quinta-feira, 30 de setembro de 2010

E está chegando a hora !

No dia 03 próximo, preste atenção, pois o seu voto não vale trinta Reais ou um churrasquinho. Pense nas propostas, no trabalho já realizado e na história do candidato e daqueles que o pedem votos para eles. Chegou a hora onde, se você está insatisfeito pode mudar tudo e se está feliz dar continuidade aqueles que aí estão.

Raio X da pesquisa.

Realizamos nas últimas duas semanas uma pesquisa de opinião perguntando aos moradores o que falta no bairro. É impressionante como o povo clama por saúde e segurança ! Muito não sabem que existe a UBS da Rua do Ouvidor que, apesar dos pesares conta com o bom trabalho da diretora Lurdinha e sua equipe. Num post anterior, pedimos a cabine de polícia, que iria ajudar e muito a controlar o avanço da violência no nosso bairro ...  E para a saúde ? ... Além da reforma da UBS, seria muito bacana se o SASE fosse reaberto, para atender além dos moradores da Prata, os da Jacutinga e Vila Nova também ... Aí está mais um bom projeto para ser tocado.

Exclusivo: Seis UBS's, mais de um milhão e ... nenhuma obra.

Na semana que passou, estivemos buscando informações sobre onde foi parar a verba de duzentos mil Reais para a reforma da Unidade de Saúde Básica no bairro da Prata, lá na Rua do Ouvidor ... O que era ruim, ficou mais chocante quando buscando informações anteriormente, observamos que mais cinco UBS's tiveram verba de igual valor destinada pelo Ministério da Saúde porém obra que é bom, nada. Um milhão e duzentos mil para que ? Onde foi parar esse cascalho ?






 Os dados são do "Portal da Transparência" e tudo que buscamos é uma explicação plausível para justificar o porque de esse dinheiro não ter ainda sido aplicado ... Será que ainda estaria disponível ? será que já foi recolhido ? ... se foi recolhido, tem com destinar novamente ? Foi remanejado para outra coisa ?

Já estão cientes dessa situação a Câmara Municipal, a Secretaria de Saúde, o Conselho de Saúde e o Ministério da Saúde ... Vamos deixar que as eleições passem e vamos a luta em novas trincheiras se for o caso.

ALÔ 20º ...

É de moto, de bicicleta, de velotrol ... O bicho vem de qualquer forma ! Na terça passada, três assaltos na Rua Santo Antônio ... Ontem, mais um, logo cedo ... No post anterior, chega a informação de que outro assalto acontecera e, graças aos céus, o meliante foi em cana. O fácil acesso a Dutra e a escassa presença de policiamento no bairro tem feito o Bairro da Prata se tornar o parque de diversões da vagabundagem. Já voltam a falar em fechamento de ruas, em pagamento de "seguranças" terceirizados ... Que saia logo do papel o projeto da cabine policial do bairro ...  Enquanto isso, uma ronda mais efetiva nessa região ajudaria bastante.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

CONTATOS

Lembro que sua ajuda é sempre bem vinda para a manutenção deste blog. Contatos podem ser feitos através do e-mail jayminhodopadrao@gmail.com E TAMBÉM pelo twitter http://twitter.com/jaymesoares

Amanhã: Capoeira na Vila olímpica !

Amanhã, das 09 às 14 horas na Vila Olímpica de Nova Iguaçu, o grupo de capoeira do amigo Bruno estará participando do "I encontrão de capoeira pelo Meio Ambiente", atividade do programa "Escola aberta", promovido pela secretaria Municipal de Educação. Vale a pena prestigiar !

DESRESPEITO !

Faz muito tempo, os carros agregados a central de distribuição da empresa de correios e telégrafos que fica no coração do bairro da Prata não respeitam alguns limites. Essa semana, por exemplo, podemos ver carros que tomam conta da calçada dos correios, do restaurante ao lado e da calçada da frente, incluindo um ponto de mototáxis. Fica o pedestre sem ter espaço para andar, o mototaxista sem espaço para trabalhar e a pessoa que espera o ônibus tendo que ir para o meio da rua pois tem carro parado no ponto ... Até quando teremos  que aturar esse absurdo ? Lembro que, algumas lideranças meteram o malho quando os correios se instalaram no bairro, alegando que  atrapalhariam o trânsito e não ajudariam em nada se não empregassem gente do bairro ... Defendí à época, mas desse jeito fica difícil.

