terça-feira, 30 de novembro de 2010

DEU NO JORNAL

Matéria do Jornal Hoje - 30/11/2010


Governo Sheila Gama acelera tapa-buracos em Nova Iguaçu

Por determinação da prefeita Sheila Gama, a Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (Codeni) deu início a uma grande operação tapa-buracos. Ontem quatro equipes da Codeni realizaram recapeamentos nas ruas Bernardino de Melo, Mário Guimarães, Augusto Paris, Governador Portela, Humberto Gentil Barone, Professor Paris, Coronel Francisco Soares, Luiz Guimarães, Via Light, Oscar Soares e Rua Inês, no largo da Prata. Outros pontos críticos como a Estrada da Palhada e Estrada das Cumbucas também receberam a atenção da Prefeitura.
Atendendo às solicitações da prefeita Sheila Gama, a Codeni trabalhará em ritmo acelerado. De acordo com o vice-presidente da Companhia, Sérgio Pinheiro, somente esta semana serão utilizados dez caminhões por dia, cada um com capacidade para 15 toneladas de asfalto. “Estamos começando pelo Centro e logo passaremos para os bairros próximos. O objetivo é levar a operação tapa-buracos a todos os bairros do município. O governo municipal tem como pretensão utilizar 20 caminhões por dia, cada um deles com capacidade para 15 toneladas de asfalto. Vamos dar um banho de asfalto”, explicou.
Pinheiro fez questão de participar do trabalho das equipes. Durante a tarde, ele esteve na esquina das ruas Inês e Oscar Soares (antiga Plínio Casado) para acompanhar o recapeamento. Os agentes só deixaram o local depois das 17h, quando a ação foi cumprida. O motorista Luciano da Silva, 40 anos, aprovou a medida. “Hoje pela manhã esta área estava muito engarrafada. Com certeza prejudicava o trânsito e causava transtorno aos motoristas. Ainda existem muitos locais precisando de tapa-buracos. É bom saber que a Prefeitura está realizando este trabalho. A população agradece”, concluiu.

Fim da cratera ?

Ontem ao longo da tarde, a Prefeitura esteve presente no bairro através da turma da CODENI cobrindo as verdadeiras "crateras" que estavam expostas na esquina da rua Inêz com Plínio Casado. Agradecemos a atenção, mas sabemos que só isso não é o suficiente, pois seria bom dar uma esticadinha na Avenida Prata e na Avenida Joaquim Alves de Freitas, outros pontos críticos do bairro.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

NOVA SINALIZAÇÃO NO POSTO 13

Amigos, a matéria abaixo está publicada no Jornal Hoje. Vamos torcer para que a tal sinalização venha a contemplar, também o Largo da Prata.

Nova sinalização promete acabar
com engarrafamentos no Posto 13



Andar de carro por Nova Iguaçu se tornou um verdadeiro teste de paciência para motoristas, que são obrigados a enfrentar diariamente congestionamentos em quase todas as ruas da cidade e a qualquer horário do dia.
Um dos pontos mais críticos, apontado pelos próprios motoristas, além da Via Light e de todo Centro de Nova Iguaçu, está localizado em um dos principais acessos para entrada e saída da Rodovia Presidente Dutra, o viaduto do Posto Treze, na Prata.
Quem passa por ali diariamente reclama dos congestionamentos que afetam toda a Avenida Oscar Soares, antiga Plínio Casado, principalmente no acesso de subida para o Centro. O professor universitário Paulo Santana é morador de Belford Roxo e costuma utilizar o viaduto para ir trabalhar em Nova Iguaçu. Segundo ele, os piores horários são, na parte da manhã, entre 7h e 11h, e no inicio da noite, por volta das 17h30. “Eu não consigo entender o porquê de tanto congestionamento na subida deste viaduto. Não existe nenhuma obra acontecendo, mas todo dia é a mesma coisa. Às vezes só para atravessá-lo leva-se cerca de 10 minutos em um percurso que poderia ser feito em menos de dois minutos. O jeito é encarar mesmo e esperar por uma solução milagrosa”, lamenta o professor.
Segundo o secretário Municipal de Trânsito e Serviços Públicos de Nova Iguaçu, Rholmer Abreu Louzada Júnior, o “milagre” para o melhorar o fluxo de veículos no local chegará até a primeira quinzena de dezembro, quando serão instaladas novas sinalizações no Posto 13. Porém, segundo o secretário, a solução não promete acabar com o problema, apenas amenizá-lo. “Nova Iguaçu vem enfrentando um problema comum a todos os municípios da Baixada que são atravessados pela Rodovia Presidente Dutra. Os congestionamentos constantes na via levam os motoristas a buscarem uma rota alternativa, superlotando o trânsito dentro das cidades”, disse Louzada através de nota.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

