sexta-feira, 30 de abril de 2010

ESTAMOS CHEGANDO LÁ ! DESÁGUE DO MANHOSO.

Ontem, estiveram no Manhoso, Bairro da Prata, O Engenheiro representante do INEA João Batista, O Secretário Adjunto de Obras da cidade de Nova Iguaçu Juarez Barone e o Deputado Estaual, Presidente da Comissão de Acompanhamento e Implantação do PAC no Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Neves (PT) atendendo a um pedido de visita técnica feito pela COAFISOP - Comissão de Acompanhamento e Fiscalização das Obras no Bairro da Prata. Juntamente com moradores da região, os membros da COAFISOP buscavam, junto as autoridades presentes saber o porque do atraso e a quantas anda a obra de deságue no Manhoso, beirando a linha, que irá proporcionar a população do Bairro da Prata o fim de alagamentos com qualquer chuva que caia e em especial os moradores do Manhoso, que a cada chuva, sofrem com água de chuva misturada com esgoto retornando para as suas casas.

O engenheiro do INEA João Batista (de preto), O Deputado Rodrigo Neves e o Secretário Juarez Barone explanam sobre o projeto.

O Sr. João Batista nos deu explicações técnicas sobre o projeto e o Sr. Juarez afirmou que, pelo troca de governo no município, precisariamos esperar 60 dias, a contar de 01 de abril para que a nova Prefeita tomasse ciência de como andam as coisas, mas deixou claro que o convênio já foi assinado, tendo que aguardar agora, a liberação da verba ... Feito isso, do início das obras, mais 30 dias para a conclusão e pimba ! problema resolvido ... O Deputado Rodrigo, figura importante pois foi a ALERJ quem articulou um acordo entre as prefeituras de Nova Iguaçu e de Belford Roxo, enfatizou que continuará cobrando a conclusão da obra e deixou alinhado, para a próxima semana, o pedido de um encontro entre a COAFISOP e a Prefeita Sheila Gama para que o cronograma com o prazo para a obra terminar seja confirmado.

Vamos torcer para que, nas próximas postagens, conste uma visita proveitosa com a Prefeita que, ao que parece, vem tendo boa vontade para resolver os vários problemas que questionamos ao longo da existência desse blog.


RUA INÊZ ... MUITOS PROBLEMAS E UM TRÂNSITO INFERNAL !

Buracos, Bueiros entupidos, calçadas ocupadas de forma irregular, falta de sinalização ... Problemas é que não faltam na Rua Inêz, agora, principal via de ligação da Rodovia Presidente Dutra com o Bairro da Prata. Já solicitamos providências junto a prefeitura, inclusive alertando que, essa ausência de sinalização no largo da Prata faz com que se criem constantes engarrafamentos na Rua Inêz e que a ausência de sinalização na Rua Inêz é forte chamariz de acidentes nesta até então secundária via para carros, ônibus e caminhões.

Rua Inêz em momento de calmaria ...

... mas que não esconde os muitos buracos ...

... e bueiros entupidos ...

... Além de engarrafamento terrível em diversos momentos do dia.

sábado, 24 de abril de 2010

CONCLUINDO ...

Parece que o calvário está acabando ... SE O PROBLEMA FOR APENAS O VÃO QUE DEVE SOFRER ACRÉSCIMO, é bem provável que essa obra acabe logo e, antes do segundo semestre a escola seja entregue a comunidade. Mas quem garante que não existem outros erros no projeto, como disse a própria prefeita e que deverão ser corrigidos ? Teve que pintar uma Prefeita Pedagoga para corrigir erros de engenharia ??? É bem a cara da gestão anterior mesmo ... A visita da Prefeita ao prédio é louvável, já que o seu antecessor nunca o fez e a posição de não inaugurar a obra de qualquer jeito também ... Mas a comunidade tem pressa e a Professora Sheila sabe bem que não existe boa vontade profissional que resista a um ambiente não propício para o estudo, como acontece no atual prédio do França Carvalho.

ENTÃO SÓ FALTA A GRADE PREFEITA ????

 Em entrevista ao "Caderno Baixada" do Jornal Extra de hoje, a Prefeita Sheila Gama comentou sobre seus objetivos no governo e entre as suas falas comentou a visita que fez a Escola Muncipal França Carvalho, no bairro da Prata e o porque dessa unidade ainda não ter sido colocada a disposição da comunidade. Abaixo parte da entrevista da prefeita, a parte onde fala da escola:

(...)

Caderno Baixada - E o que a senhora vai fazer em relação à Escola Municipal França Carvalho, no Prata ? A obra está atrasada há QUATRO ANOS.

Sheila Gama - Nenhum prédio pode receber alvará e ser liberado sem acessibilidade. É lei federal. estive lá. A escola não tem condições de funcionar, sua reabertura colocaria em risco a segurança das crianças. É uma unidade de quatro andares, tem um vão com uma grade baixíssima, qualquer criança pequena pode passar por cima dela e cair. Já estamos providenciando um acréscimo na obra para colocação de uma outra grade. Lamento ter uma escola quase pronta com problemas no projeto que não foram vistos.


