quinta-feira, 31 de março de 2011

TRANSBAIXADA

Além de informar que o Governo do Estado estará assumindo as obras paradas na Gestão Lindberg em nossa cidade, o Vice-Governador Pezão informou que ainda este ano começara a obra da TRANSBAIXADA. Em http://www.youtube.com/watch?v=qEElTKLsay4 você tem acesso a simulação do projeto e pode começar a debater mais esta intervenção em nossa região.

89 anos de PC do B: Comemoração em Nova Iguaçu.



Acessando o link http://www.youtube.com/watch?v=ozFgRuwovWw você tem acesso a matéria exibida no Programa Fala Baixada de 30/03/2011, sobre o aniversário de 89 anos do PC do B comemorado em Sessão Solene na Câmara Municipal esta semana.

segunda-feira, 28 de março de 2011

É HOJE - CONVITE !

Convido todos que acompanham o blog a estarem presentes na Câmara Municipal de Nova Iguaçu hoje, às 19 horas, para comemorar os 89 anos do PC do B. Neste ato estarei assinando a minha ficha de filiação ao partido junto com  pelo menos mais quinze companheiros. 

 

ACS's: A LUTA CONTINUA ! (5)

Está ocorrendo neste momento reunião entre Concursados de 2007 para o cargo de ACS's de Nova Iguaçu e o Secretário de Saúde, Josemar. Em pauta, a nomeação de quem foi aprovado em caráter de urgência. Em tempo: Só na Prata, a estimativa é que faltem, ainda, pelo menos três ACS's para que o trabalho possa ser bem feito. Casos de Dengue no Manhoso, por exemplo, já assustam a comunidade.

Audiência com o Pezão - Operação Asfalto Já !

Sobre o pedido de asfalto para algumas ruas do nosso bairro (ver posts anteriores), a notícia é boa em geral. Obras paralizadas na gestão do ex-Prefeito cara de pau, digo, cara pintada, e que não tiveram continuidade na gestão Sheila Gama serão retomadas pelo Governo do Estado. O compromisso é na ordem de duzentos milhões de Reais e deve início em duas semanas por todo o município.

Audiência com o Pezão - Deságue do Manhoso

Na última sexta, juntamente com a Deputada Federal Jandira Feghali e o Vereador de Nova Iguaçu Fernando Cid, estive presente a tão aguardada audiência com o Vice-Governador Luiz Fernando "Pezão".

 Jayme Soares e a Deputada Jandira Feghali

Questionado sobre o atraso na conclusão da obra de deságue do Manhoso e informado sobre a problemática quanto ao escoramento da linha férrea, face o burocrático jogo de empurra entre INEA e MRS, foi feito contato com a secretária Marilene Ramos que estava acompanhada do Coordenador Irinaldo.

O que foi informado pela Secretária ao Vice-Governador, é que em mais quatro, cinco dias as máquinas irão iniciar o processo de escoramento para a colocação do túnel e a posterior ligação entre as galerias. É aguardar e conferir, até porque, os ralos que foram entupidos, desta vez pelo pessoa do INEA, acabaram fazendo com que o esgoto vazasse pela rua ... Se não fossem os moradores da rua Bugre providenciarem uma ligação para o esgoto cair no ralo, a situação estaria pior, mas ainda tem o risco de doenças. E o que falar do asfalto da rua, arrebentado pelo vai e vem das máquinas e caminhões ?  Portanto, dinamismo gente boa, dinamismo !

 
 Foto 01: A valeta aberta pelo moradores para dar o rumo certo ao esgoto. Parece que as autoridade tem prazer em entupir ralos.
Foto 02: A rua Bugre, estreitada e com asfalto comprometido.



quinta-feira, 17 de março de 2011

UM PEDIDO É UM PEDIDO ...

Ontem, novamente foi solicitado diretamente a Prefeita Sheila Gama, atenção com as ruas destruídas durante e após as obras do PAC no Bairro da Prata. Mostramos o estado de ruas como Vereador Abdiel Duarte, Tenório e Plínio Cordeiro de Macedo, por exemplo. Novamente, a resposta que tivemos é que o Secretário Rogério vai agendar conosco uma reunião e se isso realmente acontecer, seria muito bom que esta acontecesse "in loco", lá na Prata, para que ele veja bem a dimensão do problema.

Obra de Deságue ... A BOLA ESTÁ COM O INEA ...