PROMESSA É DÍVIDA

No link http://www.novaiguacu.rj.gov.br/noticias_res.php?id=509 rola uma matéria sobre a abertura de Concurso público para diversas áreas (merendeiras, vigias, secretário escolar, orientador  educacional, professor de educação especial, pedagogo e outras funções) que a Prefeitura vai realizar até dezembro deste ano. Peço que reparem, na fala da Secretária de Educação sobre a Escola França Carvalho:

" Dilcéia falou ainda da Escola Municipal França Carvalho, entregue em setembro à comunidade e que passará por ajustes nas grades de proteção da rampa e mezanino. Não havia condições de as crianças serem mantidas onde estavam. Hoje elas estão bem. Os problemas da obra foram detectados por mim e pela prefeita e já estão sendo reparados", contou, acrescentando  que a empreiteira alegou que a grade e o fechamento do mezanino não estavam no projeto original."

Como havia dito antes, precisou aparecer uma professora para corrigir problemas que um engenheiro não teve competência ...  Só que esta correção, até agora só ficou no discurso.
Acredito na boa vontade e competência das professoras Sheilla e Dilcéia, mas com vidas não se brinca e a ausência de grade de proteção é coisa séria.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

VAMOS VER SE ACERTAM ...

Neste exato momento agentes de trânsito da Prefeitura estão no largo da Prata tentando organizar o trânsito. Para isso, trocaram o ponto de ônibus do biro-biro de lugar, passando-o para próximo da River Papéis ... O problema é que não avisaram aos pedestres, que querem ter acesso aos ônibus, e aos motoristas dos coletivos que quando param no biro-biro são informados que não podem mais ficar ali e quando deveriam parar no ponto da river, PASSAM DIRETO E ESTÃO SENDO MULTADOS. A ordem no Trânsito é pedido antigo dos moradores e desse blog, mas vai mais além do que só presença de Agentes de Trânsito, ainda mais se comportando como estão ...

CAFÉ DA MANHÃ NO 20º BPM

Terça última, estive presente junto com o amigo Martins, lá da Jacutinga, no Café da manhã promovido pelo Comando do 20º BPM, na pessoa do Coronel Almeida. Perguntado sobre solução para os constantes casos de violência que tem acontecido no bairro, o Coronel frisou que, apesar da chegada dos novos praças, 35,  a área de abrangência do batalhão é grande e que o trabalho é feito em conjunto com as Delegacias locais que transformam em números as ocorrências e que são esses números que vão dar um norte ao trabalho do batalhão. Enfim, aconteceu algo contigo de ordem policial, vá a delegacia e registre ocorrência ... desde um roubo de Celular a um roubo de carro, pois só assim poderemos ter argumentos para solicitar um policiamento mais ostensivo no nosso bairro. Os contatos do batalhão são:

Assim, os contatos são:

8596-8058 - Cel. Almeida
3765-5114 - Sala da P/2
3765-3558 - Sala de Operações


e-mail do batalhão: 20bpm.aib.si@gmail.com

ASSIM SENHORES, DENUNCIEM !

sábado, 13 de novembro de 2010

Ação da bandidagem, resposta da Polícia !