Caderno Baixada - Então ainda não há previsão para a entrega da Escola ?

Sheila Gama - A obra terá que ser corrigida. É prioridade porque temos de colocar a escola para funcionar. Mas não podemos ser irresponsáveis e fazer isso sem segurança.

(...)

terça-feira, 20 de abril de 2010

CONVOCAÇÃO !

Ainda sobre as enchentes, aquela obra de deságue do Manhoso que tá mais embaçada que vidro na chuva, vai receber a visita do Deputado Rodrigo Neves na quinta da semana que vem, após o feriadão, dia 29 às 14 horas. O Deputado, Moradores locais e membros da COAFISOP estarão alinhando sobre o início dessa obra. O encontro irá ocorrer na sede do Social, lá na Rua Itaboraí, 06 - Manhoso, e será mais uma ótima oportunidade de pressionar o Poder Público, cobrando uma postura mais efetiva sobra esse benefício, além de sabermos diretamente com quem tem nos ajudado em que pé essa questão está. Por isso, guarde data, hora e local e compareça ! essa luta também é sua !

O GATE VEM AÍ ... O MP VAI PEGAR !

Na verdade, o GATE, Grupo de Apoio Técnico Especializado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, já esteve no bairro para buscar, "in loco" (no local), informações sobre os alagamentos que lá acontecem. O relatório, vem consolidar as reclamações dos moradores ao longo dos anos sobre obras mal executadas e a falta de assistência do poder público, além disso, é peça importante em Processo que visa punir os responsáveis pelos transtornos que passamos. Se para você, isso não quer dizer nada, informo que parece que o MP, que é o representante do povo, está de olhos bem aberto quanto a série de irregularidades que aqui mostramos e que estão, aos olhos dos senhores, disponíveis na Prata. Continuemos acreditando, não será surpresa se dentro em breve algumas cabeças começarem a rolar !

segunda-feira, 12 de abril de 2010

POSTURA ? SÓ SE FOR DE MANÉ ...

Fica a pergunta no ar, "Para que serve o Departamento de Posturas da Prefeitura ?"

O que vemos em algumas ruas do nosso bairro é a OCUPAÇÃO IRREGULAR DE CALÇADAS, por mesas, pneus de borracharias, carros de empresas, galões de lixo  e até retroescavadeiras que ficam estacionadas, tirando do pedestre, a condição de andar por lugar seguro que não seja o meio da rua.

Se não estiver fazendo coisa melhor que perturbar camelôs no Centro do município, bem que membros do departamento de Posturas, com sua educação Britânica poderiam dar uma chegadinha por lá ... Está feito o convite.

LIXOLÂNDIA !

Moradores do bairro da Prata estão preocupados com a COLETA DE LIXO, que a quase dois meses está irregular ... O caminhão com a turma que recolhe o lixo das residências e comércios passa a hora que quer, no dia que quer e do jeito que quer (Recolhe de uma rua e das outras não ...) COMO É QUE FICA ISSO ? Vamos ter que alugar um caminhão, recolher toda lixarada e deixar no paço municipal, lá, tenho certeza, o recolhimento passará a ser correto.

sábado, 10 de abril de 2010

O GRAFITE DO POSTO !

Amigos, nas fotos a seguir, estão os grafites feitos pelos alunos da Rede Municipal no posto de Saúde do Bairro da Prata, que ficou bacana e vai ficar melhor depois que a Prefeitura começar a reforma, orçada em R$ 220 mil ... Mas não se preocupem, essa grana já está disponível, basta começar os trabalhos. É esse mesmo trabalho de grafites que sugerimos, ser colocado no muro da Igreja Santo Antônio na Avenida Prata, buscando dar um novo visual aquele local. Opine amigo internauta, ficou bacana ou não ?







segunda-feira, 5 de abril de 2010

A Avenida Prata pede socorro !

Importante via de ligação da Rodovia Presidente Dutra com Belford Roxo, a Avenida Prata que se liga a Doutor Plínio Casado está abandonada pelo poder público. São postes sem iluminação, bueiros entupidos, calçadas com muito mato e com muito lixo ... O lixo, nós pedimos que os moradores parem de jogar alí, afinal, aquilo não é chiqueiro e quem joga, parece ser animal pensante né ? Mas e o mato, que faz com que os transeuntes tenham que andar no meio da rua ? ...

Nossa sugestão, em documento que será encaminhado até quarta próxima para a EMLURB é que limpem as calçadas e desentupam os bueiros. Além disso, iremos encaminhar a SEMTESP a solicitação de revisão nos pontos de iluminação pública ... Vamos ver qual das Secretarias se coloca a disposição para, em parceria com a Igreja, preparar o muro e colocá-lo a disposição para que seja "grafitado" pelas crianças da Rede Municipal de Ensino, criando uma visão mais agradável para aqueles que por alí trafegam. Assim que tivermos a cópia das solicitações recebidas, postaremos por aqui ... Aí morador, você nos ajuda a cobrar.
Aí está a Avenida Prata: Importante via do Bairro ...

... com muito lixo, obstruindo as calçadas ...