Carro dos Correios ocupando espaço onde ficam o ponto dos mototáxis e o ponto de ônibus. 
Absurdo que atrapalha o transitar de pedestres também.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

É MAQUIAGEM ????

Amigos, até entendo a urgência em inaugurar a E.M França Carvalho, mas estão brincando com coisa muito séria que é a segurança da criançada e funcionários do local. Se no antigo espaço, o "apertadinho" os problemas eram terríveis, no novo prédio, que ainda precisa de ajustes, o perigo também é iminente. Olha o que vem do Blog do Almeida:

 Perigo

Por Claudia Maria

Já tinhamos dito nesse espaço que a Escola Municipal França Carvalho na Prata seria inaugurada pela metade. Isso realmente aconteceu semana passada, mas, esse não é o maior problema. Fiquei sabendo ontem que foi colocada uma grade nos andares superiores que não têm segurança. Além disso, as janelas de vidro colocadas também são grandes demais. Quando abertas dá para passar uma criança pequena. A videoteca também não foi terminada e está cercada por tapumes nada seguros. A escola é do pré-escolar ao quinto ano, portanto, as crianças são, em sua maioria, pequenas. É preciso muita atenção para que, depois, não seja tarde demais!"

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

ERA MAQUIAGEM ...

O entulho na saída da Bugre com Rua Flora de Araújo continua lá, Assim como não se resolveu o problema de bueiros entupidos em frente a casa do amigo Vandir ... Que a nossa Prefeita visite o bairro mais vezes pois assim, com mais umas três visitas, todo entulho ao longo da linha férrea deve ser retirado e os bueiros poderão ser desentupidos ...

sábado, 18 de setembro de 2010

MAIS CLIQUES DA FESTA !

FOTO 1: Dona Rejane, ao centro, com a Diretora Marinete da E.M Meninos de Deus e Professoras

FOTO 2: Alunos observam ao fundo a Banda COMMBATO, da Escola Municipal Monteiro Lobato.

FOTO 3: Morador conversa com os vereadores Fernando Cid e Jorge de Austin (de costas).


FOTO 4: Fernando recebendo os cumprimentos da Prefeita Sheila e de Rosemary.


FOTO 5: Este editor ao lado da Prefeita Sheila Gama.

APESAR DE TUDO, É FESTA ! INAUGURADA A E.M FRANÇA CARVALHO !

Quatro anos de atraso, falta de cobertura na rampa de acesso, ligação de água horas antes da inauguração, falta da grade de segurança na nave central ... Nada disso parece ter sido problema ontem, na inauguração (ufa!) da nova E.M França Carvalho. Aproximadamente quinhentas pessoas, entre pais, alunos, autoridades e moradores do bairro compareceram ao evento, que contou também com a presença de Secretários municipais de diversas pastas, vereadores e da Prefeita Sheila Gama.

Fotos 1 e 2: Uma multidão comparece a festa de inauguração da nova E.M França Carvalho
Foto 3: O grupo de grafite do Meninos de Deus,  faz pose. "No futuro é com a gente galera !"

O evento, além de celebrar a entrega desse equipamento para a comunidade, serviu também para reparar um grande injustiça que a muito vinha sendo cometida na nossa comunidade. faltava reconhecimento ao Fernando do vasquinho e a Dona Rejane e eu explico o porque: Fernando cedeu o terreno e Dona Rejane intermediou toda negociação com a Secretaria de Educação.
 
 Fotos 1 : Fernando e Rejane, os homenageados do dia.
Foto 2: Dona Rejane sendo parabenizada pela Prefeita Sheila Gama

Quem estava cotado a aparecer mas não deu as caras foi o ex-prefeito que escapou de ouvir ao vivo as vaias cada vez que seu nome era falado. Parabéns a todo grupo que brigou por essa vitória, é uma pena que tenham sido apontados duas ou três pessoas apenas, entre as quais, algumas mais a título de "afago" do que qualquer outra coisa. É incrível como nesses momentos aparecem "lideranças" pegando carona no trabalho brilhante de um grupo.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

BANHO DE LOJA ... OU MAQUIAGEM ?