Segundo representantes da MRS Logística, a autorização para liberar o trecho por onde vai passar o túnel liner já está no forno, cabendo ao INEA, devolver documento que vai fazer o papel de termo de ajuste, distribuindo obrigações e deveres a quem vai escorar a linha férrea e quem vai fazer a obra. Nas duas próximas semanas a coisa deve andar bem pois, além disso, engenheiros já aprovaram o reforço na linha férrea, garantindo maior segurança contra acidentes, que também assombram os moradores locais. Assim, volto a dizer que a obra não está parada, não ter máquinas no local, não significa estado total de latência.

Prévia da Audiência Pública

Ficou marcado para esta tarde, encontro entre representantes de CLA's (Comitês Locais de Acompanhamento) do Projeto Iguaçu e lideranças comunitárias de Nova Iguaçu com o Vereador Fernando Cid, proponente da Audiência Pública que vai discutir obras do PAC e do referido projeto na Câmara Municipal. Vamos torcer para o grupo municiar o vereador com fatos e documentos e que o Vereador cobre pesado das instituições que vem fazendo desses projetos, dor de cabeça em nossa cidade. O momento deve ser de união ! Aguardamos novidades.

Arbitragem em família !

O Rodrigo Nunes, árbitro morador do Manhoso e que vem apitando diversos jogos do Campeonato carioca de futebol vai viver uma situação inédita na próxima rodada. Acompanhe nota do Jornal Extra.

 Marido e mulher no trio de Flamengo x Cabofriense

 
Foto: Fernando Maia / O Globo


O sorteio do trio de arbitragem do jogo entre Flamengo x Cabofriense entrará para a história do futebol carioca. Pela primeira vez, marido e mulher integram a equipe de árbitro. Rodrigo Nunes de Sá será o juiz da partida enquanto sua mulher, Andreia Isaura Mafra de Sá, trabalhará como assistente.
- É inédito no Rio de Janeiro, no Brasil. Quem sabe no mundo - disse o presidente da Comissão de Arbitragem do Rio de Janeiro, Jorge Rabello.

sábado, 12 de março de 2011

REUNIÃO NO MAB - PROJETO IGUAÇU

Acabo de vir de uma reunião no MAB, onde representei a COAFISOP. 

Este encontro teve como finalidade criar um documento que vai solicitar a INCLUSÃO E RECONHECIMENTO DO COMITÊ LOCAL DE ACOMPANHAMENTO 2 (CLA 2) no Projeto Iguaçu e por conseguinte a INCLUSÃO DE REPRESENTANTE DA CLA 2  na Comissão Executiva do Fórum Regional. Explica-se:

Cada comitê corresponde a uma área componente do Projeto Iguaçu, cada município por nomear um representante dos comitês e, é claro que com uma representação forte, teremos maiores chances de conseguir com que as obras realmente ocorram, afinal, de acordo com o pessoal do INEA, Nova Iguaçu, não teria Comitês em atividades POR NÃO ESTAR ACONTECENDO AQUI OBRA ALGUMA DO PROJETO IGUAÇU ! 

O QUE É A OBRA NO MANHOSO ENTÃO ? E LUGARES COMO O JARDIM PERNAMBUCO ONDE TEM CASA CAINDO DENTRO DO RIO ? E NO DANON ?

Palmas a todos os participantes e um "urra" bem forte aos amigos Rogério por toda mobilização no Lote XV, que vem rendendo bons frutos e ao incansável Adriano Naval que, apesar da insistência do governo em desanimar a população, NÃO DESISTE NUNCA !

Audiência Pública

VOCÊ ESTÁ SATISFEITO COM AS OBRAS DO PAC ? ... E DO PROJETO IGUAÇU ???

Se a sua resposta for um "NÃO" bem sonoro, fique esperto pois ainda no mês de março vai acontecer uma audiência pública na Câmara Municipal de Nova Iguaçu ... Vai ser a hora da população das ruas esburacadas por causa do PAC e que sofre com as enchentes, em especial do Manhoso lotar a casa e cobrar. Assim que for confirmada a data, faremos a convocação por aqui, Fiquem atentos !

Boas notícias !

Lembram da reforma do posto de saúde do bairro da Prata, que tanto foi cobrada aqui no blog ? Pois é ... Na reunião de ontem com o secretário Josemar, partiu dele a atitude de mostrar documentos comprovando que o processo de licitação para a reforma do Posto já está acontecendo. 

Essa burocracia mata qualquer um, mas só de saber que a coisa está acontecendo, como foi noticiado aqui no início do ano já faz valer a pena todo movimento. É continuar fiscalizando e cobrando, afinal, essa luta também é sua !

ACS's: A LUTA CONTINUA ! (4)

Em mais um encontro com o Secretário de Saúde, Josemar Freire, desta vez na tarde de ontem, ficou acertado que até terça próxima haverá posicionamento para começar a nomeação de alguns ACS's ainda não nomeados. É aguardar para ver ...