Bandido morre após arrastão na Prata

Diego Valdevino
diegovaldevino@jornalhoje.inf.br
Fotos: Diego Valdevino


Os moradores do bairro da Prata, em Nova Iguaçu, viveram momentos de terror e pânico na noite da última quinta-feira, após dois bandidos armados, num veículo Gol, fazerem um arrastão que resultou no roubo de dois estabelecimentos, um bandido morto e outro foragido. O criminoso que chegou a ser socorrido e lavado para o Hospital da Posse, ainda não foi identificado. O caso foi registrado na 56ªDP (Comendador Soares).
O primeiro assalto aconteceu numa mercearia da Rua Carlos Ribeiro da Costa, onde o dono do estabelecimento, a operadora de caixa e o açougueiro foram rendidos e ficaram sob a mira de uma pistola. Lá, eles ameaçaram as vítimas de morte e levaram mercadorias e cerca de R$ 800, em espécie.
“Fiquei com uma pistola apontada para minha cabeça e um dos criminosos, muito violento, ainda chegou a ameaçar explodir uma granada na minha loja, que já foi assaltada três vezes. Um bandido, muito nervoso, disse que ia enfiar a faca no meu açougueiro. Infelizmente só recuperei a mercadoria, pois o dinheiro estava com o bandido que escapou da polícia. Aqui o patrulhamento é precário e com as UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora) no Rio, os bandidos de lá vão migrar para os municípios da Baixada Fluminense. O governo se preocupou com a Zona Sul e deixou nossa região a mercê dos bandidos”, disse o dono da mercearia, Joaquim Nogueira, de 49 anos.
A ação dos criminosos não parou por aí. Eles seguiram para a Rua Flora de Araújo, onde assaltaram a Padaria “Vaspão Bom”. A dupla rendeu o dono do local, Guilherme Ribeiro, de 37 anos e sua mãe, de 59. No momento em que um deles roubava a mercadoria, o outro dava cobertura. Nesse instante, um popular que passava pelo local, avistou a cena e efetuou disparos contra o homem que rendia as vítimas. Um criminoso foi baleado e outro conseguiu fugir.
“Eu e minha mãe nos abaixamos para escapar dos tiros. Meu freezer foi perfurado a balas, assim como minha Kombi. Os assaltos aqui são constantes”, comentou Guilherme.
Logo depois, policiais militares do 20ºBPM (Mesquita), foram chamados e começaram a fazer buscas na região. Numa casa da Rua Marli dos Santos Garces, a polícia encontrou um dos assaltantes que escondido num banheiro do terraço, bastante ensangüentado, ainda disparou contra os policiais. Os PMs revidaram e atingiram o criminoso.
De acordo com a polícia, o carro foi roubado em outubro, na área da 59ªDP (Duque de Caxias).

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Poliçada em ação no bairro

12/11/2010 09h57 - Atualizado em 12/11/2010 11h44

Polícia é chamada para socorrer homem baleado e ele atira em PMs

Na troca de tiros, vítima acabou sendo atingida novamente e morreu. Suspeito estava com carro e produtos roubados de uma mercearia.

Do G1 RJ
 
Um homem morreu ao trocar tiros com policiais do 20º BPM (Mesquita), no bairro Prata, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. De acordo com a PM, policiais receberam o chamado para socorrer um homem baleado, na noite de quinta-feira (11), e, quando chegaram lá, foram recebidos à bala. O suspeito foi baleado novamente e morreu no local.
Com ele, os policiais apreenderam uma pistola, um carro roubado e mercadorias de uma mercearia da região que tinha acabado de ser assaltada. Os policiais não souberam informar em que situação o homem havia sido ferido inicialmente.
O caso foi registrado 52ª DP (Nova Iguaçu).

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

AV. JOAQUIM ALVES DE FREITAS ... COM O TEMPO SÓ PIORA ! (2)

Já foi encaminhado ofício para a Secretaria da Cidade, expondo os problemas da Avenida Joaquim Alves de Freitas e cobrando solução para todo aquele transtorno. Esta semana estaremos com moradores do local para que todos juntos possam intensificar a cobrança sobre quem é de direito em busca desse benefício.

NOVAMENTE O MISTÉRIO ... SUMIRAM AS FAIXAS.

Parece que algum otário metido a malandro gosta de fazer graça. Faixas que pediam a sinalização do largo da Prata e das Avenidas Plínio Casado e José Mariano dos Passos, estendidas na calçada em frente ao antigo posto, direcionadas a Prefeita e ao Secretário de Trânsito Rholmer Junior, foram arrancadas ontem a tarde como que em um passe de mágica. Ninguém sabe, ninguém viu, mas o recado foi dado e continuará a ser dado aqui no blog e em ações que atinjam o conhecimento dos moradores, afinal, mobilização popular é o melhor remédio para combater os acomodados. Portanto, a quem arrancou as faixas ou quem mandou que fossem arrancadas, um breve recado: Eu continuarei trabalhando e te dando trabalho, pode ficar traquilo ! rsrsrsrs ...

E a outra curiosidade: Se vierem informar que pelo código de posturas não se pode pendurar faixas, então o que faz a da casa de shows que é trocada a cada semana e de lojas e candidatos eleitos ou que agradecem a su votação ? O problema não são as faixas, mas o conteúdo que cada uma carrega ...

E A PREFEITURA HEIN ?

A rapaziada da EMLURB vem, desde o início da semana, promovendo a limpeza da Avenida Plínio Casado. Até aí, tudo bem e se esticassem o serviço para as outras importantes ruas e avenidas do bairro como Carlos Ribeiro da Costa, Inês, avenidas Prata e José Mariano dos Passos e outras, a coisa ficaria melhor e receberia a sua nota oito ... O dez, só vai vir quando os buracos que parecem nascer nestas mesmas ruas forem cobertos com asfalto decente, que não vá desmanchar de uma hora para outra.