Nessa manhã, depois de quatro meses, o pedido do nosso amigo Vandir finalmente foi atendido ... Em partes. A água de esgoto que estava tomando conta da rua Bugre em frente a residência dele foi retirada por uma equipe de desobstrução da Prefeitura. O que ficou chato é que face a demora, esperávamos algo mais concreto visto que, os ralos NÃO FORAM DESENTUPIDOS e o esgoto já começa a retornar novamente. Logo, logo, tudo estará, infelizmente como estava, graças aos pontos que foram obstruídos por entulhos naquele triste episódio, lembram ? É importante frisar que o amigo só conseguiu ter seu pedido atendido depois de ter ido lá na frente do Colégio que foi inaugurado e pedido novamente a um responsável, ou seja, o pedido da ouvidoria não valeu de nada ... 
FOTO 1: O trecho de rua mais fedorento da Prata, graças ao esgoto que retorna. 
FOTOS 2 e 3:  Homens da Prefeitura trabalhando: Apesar da Boa vontade da Turma, o problema é mais complexo.

O ponto positivo ficou por conta dos entulhos que foram retirados. Aí sim, problema resolvido por inteiro mas que conta e muito com a boa vontade dos moradores em manter o local limpo, já que, quando saíamos do Manhoso, lá no Início da Estrada de Ferro, já tinha um camarada jogando panos velhos na beirada da linha. Lamentável.
FOTOS 1, 2 e 3: A máquina retirando os entulhos da beirada da linha. Problema antigo resolvido.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

CONFIRMADÃO !

A Inauguração da nova E.M França Carvalho será amanhã às 10 da manhã, com a presença de muitos papagaios políticos de pirata que fingem estar  no Bairro da Prata porém só aparecem em dia de voto ... Será dia de visita desses turistas mas de muita surpresa boa também, aguardem !

E O POSTINHO HEIN ???

Infelizmente o Conselho de Saúde do município ainda não se organizou para estabelecer a cada um dos componentes o seu papel dentro do grupo. Este fato tem atrapalhado nossas ações de busca por informações sobre a outra novela que corre no bairro: A reforma do Posto de Saúde. Estivemos no último dia 11 e entregamos o documento abaixo ao amigo Eurico que prometeu resposta em breve.


INAUGURAÇÃO DA NOVA E.M FRANÇA CARVALHO, SERÁ ??? (2)

Depois de quatro anos de espera, vai ser amanhã, com direito a presença de autoridades, a inauguração da nova E.M França Carvalho. Buscando evitar manifestações, ainda não divulgaram o horário certo  do evento: Uns falam em 11 da manhã, outros em 14 horas (horário que estava no convite distribuído a moradores)  e outros em 16 horas ...A Prefeita vai estar presente e dizem que o ex-prefeito inimigo das crianças e que não teve competência para inaugurar a escola no tempo correto também vai estar lá ...

Vamos ver como as mães e as crianças, enroladas durante todo esse tempo vão se comportar: se como pombos, que gostam de migalhas ou como gente esclarecida, que vai cobrar o porque do atraso e do mal trato com as crianças nesse tempo todo.

MUDANÇA NO PERFIL

Faz duas semanas a Comissão de Moradores do Bairro da Prata infelizmente teve um "Racha", quando uma das componentes, agindo de forma digamos "incorreta", trocou a senha de acesso do e-mail que o grupo usava e agora, não dá acesso aos demais componentes, sonegando informações e agindo em nome do grupo, mas sem o aval do mesmo. Diante disso, o Blog, que é criação pessoal minha (O e-mail também foi idéia minha, e tinha como objetivo um canal de comunicação exclusivo da comissão já que antes, cada um enviava e recebia infomações da Comissão por seus e-mails pessoais) está até o final desse imbróglio, assim como eu, excluído contra vontade da Comissão, que agora não pode mais ser chamada assim, já que é de uma pessoa só. Com isso, mudamos a foto do perfil e vamos continuar trabalhando na divulgação das coisas boas e ruins (como esse fato, que vai na contramão de tudo o que pregavamos antes) do bairro.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Reunião do INEA - Obras a todo vapor !

Muito bacana a explanação do Engenheiro João Batista sobre as obras de deságue do Manhoso. O curso da obra, que está vindo por Belford Roxo e deve chegar ao Manhoso em 90 dias foi explicado, bem como que enquanto a obra vem de lá, o túnel ARMCO será colocado por baixo da linha férrea nesse meio tempo. Em breve maiores e melhores informações sobre essa grande conquista !



O Engenheiro J.B explana com muita propriedade para moradores da região e mostra slydes do projeto enquanto a turma atenta, recebe as informações.

Política é na Igreja II

Conforme post anterior, sábado último estivemos presentes ao encontro na paróquia de Santo Antônio da Prata, denominado "Cidadania e Eleições". Essa é uma ótima oportunidade para a comunidade debater política e se organizar para mudar os rumos da nossa coomunidade. vale lembrar que ainda irão acontecer encontros nos dias 18 e 25.

