Quem me conhece e acompanha as discussões sobre as necessidades do bairro, sabe que o fortalecimento do comércio é um desejo antigo. Torço muito para que consigam vingar no bairro, mais do que "casas de lazer" e bares, não que estes não tenham a sua importância, mas falta uma farmácia, um açougue, um mercado, uma loteria ... Fico vendo Comendador Soares e Miguel Couto, por exemplo,  e sonho com o dia que o nosso bairro possa ofertar para os seus moradores o conglomerado de serviços que vejo nesses bairros. Que a coragem do Boldrim em investir no bairro e os novos vizinhos do condomínio que ainda vai ser construído, consigam atrair não só novos investimentos comerciais que movimentem o bairro, mas investimentos estruturais por parte do poder público. Acho que uma coisa puxa a outra e se não for assim, poderemos ter problemas terríveis com esgoto e trânsito (mais ainda), por exemplo, onde deveríamos ter só solução.

A nova cara do bairro 2 ...

Lí um post da companheira Eliane Martins no blog do Almeida falando das intervenções do nosso amigo Boldrim na rua Plínio Cordeiro de Macedo.  Mesmo incrementando o entorno de um investimento próprio, são claríssimos os benefícios que chegam indiretamente para a comunidade. Observem:

BOLDRIM CONSERTA O QUE LINDBERG DESTRUIU !

Calma... Já vou explicar.
 
Em todos os locais aonde ocorreram obras do PAC, as ruas do entorno das obras ficaram destruídas e sem perspectivas de melhorias, certo ?!?! E não foi diferente com a rua Plínio Cordeiro de Macedo, a famosa rua do Sexo.Ocorre que Boldrim vai inaugurar neste local uma nova empresa e está fazendo obras de melhorias, recuperando todas a calçada, replantando árvores, construindo uma espécie de praça e jardim, aonde os lindberguianos só deixaram buraco e entulho de obra.Está ficando uma beleza e os moradores estão encantados com ele.Isso sem falar da simpatia e disponibilidade que ele tem para conversar com os vizinhos... o bairro da Prata ganhou muito com a vinda dele. Que Deus o abençoe.

A nova cara do bairro 1 ... (Colaborou Eliane Martins)

Teremos como novidade nos próximos meses, um mega empreendimento imobiliário tocado pela PATRIMÓVEL no nosso bairro. É a Prata definitivamente entrando na listagem do "boom imobiliário" que virou febre em Nova Iguaçu. Estão fazendo um superlançamento, na Avenida Plinio Casado, em frente ao antigo Luna Park. Será construído um condomínio no imenso terreno que era do empresário Augusto Flores, falecido meses atrás. Quem está a frente dos trabalhos é ninguém mais, ninguém menos que o Ex-Deputado Cornélio Ribeiro...