LIGHT SE FAZ PRESENTE

Bola dentro para a light, a segunda pior prestadora de serviços do estado do Rio, pelas podas de árvores do bairro que comprometiam a rede elétrica. Solicitação que a muito já havia sido feita e que aconteceu no último final de semana ... Ainda faltam alguns pontos, se correrem o bairro direitinho vão visualizar mole mole ...

Já vimos este filme ...

A obstrução do canalzinho da Avenida dos Confrades, quase esquina com a José Mariano dos Passos, devido a quantidade de lixo jogada por moradores e comerciantes pode trazer prejuízos também a rede ferroviária. É que a quantidade de água que fica empoçada toma conta da linha férrea.  
 
O lava jato que fica na esquina é o responsável pela maioria da água, que tranborda também pela rua, mas o seu dono, Fabiano, se defende, dizendo que a água sempre seguiu seu curso normal e que, se não fosse o lixo jogado principalmente pelos donos de traillers e comerciantes que beiram a linha, este problema não estaria acontecendo. Alega também, que pessoas responsáveis já vieram para desentupir o local, mas que ao observarem a gravidade da coisa, teriam dito que não se trata só de desentupir. Então fica a pergunta, como resolver essa questão ?

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

DESÁGUE DO MANHOSO: ÚLTIMAS NOTÍCIAS ...

E o imbróglio, até o próximo capricho, está resolvido ! A obra que vem sendo tocada pelo Governo do Estado vai mesmo passar pela Rua Isaura. As máquinas já voltaram a trabalhar e a promessa do engenheiro João Batista é que recuperem o tempo parado com muita disposição, até porque o período de chuvas já está chegando. Vamos ver se até o findar de dezembro esta obra já está concluída !

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

É MUITO LIXO ...

É óbvio que a culpa maior é dos "porquildos" (dá-lhe Vander), que jogam seu lixo em lugares inapropriados, como a beira da linha férrea por exemplo, mas vou dividir, em quais partes cada um que defina, a responsabilidade com o poder público. É inadmissível que o dono de bar, por exemplo, suje a calçada em frente a seu estabelecimento e a coisa fique por isso mesmo. Esta falta de fiscalização, educação e punição, dá margem ao morador comum, sem modos, de achar que pode emporcalhar qualquer local que tudo ficará bem.

 Foto 01: Avenida Prata, só um dos muitos pontos de sujeira.

  Foto 02: Avenida Estrada de Ferro.

  Foto 03: Esquina da Bugre com Flora de Araújo, o que era entulho virou "point" até de animais mortos.

DO JORNAL HOJE: Abertas inscrições para pré-matrícula em N. Iguaçu

Abertas inscrições para
pré-matrícula em N. Iguaçu


Raphael Bittencourt
Fotos: Marco Antonio Oliveira

Foram abertas ontem as inscrições de pré-matrícula para os interessados em ingressar em uma das 125 unidades escolares da rede municipal de Nova Iguaçu. Até o dia 30 de novembro pais e alunos poderão fazer seus cadastros e optar por três diferentes escolas, preferencialmente perto de seus lares. Após este período, caberá à Secretaria Municipal de Educação encaminhar os estudantes a uma determinada unidade.
Apesar do primeiro dia de procura por vagas ter sido fraco por conta do feriado prolongado e também pelo fato do iguaçuano, assim como todo brasileiro, ‘deixar para a última hora’, um dos colégios mais procurados é o Monteiro Lobato, no Centro. Embora faça parte da mesma rede de ensino, ele é o preferido de muitos interessados.
“Ainda existe aquele acreditar que o Monteiro é diferente. Na verdade o sistema é o mesmo das outras escolas. Acredito que esta preferência se dê pelo aspecto físico da escola e por ela ser localizada no centro”, explicou Rose Mary Pompeu, diretora geral do Monteiro Lobato.
Segundo ela, o colégio possui estudantes de diversas áreas de Nova Iguaçu, até mesmo de Tinguá. Rose Mary lembra que é importante que o aluno estude o mais próximo possível de sua casa por uma questão de segurança e comodidade e afirma que o colégio não aceitará pré-matrículas de jovens de outros municípios.
“Há estudantes que saem da aula às 17h e ficam aguardando a chegada de um responsável até às 19h, pois muitos perdem a hora devido ao trânsito do centro. Tem gente que vem de municípios vizinhos buscar vaga aqui, mas só faremos matrícula dos alunos de Nova Iguaçu”, declarou a diretora.
Quem não perdeu tempo e foi o primeiro a chegar na fila da secretaria do Monteiro Lobato para efetuar a pré-matrícula de seus filhos foi Ricardo Santana Santos, 35 anos. Pai de Dylan Fillipe e Herick, o técnico em administração elogia o colégio e explica a escolha.
“Quero colocar meus filhos aqui, pois tenho uma boa referência da escola. Além disso, não tenho com quem deixá-los onde moro e, como eu e minha esposa trabalhamos no Centro, é mais fácil para buscá-los na saída da aula”, disse Ricardo.
O horário de atendimento da secretaria do Monteiro Lobato vai das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. No ato da pré-matrícula o pai responsável ou o próprio estudante pode optar por três diferentes escolas. Ou seja: quem fizer sua pré-matrícula no Monteiro, por exemplo, não precisa escolhê-lo como uma das três opções.