CAIU UM METEORO ? NÃO, É A QUALIDADE DO ASFALTO !


Também pelo trânsito pesado que o largo da Prata enfrenta agora depois da mudança para a Rua Inêz como entrada única do município, esse asfalto muquirana que foi colocado nas obras do bairro da Prata começa a dar sinais de desgaste. Abriu-se uma cratera gigantesca bem no cruzamento da Plínio Casado com Rua Inêz, coisa de maluco mesmo e comerciantes, tentando evitar um senhor acidente, improvisaram uma sinalização que colocasse em evidência o perigo que alí está. Hoje pela manhã, a sinalização já havia sido colocada na calçada, mas o buraco continua por lá ... A pergunta é até quando ???





Carros desviam da "sinalização" improvisada e na última foto o buraco que mais parece uma cratera.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

REUNIÃO II

E a reunião do INEA, para explicar a comunidade as obras de deságue ? Vai acontecer AMANHÃ, às 18 horas NO COLÉGIO ESTADUAL MACHADO DE ASSIS (No Centro do Manhoso, perto do Ravi's, atrás do Campo). Também está confirmada e sua presença é de extrema importância para entender o que será feito e quais benefícios serão conquistados com essa obra.

REUNIÃO I

Está confirmadíssima a reunião na casa do amigo Vandir para referendar o apoio dos moradores do Bairro da Prata a candidatura de Fernando Cid para Deputado Estadual. O encontro irá acontecer Sexta, dia 10 às 18 horas na Avenida Bugre, 59, Manhoso (Beirando a linha férrea). Compareça !

POLÍTICA É NA IGREJA !

Fachada da Igreja de Santo Antônio da Prata 
 
Está acontecendo na paróquia de Santo Antônio da Prata, o encontro comunitário "Cidadania e Eleições", promovido pela DIOCESE DE NOVA IGUAÇU. Todos os sábados de setembro, ou seja, nos dias 11, 18 e 25 (também teve dia 04), às 16 horas, a comunidade pode participar desta importante discussão, que muitos ainda torcem o nariz mas que norteia tudo em nossas vidas.
 Cartaz do encontro: PARTICIPE !

INAUGURAÇÃO DA NOVA E.M FRANÇA CARVALHO, SERÁ ???

Finalmente ! A Escola Municipal que está em construção no bairro da Prata há anos finalmente será inaugurada ... Mas com um monte de "probleminhas", os quais até a Prefeita, que é professora de ofício, tem noção.

É lamentável que em um primeiro momento a Prefeita mostre inteligência e não inaugure a Escola por ter problemas com a grade de segurança, por exemplo. Só que continuamos sem proteção nas rampas, com as cisternas, que antes teriam utilidade tapadas (o projeto não era esse), falta de piso antiderrapante ...Na semana que passou, por exemplo, em plena tarde e sem ninguém no prédio, lâmpadas estavam acessas, dando clareza do desperdício que é essa obra até então.

 O novo prédio: Lindão por fora, mas sem mobiliário novo e sem cem por cento de segurança para a garotada.

Lindberg é responsável por todo atraso e pelo projeto não ser entregue do jeito que deveria, face a falta de fiscalização e cuidado durante as obras. Sheilla, tentou consertar e pelo visto se vê meio que desnorteada quando não inaugura a obra por falta de grade, mas não se preocupa com o restante das pendências, mais fáceis de resolver, por sinal ... E o mobiliário da Escola, novo como o prédio ??? COISA NENHUMA ... Preferiram gastar o dinheiro com camisas de 07 de setembro e pagando dívidas deixadas pelo candidato ao Senado.

 Lâmpadas acessas em plena tarde no prédio ainda sem funcionamento e as rampas sem proteção com sol e chuva ... Levem suas "sombrinhas" !

CONSELHO DE SAÚDE ... CADÊ A OBRA DO POSTO ??? (2)

Através do amigo Jayme Soares, começou o "aperto" junto ao Conselho de saúde e Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu sobre o porque de, até a presente data não ter sido dado início as obras no Posto de saúde do bairro. Deixamos documentação com o Conselheiro Eurico que buscará explicações, mas deixou claro que o Conselho está em momento de posse dos eleitos cada um na sua função e que posicionamento efetivo, só a partir do dia 19. Vamos cobrar e se insistirem em ficar de histórinha, MP neles ...