... e muito mato também ...

... além de bueiros entupidos.

Parte do muro da Igreja de Santo Antônio. Apesar da obra, a "área de lazer" está abandonada.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

DAQUI PRA FRENTE ... SERÁ QUE TUDO VAI SER DIFERENTE ?

Saiu o Lindinho, segundo ele para alçar vôos mais altos em benefício da Baixada.  Você, morador de Nova Iguaçu e que acompanha política de perto, sabe que governar é muito mais do que colocar asfalto (de qualidade duvidosa) em diversas ruas ... Tirar gente da lama, é compromisso sim, mas deve ser feito com dignidade e não como esmola, não de qualquer jeito ... Lí que o EX-PREFEITO insiste em dizer que investiu em educação, e que gostaria que esse Secretariado não fosse mexido ... Ora, Insisto eu que não investiu como deveria e para provar o que digo, mostro duas escolas construídas (somente uma entregue até a presente data), número de vagas na rede inferior ao número de alunos, fechamento de abrigo para crianças em situação de risco, fraude no censo de 2006 (MP buscando posicionamento, já que em primeira instância o processo foi arquivado) e nos dados do censo de 2009 ... Logo, chego a conclusão que ter os Secretários indicados por ele para essa pasta não é para tocar projetos (?), é para continuar maquiando uma falsa-verdade, a de que Nova Iguaçu é a Cidade da educação, título esse que deu ao Prefeito o prêmio de amigo das crianças ... Pelo jeito, quem certifica e dá esse prêmio deve achar que estamos falando de outra Nova Iguaçu.

Entra então, a Professora Sheila Gama, proprietária da Faculdade Gama e Souza e esposa do ex-prefeito e hoje Conselheiro do TCE, Aluísio Gama. Por conhecer Educação de verdade, vivenciar esse mundo longe de somente "projetos", confio em Deus que essa gestão faça bem a Saúde da Educação municipal. Torço e confio que poderemos, se não ser cem por cento satisfeitos, ser noventa e oito, tendo, logo de cara, a E.M França Carvalho construída e entregue para a nossa comunidade.

Seja bem vinda Professora, agora, Prefeita ... Esse blog, essa comunidade, se colocam a disposição para ser parceiros em busca de uma nova Nova Iguaçu, a começar por um NOVO BAIRRO DA PRATA, com Posto de Saúde que funcione, Sinalização nas principais vias, obras concluídas ... Enfim, trate a nós com respeito que teremos prazer em bater palma para cada ato positivo e "pró povo" que a senhora executar ... Faça a sua Gestão, pois se continuar no ritmo do Lindinho, não poderemos dar o tratamento cordial que a senhora merece com certeza.

DEU MATÉRIA NO JORNAL DE HOJE

Obras atrasadas em escola da Prata gera protestos de pais e alunos


Diego Valdevino
diegovaldevino@jornalhoje.inf.br
fotos: Glória Nunes


Com o grito: “Lindberg é vacilão”, mais de 40 pessoas, entre crianças e pais de alunos, protestaram ontem pela manhã contra o péssimo estado de conservação da Escola Municipal França Carvalho, no bairro da Prata, em Nova Iguaçu. Segundo manifestantes, as obras da nova escola, que está sendo construída próximo dali estão bastante atrasadas. Com cartazes e narizes de palhaço, o grupo percorreu por várias ruas do bairro e denunciaram o descaso da prefeitura.


“Lá se vão três anos de descaso. Em setembro o atraso das obras da nova escola fará aniversário e nós não podemos festejar nada. Nossas crianças estão estudando no anexo do Instituto Santa Inez, que é conhecido como “apertadinho”. Toda a comunidade e os pais de alunos exigem a rápida conclusão das obras do novo prédio, que já foi paralisada por diversas vezes e que deveria ser entregue em 17 de setembro de 2006. Estamos indignados, pois as crianças assistem aulas em salas apertadas e abafadas. Eles estão cansados deste abandono”, esbravejou o professor e membro da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização das Obras da Prata (COAFISOP), Jaime Soares.


O pedreiro Leandro Santos, afirmou que o filho de apenas 7 anos não consegue estudar mais que duas horas por dia. “Meu menino chega na escola 7h e sai 9h, pois não tem condições de ficar dentro de uma sala toda quebrada e calorenta. Meu filho precisa de educação”, disse irritado.


O estudante da 4ª série, Guilherme Patrick de Oliveira, de 10 anos, contou que as salas de aulas e outros setores da unidade estão impróprios para o uso.


Obra deveria ter sido concluída em 2006


“Não tem como estudar aqui. Na minha sala há dois ventiladores que não funcionam direito e faz muito calor. Diariamente falta água e luz na escola. Os banheiros são sujos e o bebedouro é velho. A comida é ruim e algumas vezes falta merenda escolar. Cadê nossos direitos?”, indagou o aluno.


Segundo nossa reportagem apurou, as obras que estão avaliadas em R$ 1.189,476,85, teriam sido iniciadas em 17 de março de 2006 e seriam concluídas em 17 de setembro do mesmo ano.