LINDBERG CAMPEÃO NA PRATA

LINDBERG FOI O SENADOR MAIS VOTADO NAS URNAS DO BAIRRO DA PRATA ... E como é duro comentar esse tipo de situação. Parece até que a população do bairro esqueceu que ficamos quatro anos para inaugurar a E.M França Carvalho, tempo este em que as crianças estudavam em um lugar digno de ser chamado de "campo de concentração", salvando-se apenas por causa do esforço de cada uma das profissionais alí atuantes, que sumiram duzentos mil da reforma do posto de saúde, que sinalização no largo do bairro para eles é coisa estética e você morador sofre para atravessar a Plínio Casado hoje, que o deságue do Manhoso foi prometido em diversas reuniões de gente do antigo governo, inclusive com a presença do Prefeito e não saiu por esforço nenhum daquela gestão, que o Prefeito mandou a postura e a polícia darem porrada nos moradores do Manhoso quando estes não deixaram asfaltar um rua do local ... Não vamos negar que houveram melhorias, mas estas poderiam ser melhores, face o valor que fora investido nelas, essa é a questão. Esse é o foco !

O que falar do asfalto que derrete a cada chuva ? "Ah, mas ele asfaltou tudinho novamente " você vai dizer ... E sobre a escola "Mas ele foi o único que construíu uma escola assim no bairro ..." será o seu argumento ... E sobre o deságue, vais dizer que "A obra está saindo e a culpa é toda de Belford Roxo pelo atraso ..."

Pesem bem seus argumentos senhores, quem se contenta com migalha é pombo, passarinho ... Devemos pensar grande sobre essas coisas que nos atingem diretamente pois, reclamar pelos cantos não adiantará nada e, quando nos pegamos criticando o político A ou B, a pergunta que gostaria que cada um fizesse para sí é a seguinte: Como esse camarada se elegeu ? Caiu lá de paraquedas ? ... Com todo dinheiro que nossa cidade viu, que fora destinado para obras no bairro, realmente era para o cara ser venerado, mas ficou um abismo muito grande, mole de enxergar para quem o quer fazer, entre a chegada do dinheiro e a correta aplicação do mesmo. E o prejuízo é meu e seu, é do bairro ...

AV. JOAQUIM ALVES DE FREITAS ... COM O TEMPO SÓ PIORA !

 
 
Dia 20 de julho último, postamos aqui a operação "Tapa buracos" da Prefeitura, na Avenida Vereador Joaquim Alves de Freitas. Os operários estiveram lá e cobriram os buracos que existiam com terra e pedras. Na época, já diziamos que serviço paliativo não daria o resultado esperado e olhando as fotos aí acima passamos a ter certeza disso.

O problema se agravou pois existem manilhas que, quebradas e entupidas, fazem com que a água retorne para a rua, diminuindo a vida útil do pouco asfalto que ainda existe, disfarçando crateras enormes (a rua é uma buraqueira só !) e causando um transtorno terrível.

AMPLIAÇÃO DA DUTRA CHEGA A PRATA

A construção de pistas marginais, que vão ajudar a desafogar o trânsito da Rodovia Presidente Dutra, principalmente em horários de pico já chegou no bairro e deve beneficiar os moradores da Avenida dos Confrades, que deve receber saneamento e pavimentação pois será, segundo o projeto, uma das saídas da Rodovia em direção a Belford Roxo. Nesta localidade, onde é lama quando chove e poeira quando faz sol, o caminhão do lixo já voltou, depois de anos, a circular.

 
Foto 1: Pilares começam a ser erguidos para garantir a sustentação da nova pista. 
Foto 2: Canteiro de obras instalado na Avenida dos Confrades, Ponto de ligação com BelfordRoxo e de retorno para a pista sentido RJ.