E por falar em asfalto ...

No dia 10 de fevereiro último, lembro aos senhores que entregamos um relatório com as necessidades estruturais do Bairro na mão da Prefeita Sheilla Gama. Algumas coisas ficaram pendentes, entre as quais, um encontro com o Secretário de obras Rogério, para que ruas danificadas no período das obras do PAC fossem reasfaltadas. Assim, fomos a caça de imagens e, na próxima terça, reforçaremos o pedido de intervenções nessas ruas em caráter de urgência. Se ainda sim, nada de positivo acontecer, levaremos essa questão ao Governo do Estado. Algumas das ruas citadas no relátorio estão abaixo:

Rua Tenório Cavalcante

Rua Moacir de Matos Cordeiro

Rua Plínio Cordeiro de Macedo

Rua Louzada

 Ruas Augusto de Araújo e Vereador Abidiel Duarte

Caminho do Manhoso e Flora de Araújo

FALTOU POUCO PARA A NOTA 10 !

Em postagem aqui, no dia 01 de fevereiro último, mostramos a Rua Dona Delfina Borges, no caminho para a Jacutinga, devidamente esburacada, parecendo uma pista de motocross e a Prefeitura foi lá e ... Crééééu ! Recapeou a parte que mostramos na foto. Por isso, nosso muito obrigado ! 

Mas como dizia um personagem da Escolinha do Professor Raimundo "Tava indo tão bem ..."

Ocorre que trinta metros a diante, em frente a loja de material de construção, é tanto buraco que acreditem, se cavar mais um pouquinho o camarada sai lá no Japão. Assim, faltou pouco para a Prefeitura tirar o seu dez, e nem venham dizer que alí é Mesquita, afinal, é o rio mais a frente que divide os municípios.

Foto 01: A parte recapeada, logo após a descida da Dutra
Foto 02: A parte da Rua Delfina Borges que ainda clama por socorro.

quinta-feira, 3 de março de 2011

CARNAVAL EM NOVA IGUAÇU

Quem não vai viajar poderá curtir o carnaval em Nova Iguaçu assistindo ao Desfiles na Via Light ou participando das festas nos bairros. Lamentavelmente o bairro da Prata não terá palcos e DJ's ... Segue informativo extraído do site do município.

Já começou o carnaval em Nova Iguaçu

A prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama, entregou nesta quarta-feira (02/03) as chaves da cidade para a Corte Momesca, abrindo oficialmente o carnaval 2011 no município.O Baile da Cidade aconteceu na Riosampa e contou com a presença de centenas de foliões, que se divertiram ao som do Ginga Pura e da Bateria Nota 10 da  Associação de Blocos e Escolas de Samba de Nova Iguaçu (Abesni). Zequinha 22, presidente da instituição, comandou a festa,que  terminou após a apresentação alegre e descontraída da banda Aeroporto

Os foliões assistiram a prefeita Sheila Gama  coroar o Rei Momo, Roberto Ramos e sua corte formada pela Rainha Cristina da Silva, a 1ª Princesa Daiane Martins, a 2ª Princesa Nayra de Oliveira, a Miss Simpatia Cristiane Silva e o Cidadão Samba, Edmílson Celestino. "Não poderíamos deixar de preparar uma festa tão bonita como essa. É a festa do povo, festa da alegria e quero agradecer a todos pelo apoio na realização deste Carnaval. Pelo segundo ano, os desfiles das escolas de samba serão na Via Light e haverá atrações em vários bairros. Espero que nos próximos anos esta festa seja ainda maior", enfatizou Sheila.

Com a chave entregue à Corte, já começam as atrações deste Carnaval. Nesta quinta-feira (03/03), desfila o “Bloco das Piranhas”, mais tradicional bloco carnavalesco da cidade. A concentração será às 19h, na Praça do Batuta, em Austin.  De sábado (05/03) até terça-feira (08/03), das 18h às 4h, a folia agita 15 bairros da cidade. Em todas as localidades haverá palco com DJ,  banda, matinê e apresentação de bloco. Na Via Light, no Centro haverá desfile de blocos e escolas de samba. Arquibancadas e camarotes já foram montados na Via. No total, 14 escolas de samba e dois blocos se apresentarão, tentando conquistar o campeonato 2011.

Os desfiles terão o apoio de agentes da Defesa Civil Municipal e do 20º Batalhão da Polícia Militar. A Secretaria Municipal de Saúde também disponibilizará ambulâncias em locais estratégicos. Durante os quatro dias de folia haverá distribuição de preservativos e folhetos informativos sobre DST/AIDS.