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

CONSELHO DE SAÚDE ... CADÊ A OBRA DO POSTO ???

Amanhã, dia 2 de setembro, a partir das 14h, haverá reunião no Conselho de Saúde. O encontro será na sede do conselho que funciona no prédio da Dom Walmor. Já no dia 9 será uma plenária para escolher o presidente da Secretaria Executiva do Conselho.QUEM SABE NÃO SERÁ AMANHÃ QUE OS CONSELHEIROS TOMARÃO UM "ARROXO" PARA EXPLICAR ONDE FOI PARAR A OBRA DO POSTO DA PRATA ?

DESÁGUE DO MANHOSO: CONVOCAÇÃO

ATENÇÃO PESSOAL !  

Conforme conversa com o Engenheiro João Batista nesta manhã, ficamos sabendo que vai acontecer na próxima quinta, dia 09/09 às 18 horas, reunião com equipe do INEA, responsável pelas obras do deságue e os moradores da região "em um colégio" na Rua Guarujá com Iracema. Será colocado a disposição da comunidade todo projeto explicando a obra. Abaixo mapa indicando ponto de obras no Manhoso (I) e espaço para reunião (II). SUA PRESENÇA É IMPORTANTÍSSIMA !


DESÁGUE DO MANHOSO: ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após intervenção do Governo do Estado, graças a solicitação, via Deputado EDMILSON VALENTIM  e Vereador FERNANDO CID, da COAFISOP, as obras de deságue do Manhoso tiveram início ... Caminhões chegando, material também e, quando a empreiteira ia montar o canteiro de obras beirando a linha férrea, BUUUUM ...

Funcionário da MRS Logística estiveram no local e pediram que tudo que estava sendo colocado beirando a linha fosse retirado, pois NÃO EXISTIA AUTORIZAÇÃO PARA ISSO. Caminhões sairam e material também, para montagem de outro canteiro de obras fazendo assim, COM QUE A OBRA NÃO SOFRA ATRASO (MAIS AINDA).

Assim, está faltando a autorização da MRS Logística, fato que deve ser resolvido rápido pois tem gente competente tocando essa obra (ao contrário da época que a Prefeitura Iguaçuana o fazia) e estamos atentos, de olho, não deixando se repetir um filme de final triste já visto antes.

 1) Ao fundo, caminhão levando material para outro lugar. 2) Parte do que restou, pronto para ser retirado 3) Apesar da bela foto o contraste: O lado de Bel, limpo pela empreiteira e o de Nova Iguaçu cheio de entulho deixado pela própria dona do terreno, a MRS.

TRÂNSITO INFERNAL !!!!

Das 16 às 18 horas, trafegar na Prata é missão impossível !

A PERGUNTA É: QUANTO TEMPO MAIS TEREMOS QUE ATURAR O TRÂNSITO CAÓTICO QUE TOMA CONTA DO BAIRRO DA PRATA ÀS 16 E 18 HORAS ? ALÔ ENGENHARIA DE TRÂNSITO, ALÔ SEMTESP ... FALTA SINALIZAÇÃO, FALTAM GUARDAS E FALTA ATENÇÃO DOS SENHORES PARA ESSE PROBLEMÃO QUE ATRAPALHA QUEM VEM E VAI PARA BELFORD ROXO, QUEM VEM DO RIO SAINDO DA DUTRA  ...

CAFÉ DA MANHÃ COMUNITÁRIO - FOTOS E FATOS

Estivemos no último domingo com os moradores da comunidade BOA ESPERANÇA, lá na JACUTINGA. Rolou um bom papo com moradores sobre a importância da política nas nossas vidas. Os moradores colocaram que, de necessidades de primeira linha, precisam resolver as ligações de energia elétrica e de água potável. Mostrando que é possível promover a mudança através da política, membros da COAFISOP orientaram as pessoas a se organizarem e se ofereceram para ajudar na formatação de uma Comissão com a turma de lá. Agradecemos aos moradores presentes e ao amigo MARTINS, da Associação de Moradores da Jacutinga. Agradeço também a Dona Neném por ter aberto as portas de sua casa para nos receber e ajudar a construir um pensamento político diferente do que está por aí hoje.

1) ELIANE ORIENTANDO MORADORES COM A CARTILHA "OLHO VIVO"; 2) LANCHE COM OS CONVIDADOS e 3) ELIANE, MARTINS DA JACUTINGA E MORADORES ATENTOS A EXPLANAÇÃO DA ROSEMARY.