A festa acontecerá no Centro, Km 32, Cabuçu, Comendador Soares, Austin, Cerâmica, Jardim Tropical, Miguel Couto, Santa Rita, Tinguá, Vila de Cava,Carmari, Boa Esperança, Jardim Iguaçu, Jardim Alvorada e Cacuia.

Ainda estiveram presentes no baile a chefe de Gabinete, Sandra Gusmão, os secretários Municipal da Cidade, José Rogério Namen, de Saúde, Josemar Freire, de Educação, Dilcéia Quintela, e o de Comunicação Social, Juvenil Reis. Os vereadores Marote e Jefferson,de Queimados, também marcaram presença.

REABERTA A UNIDADE DE SAÚDE DA JACUTINGA !


O prefeito de Mesquita, Artur Messias e seu vice, Paulinho Paixão, reabriram no dia 28 de fevereiro, a Unidade de Saúde Mário Bento, localizada na Rua Barão do Rio Branco, s/nº, Bairro Jacutinga.

A unidade que fechou para reforma, através de uma parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde - Cisbaf, tem capacidade para atender até 600 pacientes por dia. A unidade voltou a funcionar, com plantão de 24 horas e com três novidades: filial da Farmácia Municipal, núcleo de fisioterapia e laboratório, priorizado para diagnóstico de Dengue.

Administrada através dos funcionários Cleberson Barbosa; o médico, Christian Campos e o enfermeiro Antônio Waldeck, a Unidade de Saúde de Jacutinga tem 12 leitos e curta permanência, Raio X, Pediatria, Clínica Médica, Sala de Observação, Sala de Emergência, Laboratório e ambulâncias fixas. Segundo informações do secretário municipal de Saúde, Alexandre Olivares, são 220 funcionários e 50 médicos trabalhando no atendimento.
 
A Unidade Mário Bento precisava de reformas e a prefeitura não tinha como arcar com a obra. A oportunidade que o Cisbaf oferecia era única e não podíamos perdê-la. Por isso, fechamos para reformas. Sabemos que as obras foram além do prazo de finalização, mas conseguimos”, explica Artur Messias. “Nenhum município da Baixada Fluminense tem condições de manter um hospital com recursos próprios, sem ajuda do Governo Federal. Nós não temos”, afirmou o prefeito referindo-se ao fechamento do antigo Hospital São José. Ele prosseguiu em seu discurso: “Temos que nos unir e buscar serviços de especialização para atendermos em conjunto”, disse o prefeito, abordando a união dos prefeitos da Baixada para fortalecer atendimento da saúde na região."

O Núcleo de Fisioterapia, dirigido pela fisioterapeuta, Claudia de Souza Travassos, tem capacidade para atender 160 pacientes, com serviços para reabilitação nas áreas de Traumato-ortopedia, Reumatologia, Neurologia, Pneumologia, Geriatria, Neuro-pediatria e Pneumo-funcional.

Os vereadores, André Taffarel, Eduardo Costa, Dida, Robson da Nazareno e Fried participaram e representantes da comunidade participaram da reabertura da unidade. “A reabertura é um grande avanço para a cidade que em breve, estará inaugurando: Corpo de Bombeiros, Detran e a Upa 24h de Edson Passos”, anunciou com entusiasmo o vice-prefeito, Paulinho Paixão.
 
 

A MARCHA LENTA NO MANHOSO

O ritmo lento para conclusão da obra do deságue do Manhoso tem desanimado muita gente. Em contato telefônico com o INEA, o Engenheiro Araújo nos informou que, ao contrário do que muitos tem falado e tem desejado, a obra não parou. O trecho de Belford Roxo já foi feito, faltando as "curvas" do trajeto e, também do lado de Nova Iguaçu, as galerias foram assentadas. O que falta, na resposta do engenheiro, é que a empresa responsável pelo escoramento da linha férrea, inicie os trabalhos para que consigam colocar o túnel liner e assim, seja concluída a ligação do lado de Belford Roxo e de Nova Iguaçu ao túnel.

Explicações dadas, a cada chuva que cái, cada milimetro d'água que entra nas casas do moradores, cada problema causado por essa morosidade, os moradores do local e pessoas que tem acompanhado todo esses imbróglio se revoltam e ficam desanimados ...

Durante o carnaval, vou preparar um documento que será entregue ao Vice- Governador Pezão, o mesmo que atendeu a Comissão e fez com que a obra fosse retomada. Vamos pedir agilidade nesta reta final de obra além debuscar auxílio Estadual para asfaltar o Caminho do Manhoso e a Flora de Araújo.